Além do Cidadão Kane

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Confrontos

Centenas de milhões de pobres e famintos em todo o mundo apelam à solidariedade de todos aqueles que se afogam no consumismo e no desperdício. Mas será que a solidariedade é entendível por todos? Não !.

. Muitos habitantes deste planeta ainda pensam segundo o paradigma de antigos negreiros, o Outro só existe enquanto for útil, servir para alguma coisa. Não lhes reconhecem a dignidade de pessoas. As relações entre os povos são vistas em termos de exploração, saque, rapina. A solidariedade é uma palavra que não consta no seu léxico.

Os argumentos do negreiro, para não ajudar o Outro são quase sempre os mesmos. Alega frequentemente que não pode fazer porque ainda não tem todos os seus problemas domésticos resolvidos. Não tem a casa ou o automóvel dos seus sonhos, as férias que há muito deseja. A solidariedade do negreiro reduz-se em dar ao Outro (preto,pobre, etc) os sobejos, os desperdícios do festim. Os pobres não necessitam de mais, contentam-se com as sobras. A sua preocupação está centrada na ementa do festim, não nos restos.

Muitos pensam segundo o paradigma capitalista, o Outro é parte de um negócio a curto prazo (Toma Lá da Cá), a médio prazo ( Toma lá, e quando tiveres condições para isso retribui com juros) ou no longo prazo (Toma lá e diz a outros que foi eu que te dei).

Na verdade, continuam a haver muitos poucos utópicos neste planeta. Aqueles que conseguem ver no Outro uma pessoa que co-habita no mesmo mundo e sobretudo, são capazes de entender que se ele estiver mal, então todos também estamos.

Publicado em Confrontos

Topo

2 comentários:

Anônimo disse...

Junte-se a nós camarada, nós estamos criando um partido forte para salvar o Brasil das garras do capitalismo e do imperialismo americano.

Poder ao povo!

http://partidovermelho.blogspot.com/

tamaraalves disse...

acho que hoje em dia, ainda tem muitos que pensam deste modo, mais isso está mudando tem pessoas dando oportunidades as outras e isso sim é uma melhoria para todos nós, a solidariedade vem da educação e da criação de cada um, logico que seria ótimo se todas as pessoas aderissem o movimento solidário mais é meio tanto que difícil.
Estamos debatendo sobre estes assuntos em uma rede social, seria de grande importância uma opinião como a sua dentro de nossa rede.
Segue link: http://migre.me/60pFe

Abraços Tamara !

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.