Além do Cidadão Kane

sexta-feira, 5 de março de 2010

OCUPAÇÃO REMETE O IRAQUE À IDADE MÉDIA

No momento em que a risonha senhora Clinton, os governos da civilizada Europa e a mídia ocidental corrupta, mercenária, imoral e fascista sentem-se chocados com o suicídio do criminoso comum Zapata em Cuba, tomamos a liberdade de publicar o que essa mesma mídia, os governos imperialistas e a risonha ignoram - ou fazem que ignoram.

.

.

Lista de docentes universitários assassinados no Iraque durante o período de ocupação

Docentes universitários assassinados: 298

.

Atualização: 24-02-2010

.


Documento da Campanha Estatal contra a Ocupação e pela Soberania do Iraque

.

A seguinte relação de professores e professoras universitários assassinados no Iraque se atualiza a partir de fontes internas iraquianas e incorpora e atualiza os dados apresentados em anteriores edições de IraqSolidaridad, havendo sido cotejada e completada com a elaborada pela organização belga “Tribunal BRussells” [1]. Esta lista faz referencia exclusivamente ao âmbito acadêmico, institucional e investigador das universidades iraquianas, e não inclui, por tanto, nomes de membros de outros coletivos que também estão sendo vítimas, desde o inicio da ocupação, de assassinatos sistemáticos, como os diretores de colégios e institutos, ou o pessoal da saúde [2].

.
Abdel Razak al-Naas, professor de Informação e Meios de Comunicação Internacionais na Universidade de Bagdá, assassinado em seu carro no campus desta universidade em28 de janeiro de 2006

.

Assassinado em Bagdá o Diretor do Departamento de Direitos Humanos do Ministério da Educação Superior

.

Thamer Kamel Mohamed, Diretor do Departamento de Direitos Humanos do Ministério da Educação Superior e professor universitário, foi assassinado em 22 de fevereiro de 2010 por um grupo de homens munidos de armas com silenciadores na zona norte da capital, enquanto se dirigia a seu trabalho em seu veículo. Desde o inicio da ocupação do Iraque foram assassinados 298 professores universitários iraquianos.

.

Gravemente ferido um professor da Universidade de Faluya.

.

Saad al-Mashhadani, professor da Universidade de Faluya, resultou gravemente ferido no dia 26 de dezembro de 2009 em Faluya em um ataque de um grupo de homens armados no qual resultou também morto seu irmão. Se trata do primeiro caso registrado de assassinato de um docente da Universidade de Faluya, cidade situada na província de al-Anbar. Desde o inicio da ocupação do Iraque foram assassinados 297 professores universitários iraquianos.

.

Assassinado em Bagdá um professor da Faculdade de Medicina da Universidade al-Nahrein.

.

O doutor Yamal Abu Muhie, professor da Faculdade de Medicina da Universidade al-Nahrein de Bagdá, morre assassinado no dia 22 de novembro de 2009 em seu domicilio no bairro de Adamiya, na capital iraquiana. Com este novo caso, o número de professores universitários iraquianos assassinados desde o inicio da ocupação do Iraque se eleva a 297.

.

"Tanto o governo [iraquiano] como as autoridades estadunidenses se tem negado a investigar a qualquer um dos assassinatos”

.

O ministério de Direitos Humanos reconhece o assassinato de 340 professores universitários entre 2005 e 2007

.

Segundo informa o diário iraquiano az-Zaman em sua edição digital de 2 de julho de 2008, o ministério de Direitos Humanos iraquiano tornou público pela primeira vez um número de assassinatos contra docentes universitários iraquianos: somente entre 2005 e 2007 grupos paramilitares haviam assassinado a 340 professores, cuja identidade foi “cuidadosamente verificada caso por caso”. Segundo esta fonte ministerial “tanto o governo [iraquiano] como as autoridades estadunidenses de ocupação se tem negado a investigar qualquer um dos assassinatos”. “Os assassinos permanecem na impunidade ao mesmo tempo em que os cárceres, tanto estadunidenses como iraquianos, estão superlotados com pessoas detidas por meras suspeitas”, afirma o mencionado diário citando fontes desta instancia oficial iraquiana. Embora a petição do ministério para que a polícia e as forças de segurança investiguem os casos dos acadêmicos assassinados e outros assassinatos de funcionários “todos os casos que se tem relatado seguem sem se investigar”.

.

Diyala: Tropas de EEUU assaltam l residência de professores da Universidade em Baquba

.

ropas dos EEUU assaltaram em 11 de abril de 2007 a residência de professores da Universidade de Diyala, em Baquba, detendo durante varias horas a vários docentes, segundo informa em um comunicado a direção da universidade. Segundo o comunicado, os soldados dos Estados Unidos arrombaram com explosivos durante seu assalto as portas das casas dos professores, irrompendo violentamente em seu interior e destruindo mobiliário e objetos pessoais. O porta-voz da universidade, Saadún al-Ujali, confirmou que numerosos professores foram amarrados e confinados durante horas no exterior do recinto e tratados pelos soldados estadunidenses “de maneira muito provocadora” antes de serem postos em liberdade.O comunicado assinala que os professores enfrentam uma “situação insustentável […] e [muitos deles] estão buscando um lugar no qual sua dignidade seja preservada”. [Fonte: az-Zamán, 11 de abril, 2007.]

.

Al-Anbar: Detenções de professores universitários

.

Doze professores da Universidade de al-Anbar foram detidos em 5 de dezembro de 2006 por forças de ocupação dos EEUU acusados de colaboração com a resistência na fabricação de explosivos [Fonte: fontes iraquianas à CEOSI [3], 5 de dezembro, 2006.] Com anterioridade, em primeiro de dezembro, era detido com similar acusação Hussain Al Kafaji, professor de Química da Universidade da Babilônia (Hila), em uma operação conjunta de forças estadunidenses e da brigada especial da polícia iraquiana Escorpião, acusada reiteradas vezes de seqüestro, tortura e assassinato. Nabil Al Dulaimy, o jornalista da Radio Djila que informou da detenção de Al Kafaji foi assassinado em 4 de dezembro. [Fonte: Tribunal BRussels, www.brusselstribunal.org/Khafaji.htm]

.

Bagdá: Paramilitares seqüestram torturam, violam e assassinam a Estudantes em Bagdá

.

Em dezembro de 2006, cinco mulheres estudantes foram seqüestradas da Universidade Al Mustansiriya de Bagdá, sob o controle dos paramilitares do Exército de Mahdi (vinculado o clérigo as-Sáder), e encontradas posteriormente mortas com sinais de torturas e de haverem sido violadas. Três mulheres estudantes do campus da Universidade de Bagdá foram igualmente seqüestradas em dezembro e seguem ainda em lugar desconhecido. [Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI, 24 de dezembro de 2006.]

.
ista de docentes universitários assassinados no Iraque durante o período de ocupação

.

BAGDÁ
Universidade de Bagdá

.

Abbás Al Attar: Doutor em Humanidades, professor da Faculdade de Humanidades da Universidade de Bagdá.
Abdel Huseín Jabuk: Doutor e professor da Universidade de Bagdá.

Abdel Salam Saba: Doutor em Sociologia, professor da Universidade de Bagdá.

Abdel Razak Al Naas: Professor de Informação e Meios de Comunicação Internacionais na Faculdade de Ciências da Informação da Universidade de Bagdá. Morto ml 28 de janeiro de 2005 por disparos de desconhecidos, os quais abriram fogo contra ele após bloquear seu veículo na saída do campus. Respeitado analista de mídias árabes da televisão via satélite, seu assassinato provocou enfrentamentos entre Estudantes e policiais em Bagdá e uma greve de jornalistas.

Ahmed Nassir Al-Nassiri: Doutor em Ciências da Educação, Universidade de Bagdá. Assassinado em fevereiro de 2005.

Ali Abdul-Huseín Kamil: Doutor em Ciências Físicas, professor do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Bagdá.

Amir Al Jazragi: Doutor em Medicina, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Bagdá e assessor do ministério da Saúde. Assassinado em 17 de novembro de 2005.

Basil Al Karji: Doutor em Ciências Químicas, professor da Universidade de Bagdá.
Essam Sharif Mohamed: Doutor em Historia. Catedrático e Diretor do Departamento de Historia da Faculdade de Humanidades da Universidade de Bagdá.

Faidhi Al-Faidhi: Doutor em Ciências da Educação, professor das Universidades de Bagdá e Al Munstansiriya, membro do Comitê de Cientistas Muçulmanos. Assassinado em 2005.

Fuad Abrahim Mohamed Al Bayati: Doutor em Filologia Germânica, Catedrático e Diretor do Departamento de Filologia Germânica da Faculdade de Filologia da Universidade de Bagdá.

Haifa Alwan Al Hil: Doutora em Ciências Físicas, professora na Faculdade de Ciências da Mulher da Universidade de Bagdá.

Haikel Mohamed Al Musawi: Doutor em Medicina. Professor da Faculdade de Medicina Al Kindi da Universidade de Bagdá. Assassinado em 17 de novembro de 2005.

Hassan Abd Ali Dawood Al-Rubai: Doutor em Estomatologia. Decano da Faculdade de Estomatologia da Universidade de Bagdá. Assassinado em 20 de dezembro de 2005.

Hazim Abdul Hadi: Doutor em Medicina. Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Bagdá.

Husain Ali al-Jumaily: Professor da Faculdade de Ciências Políticas da Universidade de Bagdá. Assassinado em Bagdá a 16 de julho de 2006. [Fonte: fontes universitárias iraquianas para o Tribunal BRussells de 17 de janeiro de 2009.]

