Além do Cidadão Kane

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O claro silêncio sobre a Mesopotâmia

Hussein Anwar

Tradução de Francisca Macias

Foi já há algum tempo que comecei a ter a sensação de que se passa algo suspeito, e vejo isso em toda a parte, na Televisão, nos Jornais, na Internet… em todo o lado. E pergunto-me por quê? Sempre que ligo a TV em qualquer canal de notícias tudo o que encontro à minha frente é, Gaza, Palestina, Israel, Mahmoud Abbas, Olmert, prisioneiros palestinos… etc.

Como se fosse a Palestina o único país a sofrer, como se os Palestinos fossem os únicos a estarem presos…

O povo Iraquiano sofreu muito mais do que os Palestinos nestes 7 anos, como um Iraquiano me disse “ Nós tornamo-nos mais Palestinos do que eles próprios.” Em 2006 houve uma estatística pelo canal Al Jazzera… 660 Palestinos foram mortos durante 2006 e no mesmo ano foram mortos 3000 Iraquianos em cada semana.

Em dez artigos sobre a Palestina encontra-se um ou nenhum sobre o Iraque. Por que este Silêncio? POR QUÊ? E eu não me estou a dirigir aqui apenas aos Iraquianos… estou a dirigir-me mesmo aos Europeus ou a outros de outras nacionalidades que escrevem, assinam blogues e protestam contra o Crime e a Tirania; blogues, crônicas e protestos pela ajuda da humanidade. Por que é que vocês se calam sobre o Iraque?

Alguma coisa os assusta? Têm medo de alguma coisa? Eu acho que sim… porque não haveriam de ter… afinal vocês recebem ameaças de morte e toda essa… mas vocês fogem facilmente de vós próprios, são facilmente Silenciados. Decidiram entrar nesta tarefa… e quem alguma vez entra nesta tarefa deve esperar ser ameaçado ou mesmo despedido do emprego, se são tão facilmente silenciados, se são assim cobardes… porque é que se envolveram neste ambiente, em primeiro lugar? Por quê?

Esta causa não saúda pessoas cobardes, não dá as boas vindas a pessoas que se calam, ela saúda os fortes, pessoas que falam a verdade mesmo se tiverem uma faca contra a garganta.

A não ser dois ou três canais da Televisão Iraquiana, no máximo… nenhum outro canal mostra o sofrimento do povo iraquiano, a tirania que estão a testemunhar, os homicídios diários por sectarismo, pessoas a serem perfuradas com brocas, tortura, a vida miserável nas cidades e aldeias.

Há uma semana telefonei a um amigo Xiita do bairro Karadda em Bagdá, eu não falava com ele desde o final de 2002 e não sabia nada do seu paradeiro, não sabia se estava vivo ou morto, e por coincidência um amigo comum deu-me o contacto dele.

Quando lhe telefonei primeiro e lhe disse quem era… ele não queria acreditar, eu senti a felicidade na sua voz, era como se quisesse saltar pelo telefone, imediatamente começou a chorar e disse:

“Eles nos humilharam General… humilharam-nos depois da sua partida, estes bastardos prenderam-me, e puseram-me na prisão dizendo que o meu pai era do Partido Baath, deixaram-me preso durante 4 meses, e quando me libertaram eu urinava sangue.”

Perguntei-lhe… como está Bagdá agora?

É melhor não a ver General… Bagdá tornou-se uma cidade fantasma, é assustadora, suja, pedintes por toda a parte, nos velhos tempos nós costumávamos ver um ou dois pedintes no máximo nalgumas ruas… agora eles multiplicaram-se por 100, estão em toda a parte, as pessoas aqui estão a morrer à fome. Estas milícias bastardas Xiitas Persas correm os bairros, levantando checkpoints por todo o lado, eu só saio de casa quando tenho muita necessidade.”

E então… o que dizem os Iraquianos agora sobre Saddam Hussein?

