Além do Cidadão Kane

domingo, 14 de dezembro de 2008

O "tem" e o "não tem" da crise

Homero Santos

Vai facilmente ultrapassar o trilhão de dólares o montante que os governos estarão no curto prazo aportando ao mercado financeiro global para estancar a crise monetária aguda, evitando que vaze em demasia para o setor real da economia, depreciando ainda mais os ativos produtivos e trazendo recessão e depressão.
O curioso é que Lester Brown, em seu último livro “Plan B 3.0 – Mobilizing to Save Civilization”(*) (2008) arrola dois conjuntos de medidas capazes, segundo ele, de reverter a degradação ambiental e erradicar a pobreza do planeta. Custo total anual, até a recuperação total: 190 bilhões de dólares – um sexto dos gastos militares globais e um terço do que os Estados Unidos (aliás, maiores exportadores de armamentos do mundo) gastam por ano!
O intrigante é que para cobrir as estripulias e a ganância dos banqueiros estróinas e dos jogadores do cassino global, tem! Também para matar ou, eufemisticamente, “combater o terrorismo e manter as forças de paz”, tem! Como se terrorismo, violência e miséria não andassem de mãos dadas...
O trágico, afinal, é que de fato para restaurar o bem-estar das populações, regenerar os ecossistemas e estabelecer a justiça social...não tem!!! “Passa outra hora, tá?”

Homero Santos é Diretor da Fractalis –Renovação Empresarial Consultor em Sustentabilidade Empresarial e Responsabilidade Corporativa.

Original em NovaE
topo

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.