Além do Cidadão Kane

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Até pesquisa do Rockefeller Fund já previa ampla vitória de Ahmadinejad

Pesquisa realizada dentro do Irã por encomenda do Rockefeller Brothers Fund, três semanas antes da eleição, registrou a vitória do atual presidente Mahmoud Ahmadinejad por larga margem (2 a 1) e em todas as 30 províncias, segundo artigo no “Washington Post” de Ken Ballen e Patrick Doherty, que a encabeçaram. Ballen é presidente da organização “Centro de Opinião Pública Para um Amanhã Sem Terror”, e Doherty é vice-diretor da “Nova Fundação Americana”. A pesquisa, que ocorreu de 11 a 20 de maio, consistiu de 1001 entrevistas, com uma margem de erro de 3%. “Foi conduzida por telefone de um país vizinho, o trabalho de campo foi realizado em persa por uma empresa de pesquisa cujo trabalho na região para a ABC News (TV) e a BBC recebeu um prêmio Emmy”.

Os dois também registraram que, apesar de Moussavi em sua campanha enfatizar sua identidade como azeri – o segundo maior grupo étnico iraniano após os persas – “nossa pesquisa indicou, contudo que os azeris favoreciam Ahmadinejad por 2 a 1”. “Muitos comentários retrataram a juventude iraniana e a internet como arautos da mudança nesta eleição, mas nossa pesquisa descobriu que somente um terço dos iranianos já tinham acesso à internet, enquanto o grupo de 18 a 24 anos compunha o bloco de mais forte voto para Ahmadinejad entre todas as faixas etárias”.

“O único grupo demográfico no qual Moussavi liderava ou era competitivo com Ahmadinejad era o de estudantes universitários e graduados, e os iranianos de mais alta renda”. De acordo com as conclusões da mesma pesquisa, ao mesmo tempo que os iranianos desejariam a normalização das relações com os EUA, eles “vêem Ahmadinejad como o seu negociador mais duro, a pessoa melhor posicionada para obter um acordo favorável” – “Como um Nixon persa indo à China”, na imagem de Ballem e Doherty. No momento da pesquisa, os indecisos chegavam a 30%.
.
Original em Hora do Povo

Um comentário:

Anônimo disse...

Foi fraude. A contagem de votos durou poucas horas (o que é impossivel). Ahmadinejad venceu até no cural eleitoral do clérico Kathami que se uniu a Moussavi. Os militares islamicos não aceitaram a mudança de regime e deram um golpe de estado.

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.