Além do Cidadão Kane

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Lula receberá prêmio em 7 de julho na UNESCO

Escrito por Larissa C. S. Silva

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, receberá aqui em Paris no próximo dia 7 de julho o Prêmio de Fomento da Paz Félix Houphout-Boigny outorgado pela UNESCO, informa hoje um comunicado da Organização. À cerimônia, que será realizada na sede da entidade das Nações Unidas desta capital, assistirão os presidentes de Senegal, Abdoulaye Wade, de Cabo Verde, Pedro Pires, e o premiê português, José Sócrates.

Também estarão presentes o Secretário Geral da Organização internacional da Francofonia, Abou Diouf, o ex-dirigente de Costa de Marfil Henri Konan Bedié e o ex-presidente de Portugal e vice-presidente do júri que outorgou o prêmio, Mario Soares.

Lula obteve o prêmio por seu trabalho em favor da paz, o diálogo, a democracia, a justiça social e a igualdade de direitos, expressou Soares, quando expôs a decisão do tribunal no mês passado.

Também por sua inestimável contribuição para a erradicação da pobreza e a proteção dos direitos das minorias, acrescentou.

O prêmio foi criado em 1989 pela Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Seu objetivo é homenagear pessoas, instituições ou organismos públicos ou privados que contribuam significativamente ao sustento, à busca, ou manutenção da paz respeitando a Carta das Nações Unidas e a Constituição da organização.

Nelson Mandela, Frederik W. De Klerk, Yitzhak Rabin, Yasser Arafat, o rei da Espanha, Juan Carlos I, o ex-presidente dos Estados Unidos, James Carter, o presidente de Senegal, Abdulaye Wade, e o ex-presidente da Finlândia, Martti Ahtisaari, receberam esta distinção.

Original em Pátria Latina

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.