Além do Cidadão Kane

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Testemunho audiovisual de um iraquiano torturado

Tradução do árabe de Fátima Bouaziz e Yarub Ali

.

“Sim, me disseram que tinha que confessar (que era terrorista), mas não confessei nada (…). Então começaram a me torturar. (…) Me jogaram algo, não sei o que, nas mãos e nos pés. Depois começou a cair a pele das mãos e dos pés, caia carne e água.” (…)

.

Pergunta: Como te chamas?

.

Resposta: Jeder Abdelyabbar Ammar.

.

P: Onde vives?

.

R: Em Tal Afar (ao norte de Bagdá.

.

P: Quem te fez isto?

.

R: Me deteve o exército. A primeira vez, me interrogaram mas não conseguiram nada. (…) Logo me entregaram às forças (especiais) de luta (contra o terrorismo) de Tal Afar.

.

P: Como se chama o chefe destas forças?

.

R: Mohamed Zaki.

.

P: E depois?

.

R: (…) O subtenente Ali, ou tenente Ali. Foi ele quem me interrogou. Me interrogou seis vezes e deu a ordem para que me torturassem. (…) Me perguntaram se conhecia a tal ou qual pessoa.

.

P: Te disseram o que devias confessar?

.

R: Sim, me disseram que tinha que confessar (que era terrorista), mas não confessei nada (…). Então começaram a me torturar. (…) Me jogaram algo, não sei o que, nas mãos e nos pés. Depois começou a cair a pele das mãos e dos pés, caia carne e água.

.

P: Carne e água?

.

R: Não sei, não sei… as mãos… os pés…

.

P: Quem foram os responsáveis da província que te visitaram?

.

R: Veio o general Wazeq al Hamdani, diretor da policia de (a província de) Nínive (…) Me interrogou também (…), me fez uma serie de perguntas e se foi.

.

P: Que te disse exatamente a policia de Tal Afar?

.

R: Me disse que teria que confessar que era um terrorista. Mas eu não sou um terrorista…

.

P: Te disseram que como eras sunita eras terrorista?

.

R: “Eras terrorista”… Disseram.

.

Vídeo em árabe :



Original em Iraq Solidariedad

Topo

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.