Além do Cidadão Kane

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Chávez salienta papel de colaboradores cubanos

POR AGNERYS RODRÍGUEZ GAVILÁN FOTO DE OTMARO RODRÍGUEZ


Desde sua criação, há cinco anos, em 16 de abril de 2003, a Missão Bairro Adentro I deu 308 milhões consultas, das quais, 136 mil foram a domicílio nos bairros e comunidades, sendo salvas 99.873 pessoas.
Tais resultados foram tornados públicos pelo chefe de Estado venezuelano, Hugo Chávez Frías, em seu programa Alô, presidente n.o 318 no domingo, 24 de agosto, transmitido da comunidade de La Bombilla, em Petare, estado de Miranda, lugar escolhido para o lançamento oficial da Missão 13 de Abril, que, segundo suas palavras, é a que “deve sintetizar as missões já existentes e lhe conferir uma nova dimensão, tendo um maior impacto na transformação integral das comunidades”.
O presidente venezuelano saudou o líder da Revolução cubana, Fidel Castro Ruz, ocasião que aproveitou para se referir às missões sociais da Revolução Bolivariana, muito especialmente àquelas de maior impacto na qualidade de vida do povo, e destacar os serviços que prestam os colaboradores da Ilha.
Além do mais, ressaltou outras tarefas muito importantes do processo revolucionário nesse país latino-americano. Afirmou que “a Missão José Gregorio Hernández corre bem por toda parte. Até hoje, este projeto social terminou estudos em 19 estados do país e no município de Libertador 283.946 pessoas deficientes, registando uma taxa de 1,10% em cada 100 habitantes”.
Foram visitados 449.445 lares, interagindo com mais de 2,3 milhões de pessoas.
Participaram da missão, além dos especialistas cubanos, uns 26.437 venezuelanos, dos quais 4.943 são estudantes de medicina integral comunitária e 2.294, membros da Frente Francisco de Miranda.
“Estes avanços, destacou o presidente Chávez, não tivessem sido possíveis com governos capitalistas, porque a primeira coisa que teriam feito seria expulsar os cubanos e suspender estes planos, inclusive, Bairro Adentro e José Gregorio Hernández.”
A respeito da Missão 13 de Abril, Chávez indicou que “consiste num plano intensivo e acelerado de dotação dos serviços públicos básicos: água potável, águas servidas, energia elétrica, viabilidade, moradia, escolas, saúde; para reforçar o apoio aos conselhos comunitários, isto é, o fotalecimento do Poder Comunitário”.
Esta leva esse nome devido ao protagonismo do povo venezuelano, em 13 de abril de 2002, que garantiu o retorno à democraia participativa.


Nota do Editor: Só o Brasil não precisa dos médicos formados em Cuba... deve ser pelo alto padrão da saúde pública nacional...


topo

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.