Além do Cidadão Kane

sábado, 2 de maio de 2009

O boicote dos canalhas

Carta aos Movimentos sociais, às entidades não governamentais e aos intelectuais

por François Houtart
Através destas linhas lhes fazemos chegar um chamamento. Frente à situação de crise sistêmica e global, sem consultar à maioria dos paises, o G20 apresentou uma serie de medidas. Por outra parte, não se abordou o fundo dos problemas criados pelo conjunto das crises: alimentar, energética, climática e social, e sua aplicação foi confiada aos mesmos organismos que figuram entre os principais artesãos do impasse atuai. No entanto a situação segue agravando-se e todos os paises são atingidos.
.
Por esta razão, o presidente da Assembléia Geral das Nações Unidas convocou para os dias 1, 2 e 3 de junho próximo, uma conferencia de 192 chefes de Estado e de Governo. Não obstante, fortes pressões são exercidas, especialmente por certos paises do G20, para que estes últimos se façam representar, simplesmente por ministros ou embaixadores. Há que exercer pressão em cada país para que a participação se realize ao mais alto nível. O que está em jogo é o futuro da humanidade e do planeta.
.
Trata-se de desencadear um processo em longo prazo, mas sem tardar, que permita ultrapassar as regulamentações para desembocar em alternativas. Isso exige um compromisso de todas as forças sociais, morais e intelectuais de cada país, começando por uma pressão sobre os dirigentes do planeta para que participem da Conferencia de junho. É somente um primeiro passo de um processo, mas é importante.
.
Poderia então você, alertar a opinião pública, através de atos públicos, declarações, entrevistas e artigos nos meios de comunicação e enviar cartas coletivas e pessoais às autoridades de vossos paises respectivos, afim de que a conferencia dos 192 seja levada em conta? Este é só um passo em todo o processo, mas sumamente importante.
.
Atenciosamente,
François Houtart
.
Presidente do Conselho Administrativo do Centro Tricontinental (Lovaina-la-Nueva)
.
Secretario executivo do Foro mundial das Alternativas
.
Representante do Presidente da Assembléia Geral das Nações Unidas frente à Comissão da ONU pela Reforma do sistema financeiro e monetário
.

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.