Além do Cidadão Kane

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Fidel diz que Israel se compara aos nazistas com seu ódio aos palestinos

O ex-presidente de Cuba Fidel Castro disse que "a suástica do Führer (Hitler) parece com a bandeira de Israel hoje" na sua tradicional coluna "Reflexões", divulgada nesta sexta-feira pelos meios de comunicação oficiais da ilha.

"O ódio do Estado de Israel contra os palestinos é tal que não vacilariam em enviar o milhão e meio de homens, mulheres e crianças desse país aos crematórios nos quais milhões de judeus de todas as idades foram exterminados pelos nazistas", afirma Fidel em sua última coluna.

O comandante escreve assim a propósito do ataque "brutal", nas suas palavras, de forças de elite israelenses a uma frota que tentava romper o cerco de Israel a Gaza para levar ajuda humanitária aos habitantes do território palestino.

Fidel assegura que estas opiniões sobre Israel não nascem do ódio, mas "do sentimento de um país que se solidarizou e prestou auxílio aos judeus nos duros dias da Segunda Guerra Mundial quando o Governo pró-americano de Batista tratou de enviar de volta de Cuba uma embarcação carregada deles, que escapavam da França, Bélgica e Holanda por causa da perseguição nazista".

No artigo, o ex-presidente também se refere às novas sanções ao Irã impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas devido ao programa nuclear de Teerã e, na linha das últimas colunas, afirma que "uma nova e tenebrosa etapa se abre para o mundo".

O líder cubano responsabiliza os Estados Unidos pela "idéia aventureira" de criar em Israel, na década de 50, "um germe no Oriente Médio que hoje ameaça uma parte considerável da população mundial e é capaz de atuar com a independência e o fanatismo que o caracterizam".

Fidel, aos 83 anos, está afastado da vida pública desde 2006 por causa de uma doença que o levou a ceder o poder a seu irmão Raúl, embora ainda seja secretário do governista Partido Comunista.


Esta é a quinta coluna "Reflexão" do líder cubano publicada em menos de 15 dias.


Publicado em Solidários

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.