Além do Cidadão Kane

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Corte de Atlanta recusou apelação da sentença dos Cinco antiterroristas cubanos

POR LILLIAM RIERA

• A 11ª Corte de Apelações de Atlanta recusou, em 2 de setembro passado, os pedidos de apelação da sentença dos Cinco antiterroristas cubanos, que em 12 de setembro próximo completarão uma década de prisão ilegal nos EUA.

Em entrevista coletiva em Havana, diante de correspondentes estrangeiros e nacionais, o presidente do Parlamento cubano, Ricardo Alarcón, considerou que com esta negativa a Corte de Apelações de Atlanta prestou-se, mais um a vez, à injustiça e ao terorrismo.

Com isso, ratifica-se e entra em vigor a decisão tomada por três advogados em 4 de junho deste ano.

Além de confirmar os veredictos de culpabilidade dos Cinco e as sentenças contra Gerardo González (duas penas de prisão perpétua mais 15 anos) e René González (15 anos), a juíza Joan Lenard, da Corte de Miami, pode iniciar o processo para novos veredictos contra Ramón Labañino, Antonio Guerrero e Fernando González.

Alarcón anunciou que os advogados de defesa agora vão levar a apelação ao Supremo Tribunal dos EUA, para o qual têm prazo até 1º de dezembro deste ano.

"Nós buscamos o retorno de todos eles, independentemente da situação em que se encontrem", salientou o presidente do Parlamento cubano.

Alarcón assinalou que, com esta nova decisão, a Jornada Mundial de Solidariedade aos Cinco, que começará em 12 de setembro, tem um novo contexto e exortou os cubanos e o mundo em geral a se mobilizarem e a conscientizar sobre a causa dos antiterroristas, a partir do conhecimento da verdade do caso.

"Quando finalmente permitam à opinião pública dos EUA saber a verdade dos fatos, então será possível a libertação dos Cinco cubanos", destacou.

Em 12 de setembro de 1998, estes Heróis da República de Cuba foram presos por uma operação do Bureau Federal de Investigações, quando monitoravam grupos da extrema direita anticubana, a fim de prevenir a Ilha de ações terroristas, apoiadas pela Casa Branca no sul da Flórida. •
Original em Granma

topo

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.