Além do Cidadão Kane

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Golpistas hondurenhos arremetem contra estudantes da ELAM

AS forças golpistas em Honduras vapularam estudantes da Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM) que estão de visita nesse país e ofereciam atendimento médico a vários manifestantes feridos.

Em entrevista telefônica do México, a deputada do Partido Unificação Democrática (UD), Silvia Ayala, afirmou que os jovens foram golpeados e transladados a uma estação quando atendiam a vítimas da repressão policial em San Pedro Sula.

Alguns apresentavam várias feridas e golpes, detalhou a funcionária que chefia a resistência pacífica na segunda cidade de importância da nação centro-americana.

Os acontecimentos ocorreram quando da piora da situação ali, onde o regime de fato declarou emergência pelos fortes protestos que já completam 47 dias a favor do retorno do Estado de Direito.

Entretanto, a tensão social continua incrementando-se em Honduras após a repressão militar e a prolongação da crise desatada pelo golpe de Estado, sem solução negociada à vista, destaca a Prensa Latina.

As forças armadas e a polícia puseram em prática no dia 13 uma vasta operação para dispersar e deter os opositores que participam de marchas para exigir o retorno da ordem constitucional e do presidente, Manuel Zelaya.

A Frente Nacional contra o Golpe de Estado em vários comunicados denunciou a brutalidade das ações dos militares e policiais, entre elas maus-tratos, torturas e surras contra os detentos.
.
Original em Granma

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.