Além do Cidadão Kane

domingo, 28 de junho de 2009

Sequestram em Honduras aos embaixadores de Cuba, Nicarágua e Venezuela

A chanceler de Honduras, Patricia Rodas, foi seqüestrada neste domingo pelos militares que deram um golpe de Estado contra o presidente Manuel Zelaya, nesta ação também foram capturados os embaixadores de Cuba, Venezuela e Nicarágua os quais após serem golpeados foram deixados em liberdade, situação que não ocorreu com Rodas que foi levada à força para a base aérea de Tegucigalpa.

O embaixador da Venezuela em Honduras Armando Laguna confirmou em contato telefônico com a teleSUR que foram seqüestrados e golpeados por integrantes das Forças Armadas as quais segundo relatou estavam encapuzados e armados.

O seqüestro desta chanceler junto com Mario Duarte de Cuba e Juan Carlos Fernández da Nicarágua, ocorreu quando estes diplomatas se encontravam na residência da chanceler Patricia Rodas para expressar sua solidariedade ante esta crise.

Detalhou que os militares com o uso da força embarcaram Rodas em um veículo para presumivelmente levá-la à sede da base aérea de Tegucigalpa. Os outros foram liberados, apos serem agredidos apesar de terem se identificado como diplomatas.

"Estão sendo agredidos pelos militares encapuzados, inclusive a chanceler Patricia Rodas", havia denunciado previamente o representante da Venezuela ante a Organização dos Estados Americanos Roy Chaderton Matos, presente na reunião de urgência desde onde se conheceu a situação de seqüestro.

Ante a crítica situação de Honduras país vítima de um golpe de Estado, o presidente da OEA José Miguel Insulza decidiu abandonar o ciclo de reuniões, assim como autorização para viajar de imediato a Honduras.

Manuel Zelaya que confirmou estar na Costa Rica, declarou com exclusividade à teleSUR que não está pedindo asilo neste país. Disse que apesar do golpe de Estado perpetrado contra ele "meu mandato termina em 2010".

"Enquanto não termine mi mandato eu sigo sendo o presidente eleito desde qualquer lugar do mundo (...) não podem manter um Estado de fato", afirmou.

teleSUR/YR

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.