Além do Cidadão Kane

quarta-feira, 17 de junho de 2009

CGTB pede o retorno da lei do monopólio estatal do petróleo

A Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), que também convoca o ato do dia 19, lançou manifesto defendendo que a Petrobrás seja a executora da União na exploração do petróleo do pré-sal. A central quer o fim da Lei 9478/97 e o retorno à Lei 2004/53. “A Petrobrás é o fruto da maior campanha cívica já realizada neste país: a campanha “O Petróleo é Nosso!”. Na época, não havia segurança da existência de petróleo. Era uma campanha pelo futuro, de confiança no Brasil e em nosso destino. Durante 40 anos, sob a Lei 2004, que garantiu o monopólio da exploração do petróleo à Petrobrás, alcançamos progressos espetaculares. Atingimos a autossuficiência em petróleo”, diz a nota.

Segundo a entidade, “as projeções indicam que as reservas do pré-sal podem chegar a 300 bilhões de barris. Uma riqueza, a preços de hoje, no valor de 21 trilhões de dólares”. “O petróleo do pré-sal é de muito melhor qualidade. A Petrobrás furou onze poços e encontrou petróleo nos onze”, afirma a CGTB, advertindo que a “cobiça das multinacionais é ilimitada”. “Esta descoberta pode significar a redenção do Brasil. Um impulso fenomenal ao nosso desenvolvimento econômico, à distribuição de riquezas e à nossa independência nacional”, avalia a CGTB.

A entidade faz uma convocação para “desencadear uma campanha ampla em defesa do nosso petróleo”. “As possibilidades de vitória são excelentes. A política neoliberal está desmoralizada. Está devastando as economias dos países centrais. Temos um governo progressista, identificado com o nosso povo e com as lutas do passado. Como nas campanhas “O Petróleo é Nosso!”, “Diretas Já!”e “Impeachment!”, vamos às ruas”, conclama a central sindical.
.
Original em Hora do Povo

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.