Jalid [Khalid] Hassan Mahdi Nasrullah: Professor e Secretário Administrativo da Faculdade de Ciências Políticas da Universidade de Bagdá. Seqüestrado em Bagdá, seu cadáver foi encontrado quatro dias após com evidencias de haver sido torturado em 14 de março de 2007. [Fonte: fontes universitárias iraquianas para o Tribunal BRussells de 17 de janeiro de 2009.]

Jalil Ismail Abd Al Dahri: Doutor em Educação Física. Professor da Faculdade de Educação Física da Universidade de Bagdá.

Jalil [Khalil] Ismail al-Hadithi: Professor da Faculdade de Ciências Políticas da Universidade de Bagdá. Assassinado em Amán (Jordânia) em 23 de abril de 2006. [Fonte: fontes universitárias iraquianas para o Tribunal BRussells de 17 de janeiro de 2009.]

Kilan Mahmud Ramez: Doutor e professor da Universidade de Bagdá.

Maha Abdel Kadira: Doutora e professora da Faculdade de Humanidades da Universidade de Bagdá.
Mayid Naser Husien Al-Ma'amoori: Catedrático de Veterinaria ddla Faculdade de Veterinaria da Universidade de Bagdá. Assassinado em 17 de fevereiro de 2007.

Marwan Al Raawi: Doutor em Engenharia e professor da Universidade de Bagdá.

Marwan Galeb Mudhhir Al Heti: Doutor em Engenharia Química e professor da Escola de Engenheiros da Universidade de Bagdá.

Mayed Huseín Ali: Doutor em Ciências Físicas e professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Bagdá.
Mehned Al Dulaimi: Doutor em Engenharia Mecânica e professor da Universidade de Bagdá.

Mohamed Falah Al Dulaimi: Doutor em Ciências Físicas e professor da Universidade de Bagdá.

Mohamed Tuki Huseín Al Talakani: Doutor em Ciências Físicas. Cientista nuclear desde 1984 e professor da Universidade de Bagdá.

Mohamed Al Kissi: Doutor e professor da Universidade de Bagdá.

Mohamed Abd Allah Al Raawi: ex-Reitor da Universidade de Bagdá. Doutor em Cirurgia, membro do Conselho Árabe de Medicina e do Conselho Iraquiano de Medicina e Presidente do Sindicato Iraquiano de Médicos.
Mohamed Al Jazairi: Doutor em Medicina e cirurgião plástico. Membro da Faculdade de Medicina da Universidade de Bagdá.
Assassinado em 15 de novembro de 2005.

Mustafa Al Hity: Doutor em Medicina e Pediatra. Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Bagdá. Assassinado em 14 de novembro de 2005.

Mustafa Al Mashadani: Doutor em Estudos Religiosos. Professor da Escola Universitária de Humanidades da Universidade de Bagdá.

Nafea Ahmmoud Jalaf: Doutor em Língua Árabe. Catedrático da Faculdade de Humanidades da Universidade de Bagdá.

Nawfal Ahmad: Doutora e professora da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Bagdá. Assassinada ao sair de sua residência em 25 de dezembro de 2005.

Nazar Abdul Amir Al Ubaidy: Doutor e professor da Universidade de Bagdá.

Raad Shlash: Doutor em Ciências Biológicas, diretor do Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Bagdá. Assassinado à saída de seu domicilio em 17 de novembro de 2005.

Rafi Sarcisan Vancan: Licenciado em Língua Inglesa. Professor na Faculdade de Estudos da Mulher da Universidade de Bagdá.

Saadi Daguer Morab: Doutor em Belas Artes e professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Bagdá.
Sabri Mustafa Al Bayati: Doutor em Geografia e professor da Escola Universitária de Humanidades da Universidade de Bagdá.

Sad Yasin Al Ansari: Doutor e professor na Universidade de Bagdá. Assassinado no bairro de al-Saydiya da capital em 17 de novembro de 2005.

Wannas Abdulah Al Naddawi: Doutor em Ciências da Educação, Universidade de Bagdá. Assassinado em 18 de fevereiro de 2005.

Yassim Al Isawi: Doutor em Estudos Religiosos, Faculdade de Arte da Universidade de Bagdá. Assassinado em 21 de junho de 2005.

Zaki Jabar Laftah Al Saedi: Licenciado em Veterinária e professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Bagdá.

Basem Al Modarres: Doutor e professor da Faculdade de Filosofia e Letras, Universidade de Bagdá. (Fonte: al-Hayat, 28/02/06).

Jasim Mohemed Achamri: Decano da Faculdade de Filosofia e Letras, Universidade de Bagdá. (Fonte: al-Hayat, 28/02/06).

Hisham Charif: Diretor do Departamento de Historia e professor, Universidade de Bagdá. (Fonte: al-Hayat, 28/02/06).
Kais Hussam Al Den Jumaa: Catedrático e professor da Faculdade de Agricultura da Universidade de Bagdá. Morto em 27 de março de 2006 por disparos de soldados estadunidenses quando transitava pelo centro da capital. (Fonte: fontes de universidades iraquianas).

Mohamed Yaakoub Al Abidi: Universidade de Bagdá. Departamento e Faculdade desconhecidos. (Fonte: Informe da Associação de Professores Universitários do Iraque, Bagdá, março de 2006).

Abdelatif Attai: Universidade de Bagdá. Departamento e Faculdade desconhecidos. (Fonte: Informe da Associação de Professores Universitários do Iraque, Bagdá, março de 2006).

Ali Al Maliki: Universidade de Bagdá. Departamento e Faculdade desconhecidos. (Fonte: Informe da Associação de Professores Universitários do Iraque, Bagdá, março de 2006).

Nafia Aboud: Universidade de Bagdá Departamento e Faculdade desconhecidos. (Fonte: Informe da Associação de Professores Universitários do Iraque, Bagdá, março de 2006).

Abbas Kadem Alhachimi: Universidade de Bagdá. Departamento e Faculdade desconhecidos. (Fonte: Informe da Associação de Professores Universitários do Iraque, Bagdá, março de 2006).

Mouloud Hasan Albardar Aturki: Professor de Teologia Hanafita da Faculdade Al Imam Al Aadam de Teologia, Universidade de Bagdá. (Fonte: Informe da Associação de Professores Universitários do Iraque, Bagdá, março de 2006).

Riadh Abbas Saleh: Professor do Centro de Estudos Internacionais da Universidade de Bagdá. Assassinado em 11 de maio de 2006. (Fonte: fonte universitária no Iraque à CEOSI em 17 de maio, 2006).

Abbas Al Amery: Catedrático e Diretor do Departamento de Administração Empresarial da Faculdade de Administração e Economia da Universidade de Bagdá. Assassinado junto com seu filho e outro familiar na entrada da Faculdade em16 de maio de 2006. (Fonte: fonte universitária no Iraque á CEOSI em 17 de maio, 2006).

Muthana Harith Jasim: Catedrático e professor da Faculdade de Engenharia da Universidade de Bagdá. Assassinado nas proximidades de seu domicilio no bairro al-Mansur no dia 13 de junho de 2003. (Fonte: fontes universitárias iraquianas á CEOSI, 13 de junho, 2006).

Hani Aref al-Dulaimy: Professor do Departamento de Engenharia de Computação da Faculdade de Engenharia da Universidade de Bagdá. Assassinado junto a três de seus estudantes no dia 13 de junho de 2006 no campus. (Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI, 13 de junho, 2006).

Husein Al Sharifi: Catedrático de Cirurgia Urinaria da Faculdade de Medicina da Universidade de Bagdá. Assassinado em maio de 2006. (Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI em 20 de junho de 2006).
Hadi Muhammad Abub Al Obaidi: Professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de Bagdá. Assassinado em 19 de junho de 2006. (Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI em 20 de junho de 2006).

Hamza Shenian: Catedrático de Cirurgia Veterinária da Faculdade de Veterinária da Universidade de Bagdá. Morto por disparos de homens armados no jardim de sua casa, situada em um bairro residencial de Bagdá, no dia 21 de junho de 2006, o primeiro caso, ­ao menos conhecido - de um assassinato contra um docente perpetrado no domicilio da vítima. (Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI em 21 de junho de 2006).
Jassim Mohama Al-Eesaui: Catedrático da Faculdade de Ciências Políticas da Universidade de Bagdá e editor do diário al-Syada. Foi assassinado em 22 de junho no bairro de al-Shuala em Bagdá aos 61 anos. (Fonte:
Informe de la UNAMI, 1 de mayo al 30 de junio, 2006 )

Shukir Mahmoud As-Salam: Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Bagdá, e médico odontólogo do hospital al-Yamuk da capital. Foi assassinado por homens armados nas proximidades de seu domicilio no dia 6 de setembro de 2006. (Fontes: telejornal do canal as-Sharquia em sua edição de 7 de setembro, e fontes da CEOSI no Iraque).

Mahdi Nuseif Jasim: Catedrático do Departamento de Engenharia Petrolífera da Universidade de Bagdá. Assassinado em 13 de setembro de 2006 nas proximidades da Universidade. (Fonte: fontes iraquianas à CEOSI).
Adil Al Mansouri: Cirurgião maxilo-buco-facial. Seqüestrado por homens uniformizados nas proximidades do hospital Iban al-Nafis da capital e encontrado em julho/agosto de 2006. Sua morte se inscreve em uma onda de assassinatos de até sete médicos especialistas. (Fonte: fontes médicas iraquianas, 24 de setembro, 2006).

