Além do Cidadão Kane

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Pobreza extrema no Brasil é reduzida pela metade em 5 anos, mostra Ipea

O Brasil reduziu a pobreza extrema à metade em 2008, em comparação com 2003, constatou o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), com base nos dados da última Pnad (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios). De 2001 a 2008, enquanto a renda per capita como um todo cresceu 2,8% por ano, a fatia dos 10% mais pobres da população brasileira viu sua renda crescer quase três vezes mais (8,1%). Enquanto isso, a renda dos 10% mais ricos cresceu à metade da taxa média brasileira (1,4%).
.
Apesar do aumento na renda per capita dos mais pobres, que o Ipea classifica como um "nível chinês" de crescimento, o nível de desigualdade brasileiro continua com taxas muito elevadas. Enquanto os 40% mais pobres vivem com 10% da renda nacional, os 10% mais ricos vivem com mais de 40%, aponta o estudo.
.
Domicílios
.
A pesquisa mostra que a porcentagem da população residente em domicílios de boa qualidade com ao menos o conjunto básico de bens de consumo duráveis passou de 44,6% para 56,5%, no período de 1998 a 2008.
.
No entanto, a ocupação adequada foi o único aspecto apontado pela pesquisa que se tornou mais concentrado nas camadas mais ricas da população. Pessoas no topo da distribuição de renda tiveram mais acesso a domicílios próprios quitados, apesar da redução na desigualdade de renda e na pobreza constatada pela pesquisa.
.
(SOFIA FERNANDES, Colaboração para a Folha Online, em Brasília)

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.