Além do Cidadão Kane

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Brasil ultrapassa o Reino Unido e se torna a sexta maior economia do mundo, dizem jornais

O Brasil ultrapassou o Reino Unido e se tornou a sexta maior economia do mundo, conforme os jornais britânicos The Guardian e Daily Mail. O primeiro aponta a crise de crédito nos bancos em 2008 e a subsequente recessão europeia como causas da queda do país para a sétima posição no ranking, apontado por uma equipe de economistas. Pelo lado brasileiro, o Guardian destaca o "boom" nas exportações para a China e o Oriente.

O chefe-executivo do Centro de Pesquisa para Economia e Negócios (CEBR, em inglês), Douglas McWilliams, considera o crescimento do Brasil um "fenômeno", fazendo uma analogia ao futebol:

— O Brasil tem batido os países europeus no futebol há muito tempo, mas vencê-los na Economia é um novo fenômeno. A tabela da economia mundial mostra o quanto esse quadro está mudando, com as nações da Ásia e as produtoras de commodities subindo, enquanto nós, na Europa, descemos — relatou ao Guardian.

Já o Daily Mail observa que esta é a primeira vez em que o Reino Unido é ultrapassado por um país da América do Sul no ranking dos mais ricos. Segundo o periódico, também referindo-se à pesquisa do CEBR, "mais frequentemente conhecido pelo futebol e as favelas, o Brasil está se tornando rapidamente um dos motores da economia global".

A publicação diz que o maior país da América Latina cresceu nos últimos anos em decorrência de "vastas reservas de recursos naturais e do avanço da classe média".

— O poderio do Brasil ultrapassou o da Grã-Bretanha por causa do grande potencial econômico das pessoas que vivem lá — disse ao Daily Mail Peter Slowe, um ex-conselheiro de política econômica do governo.

— O Brasil tem uma variedade muito grande de recursos naturais, incluindo o ouro, a prata, o petróleo e os minérios da Amazônia — ressaltou Slowe.
 
Publicado em Zero Hora

2 comentários:

Blog do Arretadinho disse...

Prezado camarada, saudações socialistas.
Peço-lhe que assine a petição pública que envio abaixo e que
divulgue, também.
É pela regulamentação da profissão de garçom.
Desde já agradeço.
Hasta la victória, siempre!
http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.peticaopublica.com.br%2F%3Fpi%3DP2011N17228&h=bAQFNXFzXAQEX490KaMHaHhnn4jMTY4fLYcu1ccIelaL36A

André Luiz disse...

Ainda ha muito que fazer, não adianta ser um país rico, com muitos miseráveis e poucos milionários, para isso precisamos de uma melhor distribuição de renda urgente com uma educação melhor, mais acesso á cultura, mais investimentos em saúde e com o tempo os resultados surgirão na segurança. Não podemos esmorecer diante de textos como este, apesar de ver nele muita importância.

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.