Shukur Arsalan: Cirurgião maxilo-buco-facial e catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Bagdá, assassinado por homens armados à saída de sua clínica no bairro de Harziya. Data desconhecida (julho/agosto de 2006). Sua morte se inscreve em uma onda de assassinatos de até sete médicos especialistas. (Fonte: fontes médicas iraquianas, 24 de setembro, 2006).

Isam al-Raui: Catedrático de Geologia e professor da Universidade de Bagdá e Presidente da Associação de Professores Universitários do Iraque. Assassinado em 30 de outubro de 2006 em um ataque de um grupo de homens armados no que resultaram gravemente feridos outros dos professores. (Fontes: fontes iraquianas à CEOSI e Associated Press).

Yaqdan Sadún Al Dhalmi: Catedrático e professor da Faculdade de Educação da Universidade de Bagdá. Assassinado em16 de outubro de 2006. (Fonte: fontes iraquianas à CEOSI).

Jlid Ibrahim Mousa: Catedrático e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Bagdá. Assassinado por um grupo armado em setembro de 2006. Durante os meses de agosto e setembro de 2006, seis catedráticos de Medicina foram assassinados em Bagdá. (Fonte: fontes iraquianas à CEOSI).
Mohamed Jassim al-Assadi e esposa: Catedrático e Decano da Faculdade de Ciências Econômicas e Empresariais da Universidade de Bagdá. Assassinado por um grupo armado enquanto se dirigia de carro à universidade junto com sua esposa, também professora universitária do mesmo campus (nome e cargo acadêmicos desconhecidos), e filho no dia 2 de novembro de 2006, que resultaram igualmente assassinados. (Fontes: frentes iraquianas à CEOSI e
Time, 2 de novembro de 2006 ).

Mohamed Mehdi Saleh: Professor da Universidade de Bagdá (cargo desconhecido) e membro da Associação de Mulás Muçulmanos (AUM), Imã da mesquita de Ahl al-Sufa, situada no bairro de al-Shurta al-Jámisa em Bagdá. Assassinado em 14 de novembro de 2006 enquanto conduzia seu carro no bairro al-Amal, no centro de Bagdá. (Fonte: AUM, 14 de novembro, 2006).

Hedaib Majhol: Professor da Faculdade de Educação Desportiva da Universidade de Bagdá. Presidente do Clube Universitário de Futebol e membro da Associação de Futebol Iraquiana. Seqüestrado em Bagdá, seu corpo foi recuperado três dias depois de seu desaparecimento no Instituto Anatômico-Forense da capital no dia 3 de dezembro de 2006. (Fonte: fontes iraquianas à CEOSI, 4 de novembro, 2006).

Al Hareth Abdul Hamid: Catedrático de Psiquiatria e Diretor do Departamento de Psicologia da Universidade de Bagdá e ex-presidente da Sociedade de Investigações Parapsicológicas do Iraque. Renomado cientista, Abdul Hamid foi assassinado no bairro de al-Mansur de Bagdá, em 6 de dezembro de 2006, por disparos de desconhecidos. ((Fontes: fontes iraquianas à CEOSI, 6 de dezembro, 2006, Reuters, 30 de janeiro, 2007).

Anwar Abdul Husein: Professor da Faculdade de Odontologia da Universidade de Bagdá. Assassinado na avenida Haifa na capital na terceira semana de janeiro de 2007. (Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI, 23 de janeiro, 2007).

Mayid Nasser Husein: Professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Bagdá, obteve seu doutorado na Austrália. Assassinado em frente a sua mulher e filha quando saía de sua casa a caminho da universidade na terceira semana de janeiro de 2007. Nasser Husein havia sido seqüestrado dois anos antes e liberado após pagar uma soma em dinheiro. (Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI, 23 de janeiro, 2007).
Jalid Al-Hassan: Catedrático e Vice-decano da Faculdade de Ciências Políticas da Universidade de Bagdá. Assassinado em março de 2007 (dia desconhecido). (Fonte: Associação de Catedráticos e Professores Universitários do Iraque, 7 de abril, 2007.
pdf).

Ali Mohamed Hamza: Catedrático de Estudos Islâmicos da Universidade de Bagdá (Departamento desconhecido). Assassinado em 17 de abril de 2007. (Fontes: canais de televisão as-Saharkiya e al-Jazeera).

Abdulwahab Mayid: Professor da Faculdade de Magistério (Departamento desconhecido) da Universidade de Bagdá. Assassinado em 2 de maio de 2007. (Fonte: fontes iraquianas universitárias à CEOSI, 5 de maio de 2007).
Sabah Al-Taei: Vice-decano da Faculdade de Magistério da Universidade de Bagdá. Assassinado em 7 de maio de 2007. (Fonte: fontes iraquianas universitárias à CEOSI, 8 de maio de 2007).

Nihad Mohamed Al-Raui: Catedrático de Engenharia Civil e vice-reitor da Universidade de Bagdá. Morto a tiros em 26 de junho de 2007 na Ponte de al-Jadría, a poucos metros da entrada do campus, quando saía da universidade junto com sua filha Rana, à qual protegeu com seu corpo dos disparos de um grupo de homens armados. (Fontes: fontes universitárias iraquianas para o Tribunal BRussells e à CEOSI, 26 e 27 de junho de 2007, e http://www.iraqslogger.com/ e http://www.wmin.ac.uk/).

Muhammad Kasem Al-Jeboury: Professor da Faculdade de Agricultura da Universidade de Bagdá. Assassinado por paramilitares em 22 de junho de 2007 junto com seu filho e um cunhado. (Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI, 27 de junho de 2007).

Samir (nome incompleto): professor da Faculdade de Ciências Empresariais e Econômicas da Universidade de Bagdá. Após haver sido seqüestrado na sexta-feira, 29 de junho, e permanecer um dia desaparecido, membros da polícia iraquiana encontraram seu corpo com impactos de bala em Kut, cidade à qual se havia deslocado para visitar a familiares. Kut é a capital da província de Wasit e está situada a 180 quilômetros ao sudeste de Bagdá. O professor Samir vivia no distrito de al-Sidiya da capital. (Fonte: Voices of Iraq http://www.iraqslogger.com/, 29 de junho, 2007).

Amin Abdul Aziz Sarhan: Professor da Universidade de Bagdá (Departamento desconhecido). Seqüestrado por homens armados não identificados m 13 de outubro de 2007 em seu domicilio em Basora e encontrado morto na manhã do dia 15. (Fonte: Voices of Iraq, 15 de outubro de 2007).

Mohammed Kadhem Al-Atabi: Diretor do Departamento de Planificação e Avaliação da Universidade de Bagdá. Seqüestrado em 18 de outubro de 2007 em sua residência na capital iraquiana por um grupo de homens armados e encontrado morto poucas horas depois na zona de Ur, próxima ao distrito de as-Sáder em Bagdá, feudo da milícia do Exército de Mahdi de Moqtada as-Sáder. (Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI, 26 de outubro de 2007).

Munther Murhej Radhi: Decano da Faculdade de Odontologia da Universidade de Bagdá. Encontrado morto em seu automóvel em 23 de janeiro de 2008. (Fonte: fontes iraquianas universitárias à CEOSI, 24 de janeiro de 2008).

Mundir Marhach: Decano da Faculdade de Odontologia da Universidade de Bagdá. Assassinado em março em data desconhecida segundo informa em um comunicado ol Centro de Direitos Humanos de Bagdá. (Fonte: Al-Basrah (http://www.albasrah.net/) de 12 de março de 2008).

Abdul Sattar Jeid Al-Dulaimy: professor de Microbiologia da Faculdade de Veterinária da Universidade de Bagdá, entre outras instituições. Abdul S. J. Al-Dulaimy foi assassinado em novembro de 2003 na frente de sua mulher e seus quatro filhos por três homens armados que o esperavam à porta de seu domicilio em Bagdá, após haver visitado com sua família a parentes residentes na cidade de Ramadi, ao oeste da capital. Sua mulher foi atingida na cabeça pelos disparos, sobrevivendo a seus ferimentos. Um de seus filhos, de 14 anos, faleceu um ano depois por uma lesão cardíaca. [Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI de 11 de junho de 2008.]

.

Faculdade (privada) Al-Maamoun de Bagdá

.

Mohammad Al-Miyahi: Decano da Faculdade Al-Maamoun de Bagdá. Em 18 de dezembro de 2007, homens não identificados portando armas com silenciador assassinaram a tiros a Al-Miyahi quando descia de seu automóvel em frente a sua casa, situada no distrito de Al-Qadisiah, ao sul da capital, segundo informaram fontes policiais iraquianas (Fontes: KUNA (http://www.kuna.net.kw/) e IPS (http://www.upi.com/) de 19 de dezembro de 2007 e Al-Basrah (http://www.albasrah.net/) de 12 março de 2008).

.

Universidade al-Mustansiriya (Bagdá)

.

Aalim Abdul Hameed: Doutor em Medicina Preventiva, especializado no estudo dos efeitos do urânio empobrecido na saúde da população de Basora e Decano da Faculdade de Medicina da Universidade de Al Mustansiriya, Bagdá.

Abdul Latif Al Mayah: Doutor em Economia, professor e Diretor do Departamento de Investigações da Universidade de Al Mustansiriya, Bagdá.

Aki Thakir Alaany: Doutor e professor da Faculdade de Literatura da Universidade de Al Munstansiriya, Bagdá.

Falah Al Dulaimi: Doutor, professor e Vice-decano da Faculdade de Ciências da Universidade de Al Mustansiriya, Bagdá.

