Além do Cidadão Kane

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Retomando a campanha pelo desarquivamento do Brasil

Niara de Oliveira

Terceira edição da blogagem coletiva pela abertura dos arquivos secretos da ditadura militar

.

Ao final da segunda edição da blogagem coletiva pela abertura dos arquivos da ditadura militar ficou a sugestão de retomarmos a campanha no final do mês de março e aqui estamos. Já me revoltei sabendo das iniciativas costumeiras de generais saldosistas do tempo da repressão realizando eventos e seminários para “comemorarem” a “revolução de 64″, e já me animei sabendo da possibilidade da Comissão da Verdade ser lançada/oficializada justo no dia do 47º aniversário do golpe. É a proximidade com o dia 31 de março/1º de abril que está motivando a terceira edição da BLOGAGEM COLETIVA PELA ABERTURA DOS ARQUIVOS DA DITADURA MILITAR BRASILEIRA.

Na edição anterior da blogagem a tônica era cada blogueira(o) produzir um texto próprio sobre a abertura dos arquivos da ditadura e sobre a influência que a não punição dos torturadores tem no Brasil de hoje e nos casos de tortura tão comuns dentro de delagacias e prisões país afora. Dessa vez estou apresentando algumas propostas – são apenas indicações, cada um contribui como achar melhor e possível -: 1) que os blogues escolham um caso entre os mortos e desaparecidos políticos para lembrar e manter viva sua memória; 2) se estiver ao alcance, colher o depoimento de um familiar de desaparecido político; 3) continuar postando a campanha da OAB do Rio Janeiro para colher assinaturas pela abertura dos arquivos, divulgando os seis vídeos disponíveis; 4) trazer algum autor, biógrafo dos militantes assassinados na ditadura ou coordenador de ONGs e entidades como o Grupo Tortura Nunca Mais para entrevistarmos coletivamente no twitter e; 5) entrevistar militantes, ex-torturados e/ou jornalistas que tenham vivido a ditadura militar no Brasil e no Cone Sul (o golpe argentino aniversariou em 24 de março).

Lembrando que no site dos mortos e desaparecidos tem a ficha completa dos militantes vítimas da ditadura e sua trajetória até desaparecerem sob a tutela do Estado. Relembrar a trajetória e vida esses militantes é se contrapor ao princípio básico do desaparecimento político que é relegar a história, o futuro e continuidade a essas pessoas. Peço que não deixem também de divulgar os textos da direita e dos militares defendendo o golpe com o nosso contraponto. Da revolta nascem textos e iniciativas que podem ajudar a finalmente termos acesso aos arquivos secretos da ditadura, para sabermos como esses desaparecidos foram mortos e para suas famílias terem o direito de os enterrarem e encerrarem seu luto infinito.

Fiz uma nova leitura do banner da campanha a partir da charge feita pelo quadrinista Ton nOise (@tonoise) que usamos na edição anterior. Afinal, esse desenho é a nossa principal luta: Que a presidenta Dilma Rousseff reclassifique os arquivos secretos como públicos e passe a limpo essas páginas vergonhosas da nossa história. Estou propondo UMA SEMANA (sugestão – dentre outras – do Pádua Fernandes, do blog O Palco e o Mundo) de blogagem, tuitagem e feicebucagem pela abertura dos arquivos da ditadura. Começamos nessa segunda-feira 28/03 e vamos até domingo, 03/04. Bóra lá?

Peço aos blogues que aderirem à campanha #desarquivandoBR, por favor, que avisem ou comentem nesse post. É importante a visualização da rede para qualquer campanha. Quem precisar de ajuda nas entrevistas (nem todo blogueiro é jornalista) ou para colher os depoimentos posso ajudar com um roteiro básico, é só pedir.


Texto do Marcelo Rubens Paiva publicado em 25/03/2011, em seu blog no Estadão.

Primeira blogagem coletiva pela abertura dos arquivos da ditadura militar brasileira em 12/01/2010.

hEntrevista com Criméia Almeida e Suzana Lisbôa, da Comissão de Familiares dos Mortos e Desaparecidos em 12/01/2010.

Um comentário:

Tiago Azevedo de Aguiar disse...

Caro Companheiro
Eu gostaria de pedir a sua ajuda e contribuição na seguinte campanha: 3ª Blogagem Coletiva pela Abertura dos Arquivos Secretos da Ditadura Militar.
Sei que já estás contribuindo, mas se eu puder ao menos divulgar aqui na caixa de comentários, já é um bom começo.

Se puderes dar qualquer força a mais...

Esta luta é de todos nós!

Estamos agindo com conjunto, procurando alimentar a hashtag: #DesarquivandoBR

Cheque Sustado: O homem de ferro e de Flor http://t.co/eIzZjyd via @t_aaguiar
@ocachete: O homem de Ferro e de Flor: http://tinyurl.com/4aeta6j #DesarquivandoBR
JaderResende: O homem de Ferro e de Flor: http://tinyurl.com/488qbfk #DesarquivandoBR
GilsonSampaio: O homem de Ferro e de Flor: http://tinyurl.com/4gea78y #DesarquivandoBR
@MagazineBrasil: O homem de Ferro e de Flor http://t.co/F1FHzMz #DesarquivandoBR
@tgpgabriel: Um país que ainda comemora o seu golpe: http://tinyurl.com/4xw8gww #DesarquivandoBR
@jornalismob "A Ditadura escondida e a Ditadura revelada" http://bit.ly/g9Oun5 #desarquivandoBR #Ditadura #tortura
@dandi_ "O amargo de um passado ainda vivo" http://nblo.gs/g4tUP #DesarquivandoBR Pela Abertura dos Arquivos da Ditadura.
@Tsavkko Desordem e Regresso naquele 1º de abril… http://is.gd/dnhZux #DesarquivandoBR
@NiDeOliveira71: Retomando a campanha pelo desarquivamento do Brasil | http://bit.ly/et8qzd #desarquivandoBR
@camilofabiano: “Necessidade de saber” | http://bit.ly/eEdxhC #desarquivandoBR
@_mdcc: O inatual: é urgente produzir memória | http://bit.ly/gJ5GcI #desarquivandoBR
@paduafernandes: Desarquivando o Brasil II: Investigando a OAB | http://bit.ly/gokhBa #desarquivandoBR
via @carlostxm "Desarquivando o Brasil! http://carlosmagalhaes.com.br/2011/03/31/desarquivando-o-brasil/ #desarquivandoBR
"As heranças da ditadura no Brasil, por Edson Telles" ~ http://j.mp/e9l6SR #DesarquivandoBr

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.