Além do Cidadão Kane

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

EQUADOR

Urgente tentativa de Golpe de Estado no Equador! Abaixo o Imperialismo, viva os povos da América Latina!

Povo se mobiliza e toma as ruas para barrar golpe

Todos a denunciar mais um golpe orquestrado pelos Estados Unidos.


 
Manifestantes conseguem romper cerco e chegaram ao hospital onde se encontra seqüestrado Correa

Centenas de manifestantes se mobilizam no centro em uma tentativa de chegar até o Hospital da Polícia, onde oficiais se levantaram em protesto pela eliminação de uma resolução da Lei de Serviços Públicos.

Os manifestantes que tentam resgatar ao presidente Rafael Correa no hospital Metropolitano de Quito, conseguiram romper o cerco de policiais sublevados que se mantinha nos arredores do prédio. Equador vive nesta quinta-feira uma tentativa de golpe de Estado.

O grupo de policiais reprimiu a centenas de pessoas que tentam tirar Correa do centro hospitalar onde se encontra seqüestrado. A polícia recuou ante a quantidade de cidadãos que tentam manter a institucionalidade equatoriana.

"A Polícia dispara à frente da população (...) Disparam diretamente contra a população (...) agressão direta ao povo equatoriano que somente quer defender a democracia ", explicou via telefônica o correspondente da teleSUR na capital, Cristian Salas.

''A população,  a cidadania (equatoriana) está ganhado terreno e está a poucos passos do hospital onde se encontra (Rafael) Correa'', para oferecer-lhe seu respaldo, informou Salas.

Acrescentou que centenas  de manifestantes se mobilizam até o centro  em uma tentativa de chegar até o Hospital, onde oficiais se levantaram em protesto pela eliminação de uma resolução da Lei de Serviços Públicos.

"Os cidadãos tentam chegar ao Hospital e são impedidos, agredidos com bombas de gás lacrimogêneo e violência física", disse o repórter.

"Continuamos tentando chegar ao hospital onde está o presidente mas as ruas estão cercadas pelos policiais e as vias se mantém obstruídas", acrescentou.

Salas reportou que cada vez são mais pessoas que se unem ao apoio ao chefe de Estado. Estes manifestantes agitam bandeiras de distintos países.

Nas imediações do Hospital, as pessoas exigem a liberdade de Correa e asseguram que vão seguir "dando a cara pelo Presidente".

"Defendemos a democracia e pedimos à polícia que nos deixe e que este país siga na democracia", reclamou uma manifestante.

''Aqui estamos para defender a democracia (…) me parece um ato de covardia atuar dessa forma (...) um ato vergonhoso realmente'', disse o cidadão Juan García ao repórter.

Outra das manifestantes insto ao povo equatoriano a permanecer unidos e respaldar o presidente Correa.

''Vamos adiante, dando a cara pelo presidente (...) temos que nos manter unidos e seguir adiante'',  expressou.

Por sua parte, um membro da via campesina, Freddy Congo indicou que a  Polícia está reprimindo duramente aos cidadãos que tentam aproximar-se do centro de saúde onde se encontra Correa.

Congo também fez um chamado à comunidade internacional para estar vigilante pois o povo equatoriano já decidiu seu caminho e é pela via democrática, vamos  seguir até as últimas conseqüências'', disse.

Um grupo de Policiais tomou nesta quinta-feira à força o regimento número 1 da cidade de Quito em protesta contra a negação ao veto da Lei de Serviço Público que contempla eliminação de bonificações e assensos. O presidente do Equador se encontrava no local para tentar dialogar e se viu obrigado a abandonar pelos atos violentos que se desataram na área.

Topo

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.