Falah Ali Huseín: Doutor em Física, professor e Vice-decano da Faculdade de Ciências da Universidade de Al Mustansiriya, Bagdá. Assassinado em maio de 2005.

Musa Saloum Addas: Doutor, professor e Vice-decano da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Al Mustansiriya, Bagdá. Assassinado em 27 de maio de 2005.

Husam Al Ddin Ahmad Mahmmoud: Doutor em Ciências da Educação, professor e Decano da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Al Mustansiriya, Bagdá.

Jasim Abdul Kareem: Doutor e professor na Faculdade da Educação da Universidade de Al Mustansiriya, Bagdá.

Abdul As Satar Sabar Al Jazrayi: Doutor em Historia, Universidade de Al Mustansiriya, Bagdá (19 de junho de 2005). [Um professor de igual nome, docente de Engenharia na Faculdade de Tecnologia Informática da Universidade de Al Nahrein de Bagdá, aparece como assassinado em março de 2006.]

Samir Yield Gerges: Doutor e professor da Faculdade de Administração e Economia da Universidade de Al Mustansiriya, Bagdá. Assassinado em 28 de agosto de 2005.

Jasim Al Fahaidawi: Doutor e professor de Literatura Árabe da Faculdade de Humanidades da Universidade de Al Mustansiriya. Assassinado à saída da Universidade. (Fonte: BBC News, 15 de novembro de 2005).

Kadim Talal Huseín: Vice-decano da Faculdade de Educação da Universidade de Al Mustansiriya.
Mohamed Nayeb Al Qissi: Doutor em Geografia e professor do Departamento de Investigações da Universidade de Al Mustansiriya, Bagdá.

Sabah Mahmoud Al Rubaie: Doutor em Geografia, professor e Decano da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Al Mustansiriya, Bagdá.

Ali Hasan Muhawish: Decano e professor da Faculdade de Engenharia, Universidade Al Mustansiriya, Bagdá. Assassinado em 12 de março de 2006. (Fonte: Middle East Online, 13/03/06).

Imad Naser Alfuadi: Professor da Faculdade de Ciências Políticas da Universidade de Al Mustansiriya. (Fonte: Informe da Associação de Professores Universitários do Iraque, Bagdá, março de 2006).

Mohamed Ali Jawad Achami: Reitor da Faculdade de Direito da Universidade de Al Mustansiriya. (Fonte: Informe da Associação de Professores Universitários do Iraque, Bagdá, março de 2006).

Husam Karyakus Tomas: Médico docente da Faculdade de Medicina da Universidade de al-Mustansiriya. (Fonte: Informe da Associação de Professores Universitários do Iraque, Bagdá, março de 2006).

Basem Habib Salman: Médico docente da Faculdade de Medicina da Universidade de al-Mustansiriya. (Fonte: Informe da Associação de Professores Universitários do Iraque, Bagdá, março de 2006).

Mohamed Abdul Rahman Al Ani: Doutor em Engenharia e professor titular da Faculdade de Direito da Universidade Al Mustansiriya, em Bagdá. Seqüestrado em 26 de abril em sua casa na rua Palestina, em Bagdá, junto com seu amigo Akrem Mehdi, por vários homens armados; seus cadáveres foram encontrados dois dias depois. (Fontes universitárias à CEOSI, 05/05/06).

Jasim Fiadh Al Shammari: Professor de Psicologia da Faculdade de Letras da Universidade Al Mustansiriya de Bagdá. Assassinado nas proximidades do campus em 23 de maio de 2006. (Fonte: Fontes universitárias iraquianas à CEOSI, 30 de maio, 2006).

Saad Mehdi Shalash: Doutor em Historia. Professor de Historia na Faculdade de Letras da Universidade al-Mustansiriya de Bagdá, e redator do periódico Raya al-Arab. Assassinado a tiros em sua casa junto a sua esposa em 26 de outubro de 2006. (Fonte: al-Quds al-Arabi, 27 de outubro, 2006, editado e traduzido em Boletín de Prensa Árabe ).

Kemal Nassir: Catedrático de Historia e professor nas Universidades de al-Mustansiriya e Bufa. Assassinado em sua casa de Bagdá em outubro de 2006. (Fonte: fontes iraquianas à CEOSI em 2 de novembro de 2006).

Hassib Aref Al Obaidi: Catedrático de Ciências Políticas e professor da Faculdade de Ciências Políticas da Universidade al-Mustansiriya de Bagdá. Seqüestrado e em paradeiro desconhecido desde 22 de outubro de 2006. (Fonte: fontes iraquianas à CEOSI).

Najib Al Salihi: Professor da Faculdade de Psicologia da Universidade de al-Mustansiriya e Diretor do Comitê Científico do Ministério da Educação Superior do Iraque. De 39 anos, Al Salihi foi seqüestrado próximo ao campus e seu cadáver (com disparos de bala) foi encontrado no dia 1 de novembro no necrotério da capital, vinte dias depois de seu desaparecimento, segundo informa sua família, que pode recuperar seu corpo após o pagamento de uma grande quantidade de dinheiro. (Fonte: fontes iraquianas à CEOSI).

Dhia Al Deen Mahdi Husein: Catedrático de Direito Penal Internacional da Faculdade de Direito da Universidade de al-Mustansiriya de Bagdá. Desaparecido desde que fora seqüestrado em seu domicilio do bairro de Dhia na capital iraquiana em 4 de novembro de 2006 por um grupo de homens armados, que se deslocavam em viaturas da polícia. (Fonte: fontes iraquianas à CEOSI em 5 de novembro, 2006).

Muntather (Montathar] Al Hamdani: Vice-decano da Faculdade de Direito da Universidade Al Mustansiriya de Bagdá. Assassinado junto com o professor da mesma Faculdade Ali Hassam em 20 de dezembro de 2006. (Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI, 24 de dezembro de 2006). (Fontes policiais iraquianas identificam a Ali Arnoosi, como o Vice-decano assassinado no dia 21 e ao professor Mohamed Hamdani como a outra vítima de um ataque no qual haviam falecido outros dois acompanhantes dos professores. Se desconhece se se trata dos mesmos casos).

Ali Hassam: Professor da Faculdade de Direito da Universidade Al Mustansiriya de Bagdá. Assassinado junto a Muntather Al Hamdani, Vice-decano da mencionada Faculdade, em 20 de dezembro de 2006. (Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI, 24 de dezembro de 2006). (Fontes policiais iraquianas identificam a Ali Arnoosi, como o Vice-decano assassinado no dia 21 e ao professor Mohamed Hamdani como a outra vítima de um ataque no qual havia falecido outros dois acompanhantes dos professores Se desconhece se se trata dos mesmos casos).

Dhia Al-Mguter: Catedrático de Economia da Faculdade de Administração e Economia da Universidade Al-Mustansiriya de Bagdá. Assassinado enquanto conduzia seu veículo na capital iraquiana em 23 de janeiro de 2007. Proeminente economista, Dhia Al-Mguter, era Presidente da Associação de Defesa do Consumidor e da Associação de Economistas do Iraque. Comentarista do canal de televisão Al-Sharqya, foi membro do Comitê Maram, encarregado de avaliar as denuncias de irregularidades cometidas durante as eleições de janeiro de 2006. Al-Mguter pertencia a uma família - originaria da pequena cidade de Rumeiza, ao sul do país — de grande tradição anti-colonial que se remonta à época da ocupação britânica, (Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI e diário az-Zamán, de 24 de janeiro, 2007).

Abdul Ridha Al-Kuraishi: Vice-decano da Faculdade de Economia e Administração da Universidade Al-Mustansiriya de Bagdá. Seqüestrado no dia 28 de março de 2007 e encontrado morto no dia 1 de abril. [Fontes: fontes universitárias iraquianas à CEOSI de 4 de abril de 2007 e documento da Associação de Catedráticos e Professores Universitários do Iraque, 7 de abril, 2007. pdf].

.

Universidade Tecnológica (Bagdá)

.

Muhannad Al Dilaimi: Doutor em Engenharia Mecânica e professor da Universidade Tecnológica, Bagdá.

Muhey Huseín: Doutor em Aerodinâmica e professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Tecnológica, Bagdá.

Qahtan Kadhim Hatim: Licenciado em Ciências e professor da Escola de Engenharia da Universidade Tecnológica, Bagdá.

Sahira Mohamed Machhadani: Universidade Tecnológica de Bagdá, Departamento e Faculdade desconhecidos. (Fonte: Informe da Associação de Professores Universitários do Iraque, Bagdá, março de 2006).

Ahmed Ali Husein: Professor da Universidade Tecnológica de Bagdá e especialista em Mecânica Aplicada. Assassinado por um grupo de homens armados no centro da capital em 22 de maio de 2006. (Fonte: Fontes universitárias à CEOSI, 24 de maio, 2006).

Nome desconhecido: Professor da Universidade Tecnológica de Bagdá. Assassinado em 27 de junho de 2006 por disparos de um grupo armado a partir de um veículo em movimento no bairro de al-Mansur da capital. No dia seguinte, estudantes e professores levaram a cabo uma paralisação em todas as Universidades do país em protesto pelo assassinato e seqüestro de docentes universitários. (Fonte: al-Jazeera e Jordan Times, 27 de junho, 2006).

Ali Kadhim Ali: Catedrático da Universidade Tecnológica de Bagdá, foi morto na tarde do dia 16 de novembro de 2006 no distrito de al-Yarmuk da capital por disparos de um grupo de homens armados, os quais também assassinaram a sua esposa, a doutora Baida Obeid, ginecologista. (Fonte: fontes iraquianas à CEOSI em 16 de novembro, 2006).

