Além do Cidadão Kane

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Desemprego pode causar convulsões sociais, diz deputado comunista português

O aumento do desemprego em Portugal é de tal forma galopante que o deputado comunista Honório Novo teme o surgimento de convulsões sociais.

“Posso acusar um pai ou uma mãe que se revolte e se indigne e tome atitudes porventura ilegais porque tem de dar de comer à família?”, questiona.

Ele fala de um “exército” de desempregados e explica por que teme repercussões sociais graves.

Para evitar males maiores e porque a tendência é de o desemprego aumentar, o deputado comunista aconselha o governo a seguir as recomendações do PCP e alterar o subsídio de desemprego no tempo de duração, no valor e nas condições de acesso.

Segundo ele, é preciso aumentar a dotação financeira para canalizar verbas para investimentos públicos — os que têm efeito imediato, as pequenas obras, com efeitos imediatos na economia e no emprego

Honório Novo diz que é preciso investir na recuperação patrimonial da habitação, nos centros históricos há milhares de casas por recuperar, construir habitação social é cada vez mais premente, a par das obras nas escolas e da construção de pequenas unidades de saúde e instalações para as forças de segurança

Segundo ele, o aumento do consumo das famílias, que contribui 65 por cento para o PIB, também é essencial para a manutenção de muitas pequenas e micro-empresas.

Para que isso aconteça, defende Honório Novo, é preciso aumentar os rendimentos.

As informações são da TVI
.

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.