Além do Cidadão Kane

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Sarkozy expulsa dezenas de ciganos; os culpa pela violência na França

A França enviou hoje dezenas de ciganos em vôos de volta a sua natal România na primeira repatriação massiva desde que o presidente conservador Nicolás Sarkozy revelou um plano contra a delinqüência, medida que tem sido condenada por grupos de direitos humanos.

Ao redor de 60 ciganos partiram em um avião fretado de Lyon e outra dezena embarcou no mesmo vôo em Paris. Esta é a primeira leva de transferência em uma campanha que repatriará 700 pessoas que vivem em acampamentos na França, para a România e Bulgária até meados de setembro.

Logo após distúrbios em duas cidades francesas o presidente ordenou desmantelar 300 acampamentos de ciganos considerados ilegais, em um plano contra a delinqüência que se tem enfocado nos imigrantes, aos quais o governo culpa dos crimes violentos.

As pessoas que aceitam ir-se recebem 300 euros e 100 euros adicionais por cada filho.

“As deportações servem para que esta gente volte a seu país, e para demonstrar que não toleraremos o estabelecimento de acampamentos ilegais na França, como temos feito durante muitos anos”, afirmou a ministra francesa da Família, Nadine Morano.

Os ciganos são a maior minoria étnica da Europa, concentrados principalmente no centro e no leste do continente. Estima-se que na França habitam entre 15 mil e 40 mil ciganos.

A França repatriou a uns 10 mil ciganos no ano passado e medidas similares foram tomadas pela Alemanha, Itália, Dinamarca e Suécia, o que se contrapõe com a normativa da União Européia, onde os cidadãos têm liberdade para estabelecer-se em outro país do bloco, pelo que as deportações têm recebido a atenção da Comissão Européia para assegurar que Paris não viole suas normas.

Neste sentido, em Bucareste o presidente romeno, Trian Basescu, disse que “entendemos a posição do governo francês, mas por outra parte defendemos o direito de todo cidadão de transitar livremente na União Européia”.

Publicado em La Jornada
Tradução Rosalvo Maciel
Topo

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.