Mayid Jasim Al Janabi: Professor de Física da Universidade Tecnológica de Bagdá. Assassinado em 23 de maio de 2006. (Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI, dezembro de 2006).

Jalil Enjad Al Jumaily: Professor da Universidade Tecnológica de Bagdá (Departamento desconhecido). Assassinado em 22 de dezembro de 2006 junto com seu filho, médico, após haverem sido seqüestrados. (Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI, 24 de dezembro de 2006).

Abdul Sami Al-Janabi: vice-reitor da Universidade Tecnológica de Bagdá. Desaparecido após ser seqüestrado na terceira semana de janeiro de 2007. Abdul Sami Al-Janabi ocupou durante o ano de 2004 o cargo de Decano da Faculdade de Ciências da Universidade Al-Mustansiriya, também em Bagdá, posto do qual se demitiu ante as ameaças de morte recebidas de paramilitares shiíes que começaram então a ocupação dos centros universitários da capital. Levado pelo ministério de Educação Superior a seu atual cargo para preservar sua segurança, Sami Al-Janabi, terá sido sem dúvida finalmente assassinado. (Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI, 23 de janeiro, 2007).

Ameer Mekki Al-Zihairi: Professor do Instituto Tecnológico de Bagdá. Assassinado em março de 2007. (Fonte: Associação de Catedráticos e Professores Universitários do Iraque, 7 de abril, 2007. pdf).

.

Universidade al-Nahrein (Bagdá)

.

Akil Abdel Yabar Al Bahadili: Catedrático e Vice-decano da Faculdade de Medicina da Universidade de Al Nahrain e Diretor do Hospital de Adamiya, bairro da capital, especialista em Medicina Interna. Assassinado em 2 de dezembro de 2005.

Mohamed Al Jazairy: Professor do Hospital Universitário de Kadhemiya da Faculdade de Medicina da Universidade de Al Nahrain; especialista em Cirurgia Plástica.

Layth Abdel Aziz: Doutor e professor da Faculdade de Ciências, Universidade de al-Nahrein. (Fonte: al-Hayat, 28/02/06).
Abdul As Satar Sabar Al Jazrayi: Professor de Engenharia da Faculdade de Tecnologia Informática, Universidade de Al Nahrein. (Fonte: Informe da Associação de Professores Universitários do Iraque, Bagdá, março de 2006). [Um professor de igual nome, Doutor em Historia na Universidade de Al Mustansiriya de Bagdá, aparece como assassinado em 19 de junho de 2005.]

Uday al-Beiruti: Catedrático na Universidade al-Nahrein. Seqüestrado na garagem do Hospital Universitário de Kadhimiya por homens armados vestidos com uniformes do Ministério do Interior. Seu corpo, com sinais de haver sido golpeado, foi recuperado no bairro de al-Sadda, ao norte de Media as-Sáder. Data desconhecida: julho/agosto de 2006. Sua morte se inscreve em uma onda de assassinatos de até sete médicos especialistas. (Fonte: fontes médicas iraquianas, 24 de setembro, 2006).

Jalil Al Jomaili: Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Al Nahrein. Foi encontrado morto em dezembro (dia não determinado) por disparos junto com seu filho, o professor da mesma Faculdade, Dr. Anas Al Jomaili, após haverem sido seqüestrados ambos no Hospital Universitário de Al Kadimiya. (Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI, 24 de dezembro de 2006).

Anas Al Jomaili: Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Al Nahrein. Foi achado morto por disparos em dezembro (dia não determinado) junto com seu pai, o catedrático de Medicina, Dr. Jalili Al Joamili, após haverem sido seqüestrados ambos no Hospital Universitário de Al Kadimiya. (Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI, 24 de dezembro de 2006).

Adnan Mohamed Saleh Al-Aabid: Professor da Faculdade de Direito da Universidade Al-Nahrein. Foi encontrado morto em 31 de janeiro de 2007 após haver sido seqüestrado quando regressava a sua casa no dia 28 de janeiro junto com os professores Abdul Mutaleb Abdulrazak Al-Hashimi e Aamer Kasem Al-Kaisy e um aluno, todos seus cadáveres foram encontrados no Instituto Anatômico-Forense da capital. (Fontes: fontes universitárias iraquianas à CEOSI e al-Quds al-Arabi em 1° de fevereiro de 2007).

Abdul Mutaleb Abdulrazak Al-Hashimii: Professor da Faculdade de Direito da Universidade Al-Nahrein. Foi achado morto em 31 de janeiro de 2007 depois de haver sido seqüestrado quando regressava a sua casa no dia 28 de janeiro junto com os professores Adnan Mohamed Saleh Al-Aabid e Aamer Kasem Al-Kaisy e um aluno, todos seus cadáveres foram encontrados no Instituto Anatômico-Forense da capital. (Frentes: fontes universitárias iraquianas à CEOSI e al-Quds al-Arabi em 1° de fevereiro de 2007).

Aamer Kasim Al-Kaisy: Professor da Faculdade de Direito da Universidade Al-Nahrein. Encontrado morto em 31 de janeiro de 2007 depois de haver sido seqüestrado quando regressava a sua casa no dia 28 de janeiro junto com os professores Abdul Mutaleb Abdulrazak Al-Hashimi e Adnan Mohamed Saleh Al-Aabid, e um aluno, todos seus cadáveres foram encontrados no Instituto Anatômico-Forense da capital. (Fontes: fontes universitárias iraquianas à CEOSI e al-Quds al-Arabi em 1° de fevereiro de 2007).

Jalid Al-Naieb: Professor de Microbiologia e Vice-decano da Faculdade de Estudos Superiores de Medicina da Universidade de Al-Nahrein. Assassinado em 30 de março de 2007 na porta da Faculdade. El Dr. Al-Naieb havia recebido ameaças de morte por parte da milícia do clérigo as-Sáder, O Exército de Mahdi, pelo que se transferiu para trabalhar em Irbil. Durante uma ida a Bagdá para visitar sua família (o Dr. Al-Naieb havia sido pai recentemente) foi assassinado à entrada da Faculdade, aonde havia ido para recolher alguns documentos. (Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI, 4 de abril, 2007. Segundo carta da Associação de Catedráticos e Professores Universitários do Iraque de 7 de abril, 2007, o professor Al-Naib teria sido seqüestrado no dia 28 de março de 2007 e seu cadáver recuperado no Instituto Anatômico Forense no dia seguinte. pdf).

Sami Sitrak: Catedrático de Inglês e Decano da Faculdade de Direito da Universidade de Al-Nahrein. O professor Sitrak havia assumido o cargo após a demissão do Decano anterior depois de uma tentativa de assassinato e da morte de três professores da Faculdade. Foi assassinado em 29 de março de 2007. (Fonte: Associação de Catedráticos e Professores Universitários do Iraque, 7 de abril, 2007. pdf).

Thair Ahmed Jebr: Professor do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade Al-Nahrein. Morto no atentado contra a cadeia de televisão via satélite al-Baghdadiya perpetrado em Bagdá no dial 5 de abril de 2007. (Fonte: Associação de Catedráticos e Professores Universitários do Iraque, 7 de abril, 2007 pdf).

Iyad Hamza: Secretario Acadêmico do Reitor da Universidade de al-Nahrein e professor de Química. Assassinado em Bagdá nas proximidades de seu domicilio em 4 de maio de 2008. (Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI de 5 de maio de 2008).

Yamal Abu Muhie: Professor da Faculdade de Medicina da Universidade al-Nahrein de Bagdá. Assassinado no dia 22 de novembro de 2009 em sua casa no bairro de Adamiya, na capital iraquiana. [Fonte: Al Sharquia TV, 22 de novembro de 2009.]

.

Universidade Islâmica (situada no bairro de Adamiya de Bagdá)

.

Haizem Al Azawi: Professor da Universidade Islâmica de Bagdá (Departamento desconhecido). De 35 anos de idade e casado, foi assassinado em 13 de fevereiro de 2006 por homens armados quando regressava da Universidade para sua casa, situada no bairro de Habibiya. (Fonte: Asia Times, 3 de março, 2006).

Saadi Ahmad Zidaan Al Fahdawi: Doutor em Ciências Islâmicas e professor da Faculdade de Ciências Islâmicas da Universidade. Foi assassinado em 26 de março de 2006.

Abdel Aziz Al Yazem: Professor de Teologia Islâmica da Faculdade de Estudos Islâmicos. (Fonte: Informe da Associação de Professores Universitários do Iraque, Bagdá, março de 2006).

Saad Jasim Mohamed: Professor da Universidade Islâmica (Departamento desconhecido). Assassinado em 11 de maio de 2007 junto com seu irmão Mohamed Jassim Mohamed no distrito de al-Mansur, em Bagdá, por homens armados, identificados pela Associação de Mulás Muçulmanos como membros de um esquadrão da morte. (Fontes: Nota oficial da Associação de Mulás Muçulmanos do dia 12 de maio e fontes universitárias iraquianas à CEOSI de 13 de maio de 2007).

Qais Sabah Al-Jabouri (também citado como Kais Sabah Al-Jebory): Catedrático da Universidade Islâmica. Foi assassinado em 7 de junho de 2007 por um grupo de homens armados, os quais abriram fogo desde um veículo quando o professor deixava a universidade junto com seus colegas Alaa Jalel Essa e Saad Jalifa Al-Ani, resultando ainda morto o primeiro deles e ferido gravemente o segundo. (Fontes: http://www.iraqslogger.com/ , Nota oficial da Associação de Mulás Muçulmanos do dia 7 de junho e fontes universitárias iraquianas à CEOSI, 9 de junho de 2007).

