Além do Cidadão Kane

terça-feira, 31 de março de 2009

Diariamente aumenta o número de famílias que se vêm obrigadas a viver acampadas nos EE.UU.

Em poucos meses passaram de proprietários de casas a moradores de acampamentos. São as vítimas diretas do capitalismo, trabalhadores que inclusive já haviam atingido a classe média. Agora, os governadores dos diferentes Estados temem que a necessidade aumente e que se produza uma verdadeira avalanche de famílias em busca de um lugar onde acampar.
..
Agencias/ inSurGente
.
Tom, um estadunidense de 50 anos, ligou outro dia uma emissora de radio para contar a historia de como se vive em um acampamento improvisado de barracas de campanha junto a um rio em Sacramento. Jamais havia passado algo assim, mas esta crise maiúscula lhe deixou sem casa nem trabalho. O pior de tudo, contava com resignação, é que ninguém quer contratá-lo porque não pode dar um endereço quando sai em busca de trabalho. "Ninguém quer contratar-me porque não tenho endereço, ainda que tenha casa", dizia na radio pública da Califórnia.
.
Essa casa a buscou faz algumas semanas, quando teve que abandonar a de toda a vida por não poder seguir pagando-a. Agora dorme em uma barraca de campanha junto a outros como ele, estadunidenses de classe media sacudidos por uma recessão que está destroçando o estilo de vida de um país acostumado a que, as penúrias, as passassem os outros.
.
Seguramente a historia de Tom pode ver a luz porque o programa de Oprah Winfrey se fixou no acampamento de Sacramento, o centro de um drama que pôs aparência humana a uma crise que até agora parecia afetar só aos executivos de Wall Street. Parece que o acampamento da capital do Estado mais próspero dos EEUU se pôs na moda, e até o próprio 'Governator' - como chamam ao governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger— teve que agir para tirar dali as 150 pessoas que haviam convertido o descampado em seu lar.
.
Nesta quarta-feira, fruto da pressão dos meios de comunicação, o governador junto com o prefeito de Sacramento, o ex jogador da NBA Kevin Johnson, asseguraram que o célebre acampamento junto ao rio Americano será fechado e transferido a um lugar digno. O movimento é uma tentativa de Schwarzenegger de dar aos desamparados pela crise um "abrigo fechado, cobertura médica e comida quente”. O próprio presidente estadunidense, Barack Obama, teve que responder às perguntas dos jornalistas a respeito na Casa Branca. "Não é aceitável que haja crianças e famílias sem um teto em um país tão rico como o nosso", assinalou o mandatário.
.
Expansão pela costa oeste
.
Sacramento é o ponto nevrálgico da decadência de um império que até agora não havia tido rupturas financeiras. Mas não é o único, já que a proliferação desses acampamentos alcançou as duas costas, com cidades como Fresno, Nashville, Olympia (Washington) ou Seattle com invasões similares. Nesta última, ironicamente a residência do homem mais rico do mundo, o filantropo Bill Gates, se instalaram umas 100 pessoas em terra de ninguém e já chamam Nickelsville, uma homenagem ao prefeito de Seattle, Greg Nickels.
.
Em Fresno, capital agrícola de Califórnia, os acampamentos para desamparados eram coisa habitual pelos altos e baixos do trabalho no campo, mas com a crise em pleno auge as barracas de campanha floresceram. Segundo as autoridades da cidade de meio milhão de habitantes, já há três grandes assentamentos de 'sem teto' próximos do centro, e outros dois em estradas vicinais.
.
Além da vergonha para seus habitantes, existe o problema adicional da prostituição e a venda de drogas que estão gerando os acampamentos, um fator quase inerente à situação de desespero na qual vivem milhares destes ‘novos pobres’. Alguns já estavam acostumados à miséria, como milhares de mexicanos que viajaram até Fresno com a esperança de encontrar trabalho no campo. Agora vivem amontoados com aqueles com os quais pretendiam competir, donos de casas nos subúrbios com sua garagem e sua cesta de basquete presa na fachada. Esse sonho americano dorme agora em uma barraca de campanha.
.
Tradução Rosalvo Maciel

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.