Além do Cidadão Kane

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

OSCAR NIEMEYER PEDE FIM DE BLOQUEIO A CUBA E PELA AJUDA HUMANITÁRIA

(Todos os que quiserem ser co-signatários deste pedido de podem enviar sua adesão por e-mail a oscar.niemeyer@cdhrio.com.br sem esquecer de dar nome completo, profissão, nacionalidade, Pais e cidade onde reside.)

Os abaixo-assinados dirigem-se aqui a todos os brasileiros e brasileiras, em particular aos membros de governo nos diversos níveis e a dirigentes de entidades representativas de opinião pública, para pleitear adesão a este pedido urgente de socorro à Cuba.O povo cubano foi recentemente vítima de uma seqüência de furacões de força extraordinária, que causou ao país uma enorme devastação. Embora o número de mortos e feridos seja relativamente pequeno, graças a providências prévias de defesa civil que retiraram a população dos locais a serem atingidos, os danos materiais foram devastadores.Em breve resumo, 450 mil prédios e casas foram destruídos, deixando centenas de milhares de pessoas em abrigos de emergência. A quase totalidade dos 700 mil hectares plantados com cana foram inundados ou arrasados, com perda da colheita, e 115 usinas de açúcar foram parcialmente destruídas.Estragaram-se 800 toneladas de folhas de tabaco, perderam-se milhares de toneladas de alimentos estocados, inúmeras instalações produtivas foram danificadas.Nas condições materiais difíceis em que vive há 50 anos, por força do bloqueio econômico dos Estados Unidos, o povo cubano sofre mais duramente as conseqüências dessa catástrofe natural. O governo de Havana pediu ao de Washington que levantasse pelo menos por seis meses o bloqueio, a fim de permitir a aquisição de medicamentos e instalações necessários às emergências de saúde pública, à recuperação das habitações, à reativação dos serviços públicos e da economia da ilha. Os governantes de Washington negaram-se a atender o pedido.É assim urgente que brasileiras e brasileiros, sem distinção de correntes política e segmento social, voltem sua atenção para a tarefa humanitária de socorro ao povo cubano. É preciso pressionar por todas as formas o governo dos Estados Unidos para que suspenda o bloqueio a Cuba. É preciso que todos os que tenham meios de o fazer enviem ao povo cubano ajuda material e mensagens de solidariedade.



Rio de Janeiro, 17 de setembro de 2008



a) Oscar Niemeyer - Presidente de Honra do Comitê de Defesa da Humanidade - Rede das Redes em Defesa da Humanidade - Capitulo Rio de Janeiro

b) Marília Guimarães - Presidente do Capitulo Rio de Janeiro, brasileira, empresária, Rio de Janeiro, Brasil.


topo

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.