Alaa Jalel Essa: Catedrático da Universidade Islâmica. Assassinado em 7 de junho de 2007 por um grupo de homens armados, os quais abriram fogo desde um veículo quando deixava a universidade junto com os professores Qais Sabah Al-Jabouri e Saad Jalifa Al-Ani, resultando ainda morto o primeiro deles e ferido gravemente o segundo. (Fontes: http://www.iraqslogger.com/ Nota oficial da Associação de Mulás Muçulmanos do dia 7 de junho e fontes universitárias iraquianas à CEOSI, 9 de junho de 2007).

.

Ministério da Educação Superior de Bagdá

.

(Relação de professores assassinados após o seqüestro maciço do dia 13 de novembro de 2006)*

.

Abdul Salam Suaidan Al Mashhadani: Professor de Ciências Políticas. No momento de sua morte desempenhava o cargo de Diretor da Secção de Bolsas de Estudo do Ministério da Educação Superior.

Seqüestrado no dia 13 de novembro de 2006 no ataque ao Ministério da Educação Superior em Bagdá, seu corpo foi encontrado com sinais de torturas e mutilações no dia 24 de novembro de 2006. (Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI, 26 de novembro de 2006).

Abdul Hamid Al Hadizi: Professor (especialidade desconhecida). Seqüestrado no dia 13 de novembro de 2006 no ataque ao Ministério da Educação Superior em Bagdá, foi encontrado morto com sinais de tortura e mutilações no dia 24 de novembro de 2006. (Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI, 26 de novembro de 2006).

.

* Segundo informa o Ministério da Educação Superior, das 150 pessoas seqüestradas no dia 13 de novembro por um grupo armado nas dependências do ministério, a metade delas seguem ainda desaparecidas. Segundo o Ministério, desde o inicio da ocupação 185 professores de universidades foram detidos. (Fonte: AFP, 29 de janeiro, 2007).

.

Thamer Kamel Mohamed: Diretor do Departamento de Direitos Humanos do Ministério da Educação Superior e professor universitário. O Dr. Kamel Mohamed foi assassinado em 22 de fevereiro de 2010 por um grupo de homens munidos de armas com silenciadores na rua Al-Qanat, situada na zona norte da capital, quando se dirigia ao trabalho em seu veículo. [Fonte:fontes universitárias iraquianas à CEOSI de 23 de fevereiro de 2010 e Reuters:http://www.alertnet.org/thenews/newsdesk/ALS221461.htm .]

.

Universidade de Al-Mansour (privada)

.

Amal Maamlaji: profesora de Tecnología da Informação da Universidade de Al-Mansour de Bagdad. Nascida em Kárbala e ativista dos direitos humanos no campo da mulher, foi assassinada em 2004 a tiros em uma emboscada quando conduzia seu automóvel (no veículo foram encontradas 160 balas), segundo informa seu marido Athir Haddad em uma entrevista telefônica a France24. [Fonte: France24, 4 de julho de 2008. Link: http://www.france24.com/en/20080510-iraqs-deadly-brain-drain-iraq.]

.

Institutos Universitários de Bagdá

.

Izi Al Deen Al Raui: Reitor do Instituto Árabe Universitário de Petróleo, Ministério do Petróleo. Seqüestrado e encontrado morto em 20 de novembro de 2006. (Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI, 26 de novembro, 2006).

.

BABILONIA
Universidade de Hilla

.

Jalid M. Al Janabi: Doutor em Historia Islâmica, professor da Escola Universitária de Humanidades da Universidade de Hilla.

Mohsin Sulaiman Al Ajeely: Doutor em Agronomia, professor da Faculdade de Agronomia da Universidade da Babilônia (24/12/2005).

Fleih Al Gharbawi: Professor da Faculdade de Medicina. Assassinado em Hila (capital da província da Babilônia, a 100 quilômetros ao sul de Bagdá) em 20 de novembro de 2006 por homens armados. (Fonte: fontes iraquianas à CEOSI em 20 de novembro de 2006).

Ali Al Grari (o Garar): Catedrático (departamento e faculdade desconhecidos). Assassinado em 20 de novembro de 2006 por disparos de homens armados desde um veículo na auto-estrada entre Hilla e Bagdá. (Fonte: fontes policiais iraquianas citadas por Reuters no dia 20 de novembro de 2006, veja em www.alertnet.org).

.

AT-TAMIM
Universidade de Kirkuk

.

Ahmed Izaldin Yahya: Professor da Faculdade de Engenharia da Universidade de Kirkuk. Morto na explosão de um carro-bomba nas proximidades de seu domicilio em Kirkuk no dia 16 de fevereiro de 2007. (Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI em 17 de fevereiro de 2007).

Husein Qader Omar: Professor e Decano da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Kirkuk. Assassinado em 20 de novembro de 2006 por disparos efetuados desde um veículo que se posicionou ao lado do automóvel conduzido pelo professor Omar no centro da cidade. No mesmo atentado, um colega que lhe acompanhava resultou ferido. (Fonte: frentes universitárias iraquianas à CEOSI, 21 de novembro de 2006, e fontes policiais iraquianas citadas por Reuters no dia 20 de novembro de 2006, veja em www.alertnet.org).

Sabri Abdul Jabar Mohammad: Professor da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de At-Tamim, em Kirkuk. Encontrado morto no dia 1° de novembro de 2007 em uma rua de Kirkuk após haver sido seqüestrado no dia anterior por um grupo de homens não identificados. (Fonte: fontes universitárias iraquianas para o Tribunal BRussells e à CEOSI, 2 de novembro de 2007).

Abdel Sattar Tahir Sharif: Professor da Universidade de Kirkuk (Departamento desconhecido). Abdel Sattar Tahir Sharif, de 75 anos de idade, foi assassinado no dia 5 de março de 2008 por disparos de homens armados no distrito de Shoraw, a 10 quilômetros ao noroeste de Kirkuk (Fonte: Aswat al-Iraq/Voices of Iraq: de 5 de março de 2008).

.

NÍNIVE
Universidade de Mosul

.

Abdel Yabar Al Naimi: Decano da Faculdade de Humanidades da Universidade de Mosul.

Abdul Yabar Mustafa: Doutor em Ciências Políticas, Decano da Faculdade de Ciências Políticas da Universidade de Mosul.

Abdul Aziz El-Atrachi: Doutor em Proteção de Plantas na Faculdade de Agrônomos e Florestais da Universidade de Mosul.

Eman Abd-Almonaom Yunis: Doutora em Tradução, professora da Faculdade de Humanidades da Universidade de Mosul.

Jalid Faisal Hamid Al Shijo: Doutor e professor da Faculdade de Educação Física da Universidade de Mosul.

Leila Abdu Allah Al Saad: Doutora em Direito, Decana da Faculdade de Direito da Universidade de Mosul.

Mahfud Al Kazzaz: Doutor e professor da Universidade Mosul. Assassinado em 20 de novembro de 2004.

Mohamed Yunis Thanun: Licenciado em Ciências. Professor da Faculdade de Educação Física da Universidade de Mosul.

Munir Al Jiero: Doutor em Direito e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Mosul. Esposo da Doutora Leila Abdu Allah al-Saad, também assassinada.

Muwafek Yahya Hamdun: Vice-decano e professor da Faculdade de Agronomia da Universidade de Mosul. (Fonte: al-Hayat, 28 de fevereiro de 2006).

Omar Miran: Licenciado em Direito pela Universidade Bagdá (1946). Doutor em Historia pela Universidade de Paris (1952) e catedrático de Historia da Universidade de Mosul especializado em Historia dos Povos do Oriente Médio. Assassinado junto com sua mulher e seus três filhos por disparos de desconhecidos em fevereiro de 2006.
Naif Sultan Saleh: Professor do Instituto Técnico da Universidade de Mosul. (Fonte: Informe da Associação de Professores Universitários do Iraque, Bagdá, março de 2006).

Natek Sabri Hasán: Diretor do Departamento de Mecanização Agrônoma da Faculdade de Agronomia, Universidade de Mosul. (Fonte: Informe da Associação de Professores Universitários do Iraque, Bagdá, março de 2006).

Noel Petros Shammas Matti: Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Mosul. Casado e pai de duas filhas, foi seqüestrado e posteriormente encontrado morto em 4 de agosto de 2006.

Noel Butrus S. Mathew: Doutor. Catedrático do Instituto da Saúde da Universidade de Mosul.

Ahmad Hamid Al Tai: Catedrático e Diretor do Departamento de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Mosul. Assassinado em 20 de novembro de 2006 por homens armados que interceptaram seu veículo quando regressava a sua casa. (Fonte: fontes iraquianas à CEOSI em 20 de novembro de 2006).

Kamel Abdul Husein: Vice-decano e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Mosul. Assassinado em 11 de janeiro de 2007. (Fonte: fontes universitariasn iraquianas à CEOSI, 23 de janeiro de 2007).

Talal Younis: Catedrático e Decano da Faculdade de Ciências Políticas da Universidade de Mosul. Assassinado na manhã de 16 de abril de 2007 na entrada principal da Faculdade. Com apenas meia hora de diferença, nesse mesmo dia foi assassinado também Jaafer Hassan Sadeq, catedrático do Departamento de Historia da Faculdade de Letras dessa mesma Universidade, que foi abatido em seu domicilio. (Fontes: fontes universitárias iraquianas à CEOSI e http://www.almosul.org/000_Mosul_Observer.htm]

Jaafer Hassan Sadeq: Catedrático do Departamento de Historia da Faculdade de Letras da Universidade de Mosul. Assassinado na manhã ddl 16 de abril de 2007 em seu domicilio no distrito de al-Kafaaat, ao noroeste de Mosul. Com apenas meia hora de diferencia, nesse mesmo dia foi também assassinado Talal Younis, Decano da Faculdade de Ciências Políticas da mesma universidade, morto a tiros na entrada principal da Faculdade.