Acredite, mesmo os Iraquianos que o odeiam e ficaram felizes no dia da sua morte… Agora a lamentam e desejam poder ter um dia da vida que tinham no governo dele, e lamentam-no a ele, e há ainda Iraquianos que sofrem com a fome e cegos, mas odeiam admitir isso, mentem a si próprios e dizem que o Iraque está melhor agora, mentem a si próprios primeiro do que aos outros.”

Eu estive a ver no canal de TV Al Sharqiyah, um programa chamado “A Vida Diária de uma Cidade”, este programa escolhe uma cidade diferente todos os dias e hoje era Bassorá. Eu cheguei a meio da reportagem, havia um campo de lama, água suja, lixo, sacos de plástico e um edifício deserto sem portas nem janelas, um edifício sujíssimo que mais parecia uma espelunca, garotos descalços a olhar para a câmara, escondidos no escuro, e de repente o câmara- man entrou numa sala onde estava um professor a dar uma aula aos garotos iraquianos, aquilo era uma ESCOLA!

Fiquei em choque!... O professor começou a chorar e disse:

“Digam a este novo governo, mostrem-lhes esta escola, será isto uma escola? Honestamente vocês chamam a isto uma escola? Será que este é um ambiente saudável para as crianças receberem ensino? Porque é que os filhos das entidades iraquianas estudam em escolas especiais? Como podemos nós educar uma nova geração de jovens Iraquianos numa escola destas?...”

Eu saltei e gritei para a TV… Eles não querem que vocês eduquem uma nova geração de iraquianos... Seu louco... Eles não vos querem fazer isso... Eles são persas!

Há coisas que muita gente não entende… especialmente não Iraquianos, este governo fantoche além de serem fanáticos Xiitas… são Persas, não são Iraquianos, vieram para destruir, roubar e matar o povo Iraquiano, eles não querem que os Iraquianos tenham elevados níveis de instrução, assassinaram muitos dos nossos professores, doutores e cientistas. Os felizes professores, doutores e cientistas tiveram de escolher entre deixarem o Iraque ou serem mortos.

Está publicada uma lista dos Cérebros Iraquianos mortos

Honestamente, quererão convencer-me que este governo fantoche resolverá as disputas da fronteira com o Irão a favor do Iraque? Isso é treta… é precisamente a mesma coisa que dizer que vão devolver o Alasca à Rússia… e sem pagar.

Os Iranianos já se apoderaram de mais de três poços de petróleo e este governo fantoche não está a fazer nada contra isso… por que deveriam fazer? Eles são Iranianos… porque deveriam resolver isso a favor do Iraque?

Eu já sei que eles se vão apoderar de mais poços de petróleo, mais terra e que podem assinar um acordo em como isto é solo Iraniano e que podem apoderar-se de MAIS solo Iraquiano em vez de o devolverem.

A História repete-se… desde os tempos do Rei Nabucodonosor, os Persas vão-se apoderando do solo Iraquiano sempre que há um Acordo de Demarcação… geralmente depois das guerras entre o Iraque e o Irão.

Eles não disseram que o regime de Saddam Hussein era um regime corrupto, brutal, uma organização criminosa, um bando de tiranos, e etc.?

Disseram isso antes, durante e depois de virem para o Iraque atrás dos tanques americanos…

Porque é que vocês não podem ser melhores do que ele? Porque é que vocês não podem dar ao povo Iraquiano coisas melhores do que aquilo que Saddam Hussein lhe deu? Pelo menos segurança, eletricidade e água limpa… pelo menos estas três, ou será que estão mais ocupados em roubar o Iraque? Recentemente faltaram 40 bilhões de dólares das contas do governo fantoche… NINGUÉM sabe para onde foi este dinheiro… NINGUÉM! Não são 40 dólares… são 40 BILHÕES DE DÓLARES! Uma soma que é impossível esconder…

E o Silêncio continua sobre os crimes cometidos no Iraque…

Até quando os Iraquianos vão continuar em Silêncio?...

ACORDEM!...

.

Publicado em Tribunal Iraque

Topo

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.