(Fontes: fontes universitárias iraquianas à CEOSI e http://www.almosul.org/000_Mosul_Observer.htm )
Ismail Taleb Ahmed: Professor da Faculdade de Magistério da Universidade de Mosul. Assassinado no dia 2 de maio de 2007 quando ia de seu domicilio à Faculdade. (Fonte: http://www.almosul.org/000_Mosul_Observer.htm, 2 de maio de 2007).

Nidal Al-Asadi: Catedrático do Departamento de Computação da Faculdade de Ciências da Universidade de Mosul. Morto instantaneamente por disparos de homens armados no distrito al-Muhandiseen, segundo fontes policiais de Mosul. (Fontes: INA, 2 de maio de 2007, e fontes iraquianas para o Tribunal BRussells, 3 de maio de 2007).

Abdul Kader Ali Abdullah: Professor do Departamento de Árabe da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Mosul. Encontrado morto em 26 (ou 25) de agosto de 2007 após haver sido seqüestrado durante os cinco dias anteriores por um grupo de homens armados não identificados. (Fonte: fontes universitárias para o Tribunal BRussells e à CEOSI, 26 e 27 de agosto de 2007 respectivamente).

Desconhecido: Professor da Universidade de Mosul morto na explosão de dois carros-bomba estacionados nas proximidades do campus desta Universidade no dia 1° de outubro de 2007, atentados nos quais resultaram feridas outras seis pessoas, entre elas, quatro estudantes. (Fonte: KUNA, 1° de outubro de 2007).

Aziz Suleimán: Professor do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Sociologia de Mosul. Assassinado em Mosul em 22 de janeiro de 2008. (Fonte: fontes iraquianas universitárias à CEOSI, 24 janeiro de 2008).

Jalil Ibrahim Ahmed al-Naimi: Diretor do Departamento de ‘Sharia’ (Lei islâmica) da Universidade de Mosul. Al-Naimi foi assassinado por disparos de homens armados quando voltava do trabalho para sua casa em Mosul em 30 de janeiro de 2008. (Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI e Tribunal BRussells, http://heyetnet.org/en e al-Quds al-Arabi, 31 de janeiro de 2008).

Faris Younis: professor da Faculdade de Agricultura da Universidade de Mosul. O Dr. Younis morreu assassinado em 2 de junho de 2008 pela explosão de uma bomba colocada em seu carro. Diversas fontes denunciaram a detenção de dezenas de professores e estudantes universitários de Mosul por parte de paramilitares da Organização Badr (milícia do Conselho Supremo Islâmico do Iraque e peshmerga curdos durante a ocupação da cidade por forças iraquianas e estadunidenses no final de maio. [Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI de 3 de junho de 2008.

Walid Saad Allah Al-Mouli: professor da Universidade de Mosul (Departamento desconhecido). Walid S. A. Al-Mouli foi abatido a tiros em 15 de junho de 2008 por um grupo de homens armados enquanto se dirigia ao trabalho na universidade vindo de seu domicilio no bairro de Al-Habdaa, em Mosul, cidade situada a 405 quilômetros ao norte de Bagdá. Dois de seus filhos foram também feridos com extrema gravidade no atentado, segundo informaram fontes policiais iraquianas. Além disso, dois estudantes desta mesma Universidade de Mosul resultaram mortos no dia 16 de junho no próprio campus quando ls forças de segurança iraquianas tentavam detê-los. [Fonte: Aswat al-Iraq / Voices of Iraq de 16 de junho de 2008: http://www.iraqupdates.com/p_articles.php?refid=DH-S-16-06-2008&article=32454 y

http://www.iraqupdates.com/p_articles.php?refid=DH-S-17-06-2008&article=32528.]
Ahmed Murad Shehab: professor da Faculdade de Admistração e Economia da Universidad de Mosul. Ahmed Murad Shehab foi assasinado em março (data desconhecida) no distrito de al-Nur da cidade de Mosul. [Fonte: http://www.presstv.ir/ de 21 de abril de 2009.]

Identidade desconhecida: Profesora de Direito da Universidade de Mosul. Em 21 de abril um grupo de homens armados assassina em frente a sua casa no distrito al-Intissar de Mosul a uma professora de Direito da Universidade desta cidade. A polícia iraquiana se negou a dar a identidade da vítima. [Fonte: http://www.presstv.ir/ de 21 de abril de 2009.]

Identidade desconhecida: Professor da Universidade de Mosul. Eml 24 de mayo um grupo de homens armados emboscaram e mataram a tiros um professor da Universidade de Mosul próximo de seu domicilio, no distrito de al-Andalus desta cidade. A identidade do docente assassinado não foi revelada. [Fonte: http://www.nytimes.com/ , The New York Time , 24 de maio de 2009.]

.

AL-QADISIYAH
Universidade de Diwaniya

.

Hakim Malik Al Zayadi: Doutor em Filologia Árabe, professor de Literatura Árabe na Universidade de Al Qadisyia (24/07/2005, nascido em Diwaniya, foi assassinado em Latifiya quando viajava desde Bagdá).

Mayed Husein: Médico docente da Faculdade de Medicina, Universidade de Diwaniya. (Fonte: Informe da Associação de Professores Universitários do Iraque, Bagdá, março de 2006).

Salih Abed Hassoun: Decano da Faculdade de Direito da Universidade de Al-Qadisiyah. Salih Abed Hassoun foi assassinado a tiros por um grupo de homens armados no dia 7 de julho de 2008 quando conduzia seu veículo pelo centro de Bagdá. [Fonte: http://www.mcclatchydc.com/212/story/43415.html de 8 de julho de 2008.]

.

BASORA
Universidade de Basora

.

Abdel Al Munim Abdel Mayad: Licenciado e professor da Universidade de Basora.

Abdel Gani Assaadun: Licenciado e professor da Universidade de Basora.

Abdul Alah Al Fadhil: Doutor, professor e Vice-decano da Faculdade de Medicina da Universidade de Basora.

Abdul-Huseín Nasir Jalaf: Doutor em Agronomia, professor do Centro de Investigações sobre Palmeiras Datileras da Faculdade de Agronomia da Universidade de Basora.

Alaa Daoud: Doutor em Ciências, professor e Diretor Científico da Universidade de Basora (20/07/2005). (Igualmente aparece como professor de Historia).

Ali Galib Abd Ali: Licenciado em Ciências, ajudante de cátedra na Escola de Engenharia da Universidade de Basora.
Asaad Salem (ou Salam) Shrieda
: Doutor em Engenharia, professor e Decano da Escola de Engenharia da Universidade de Basora.

Faysal Al Assadi: Doutor em Agronomia, professor na faculdade de Agronomia, Universidade de Basora.

Gassab Jabber Attar: Licenciado em Ciências, professor da Escola de Engenharia da Universidade de Basora.


Haidar Al Baaj
: Doutor em Cirurgia, Diretor do Hospital Universitário da Universidade de Basora.

Haidar Taher: Doutor e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Basora.


Huseín Yasín
: Doutor em Física, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Basora (18/02/2004, assassinado em seu domicilio na frente de sua família).

Jaled Shrieda: Doutor em Engenharia, Decano da Escola de Engenharia da Universidade de Basora.
Jamhour Al Zargani
: Doutor em Historia, Diretor do Departamento de Historia da Faculdade de Educação da Universidade de Basora (19/08/2005).

Kadim Mashut Awad: Professor associado do Departamento de Solos da Faculdade de Agricultura (12/2005).
Karim Hassani:
Doutor e professor da faculdade de Medicina da Universidade de Basora.
Kefaia Huseín Saleh
: Doutor em Filologia Inglesa, professor da Faculdade de Ciências da Educação, Universidade de Basora.

Mohamed Al Hakim: Doutor em Farmácia, professor e Decano da Faculdade de Farmácia da Universidade de Basora.
Mohamed Yassem Badr
: Doutor, professor e Reitor da Universidade de Basora.

Omar Fakhri: Doutor e professor de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Basora.

Saad Alrubaiee: Doutor e professor de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Basora.

Yaddab Al Hajjam: Doutor em Ciências da Educação e professor da Faculdade de Ciências da Educação, Universidade de Basora.

Zanubia Abdel Husein: Doutora em Veterinária, professora da Faculdade de Veterinária da Universidade de Basora.
Jalil Ibrahim Almachari
: Professor da Universidade de Basora (Departamento desconhecido). Assassinado em 20 de março de 2006 após criticar em uma conferencia pública a situação que vive Iraque. (Fonte em árabe: www.alkader.net/mars/abbas_060321.htm)
Abdullah Hamed Al Fadel
: Doutor em Medicina, professor de Cirurgia e Vice-decano da Faculdade de Medicina da Universidade de Basora. Morto em janeiro de 2006. (Fonte: fontes universidades iraquianas).

Fuad Al-Daján: Doutor em Medicina, professor de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Basora. Morto no começo de março de 2006. (Fonte: fontes universidades iraquianas).

Saad Al-Shahín: Doutor em Medicina, professor de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da Universidade de Basora. Morto no inicio de março de 2006. (Fonte: fontes universidades iraquianas).

Jamhur Karim Jamas: professor da Faculdade de Letras, Universidade de Basora. (Fonte: Informe da Associação de Professores Universitários do Iraque, Bagdá, março de 2006).

Karim Mohsen: Doutor e professor do Departamento de Apicultura da Faculdade de Agronomia, Universidade de Basora. Assassinado em 10 de abril de 2006. Trabalhava no campo da produção de mel de abelhas. Docentes e estudantes da Faculdade convocam uma manifestação em protesto por seu assassinato. (Fonte: al-Basrah.net, 11 de abril, 2006).

Waled Kamel: Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Basora. Assassinado em 8 de maio de 2006. Outros dois professores foram feridos no ataque, um deles gravemente (Fonte: al-Quds al-Arabi: 9 de maio, 2006].

Ahmad Abdul Kader Abdullah: Professor da Faculdade de Ciências, Universidade de Basora. Seu corpo foi encontrado em 9 de junho de 2006. (Fonte: fontes universitárias iraquianas á CEOSI, 10 de junho, 2006).
Kasem Yusuf Yakub
: Diretor do Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade de Basora. Assassinado em 13 de junho de 2006 à saída da universidade. (Fontes: fontes universitárias iraquianas à CEOSI em 14 de junho de 2006 e al-Quds al-Arabi de 16 de junho, 2006]

Ahmad Abdul Wadir Abdullah: Catedrático da Faculdade de Química da Universidade de Basora. Assassinado em 10 de junho. (Fonte: Informe da UNAMI, 1° de maio a 30 de junho, 2006]

Kathum Mashhout: Professor de Edafologia da Faculdade de Agricultura da Universidade de Basora. Assassinado em Basora em dezembro de 2006 (dia desconhecido). (Fonte: fontes iraquianas à CEOSI, 12 de dezembro, 2006).

Mohamed Aziz Alwan: Professor de Desenho Artístico da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Basora. Assassinado por homens armados no dia 26 de maio de 2007 enquanto caminhava por uma rua da cidade. (Fonte: Fontes universitárias iraquianas à CEOSI de 1° de junho de 2007).

Firas Abdul Zahra: Professor da Faculdade de Educação Física da Universidade de Basora. Assassinado por homens armados em sua casa em 18 de julho de 2007, resultando também ferida sua esposa. (Fonte: fontes universitárias para o Tribunal BRussells, 26 de agosto de 2007).

Muayad Ahmad Jalaf: Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Basora. Seqüestrado no dia 10 de setembro de 2007 por um grupo de homens armados que se utilizaram d três automóveis, um deles com placa oficial, e encontrado morto em um subúrbio desta cidade no dia seguinte. (Fonte: fontes universitárias iraquianas para o Tribunal BRussells, 12 de setembro de 2007).

Jaled Naser Al-Miyahi: Professor de Medicina de Neurocirurgia da Universidade de Basora. Assassinado em março em data desconhecida, seu cadáver apareceu no dia seguinte ao do seqüestro por um grupo de homens armados em una rua de Basora, sem que tenha havido tentativa de negociar seu resgate, segundo informa em um comunicado o Centro de Direitos Humanos de Bagdá. (Fonte: Al-Basrah (http://www.albasrah.net/) de 12 de março de 2008).

Youssef Salman: professor de Engenharia da universidade de Basora. Assassinado a tiros em 2006 quando regressa a sua casa acompanhado de outros três professores, que saíram ilesos do ataque, segundo informa su viúva Ibtissem Yakoub em uma entrevista telefônica a France24. [Fonte: France24, 4 de julho de 2008. Source: http://www.france24.com/en/20080510-iraqs-deadly-brain-drain-iraq.]

.

Institutos Superiores de Basora

.

Mohamed Kasem: Doutor em Engenharia, professor do Instituto Técnico de Basora.

Sabah Hachim Yaber: Professor do Instituto Técnico de Basora.

Salah Abdelaziz Hashim: Doutor e professor de Belas Artes do Instituto Técnico de Basora, Universidade de Basora. Seqüestrado na terça-feira 4 abril e encontrado morto por impactos de bala no dia seguinte. Segundo outra fonte, a morte d professor Hashim teria ocorrido durante disparos efetuados por homens armados do interior de um veículo, ataque em que teria resultado feridos vários estudantes. (Fontes: fonte universitária do Iraque à CEOSI em 6 de abril, az-Zaman, 6 de abril, al-Quds al-Arabi, 7 de abril, 2006).

.

TIKRIT
Universidade de Tikrit

.

Basem Al Mudares: Doutor em Ciências Químicas e professor da Faculdade de Ciências, da Universidade de Tikrit. Seu corpo mutilado foi abandonado na cidade de Samarra em 21 de julho de 2004.

Fathal Mosa Hussine: Doutor e Catedrático da Faculdade de Educação Física da Universidade de Tikrit.

Mahmud Ibrahim Huseín: Doutor em Ciências Biológicas e professor da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Tikrit.

Madloul Albazi: Universidade de Tikrit. Departamento e Faculdade desconhecidos. (Fonte: Informe da Associação de Professores Universitários do Iraque, Bagdá, março de 2006).

Mojbil Achaij Issa Al Jaburi: Professor de Direito Internacional da Faculdade de Direito, Universidade de Tikrit. (Fonte: Informe da Associação de Professores Universitários do Iraque, Bagdá, março de 2006).

Damin Husein Al Abidi: Professor de Direito Internacional da Faculdade de Direito, Universidade de Tikrit. (Fonte: Informe da Associação de Professores Universitários do Iraque, Bagdá, março de 2006).

Harit Abdel Yabar As Samrai: doutorando da Faculdade de Engenharia, Universidade de Tikrit. (Fonte: Informe da Associação de Professores Universitários do Iraque, Bagdá, março de 2006).

Farhan Mahmud: Professor da Faculdade de Teologia da Universidade de Tikrit. Desaparecido após ser seqüestrado no dia 24 de novembro de 2006. (Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI, 26 de novembro, 2006).

Mustafa Khudhr Qasim: Catedrático da Universidade Tikrit (Departamento desconhecido). Seu corpo decapitado foi deixado em al-Mulawatha, ao leste da cidade de Mosul, no dia 21 de novembro de 2007.

Fontes: Al-Mosul Observer de 22 de novembro de 2007: http://www.almosul.org/ , e fontes universitárias iraquianas para o Tribunal BRussells e à CEOSI, 22 e 25 de novembro de 2007 respectivamente).

Taha Abdul Razak Al Ani: Doutor e professor de Estudos Islâmicos da Universidade de Tikrit. O cadáver de Razak Al Ani foi deixado em 15 de maio de 2008 em um veículo abandonado em uma auto-estrada próxima do subúrbio de al-Adel da capital junto com o do xeique Mahmud Talb Latif Al Jumaily, membro da Comissão de Cientistas Muçulmanos. [Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI de 18 de maio de 2008 a partir de informações da mídia iraquiana.]

.

DIYALA
Universidade de Baquba

.

Taleb Ibrahim Al Daher: Doutor em Ciências Físicas, Catedrático e Decano da Faculdade de Ciências da Universidade de Diyala (21/12/2004).

Lez Mecchan: Assassinado em 19 de abril de 2006 junto com sua esposa Mis e outro colega. Departamento desconhecido, Universidade de Baquba. (Fontes: DPC e EFE, 19 de abril, 2006).

Mis (sobrenomes desconhecidos]: Professora e esposa do professor Lez Mecchan, ambos assassinados junto com um colega em 19 de abril de 2006. Departamento desconhecido, Universidade de Baquba. (Fontes: DPC e EFE, 19 de abril, 2006).

Salam Ali Husein: Departamento desconhecido, Universidade de Baquba. Assassinado em 19 de abril de 2006 junto com dois outros colegas (Fontes: DPC e EFE, 19 de abril, 2006).

Meshhin Hardan Madhlom Al-Dulaimy: Catedrático, Departamento desconhecido, Universidade de Baquba, assassinado no final de abril segundo informa o ministério da Educação Superior iraquiano. (Fonte: fonte universitária no Iraque à CEOSI de 10 de maio, 2006).

Abdul Salam Ali Al-Mehdawi: Catedrático, Departamento desconhecido, Universidade de Baquba, assassinado no final de abril segundo informa o ministério da Educação Superior iraquiano. (Fonte: fonte universitária no Iraque à CEOSI de 10 de maio, 2006).

Mais Ganem Mahmud: Professora, Departamento desconhecido, Universidade de Baquba, assassinada no final de abril segundo informa o ministério da Educação Superior iraquiano. (Fonte: fonte universitária no Iraq à CEOSI de 10 de maio, 2006).

Satar Jabar Akool: Professor, Departamento desconhecido, Universidade de Baquba, assassinado no fim de abril segundo informa o ministério da Educação Superior iraquiano. (Fonte: fonte universitária no Iraque à CEOSI em 10 de maio, 2006).

Mohamed Abdual Redah Al Tamemmi: Diretor do Departamento de Língua Árabe da Faculdade de Educação da Universidade de Baquba. Assassinado em 19 de agosto de 2006 junto com outro professor, o catedrático do mesmo Departamento Kreem Slman Al Hamed Al Sadey, de 70 anos de idade; um terceiro professor do mesmo Departamento consegue salvar sua vida no ataque de um grupo de quatro homens armados. (Anteriormente registrado como: "Mohamed al-Tamimi: Cargo desconhecido, Universidade de Baquba. Assassinado em agosto. Sua morte e a de outro professor dá origem a um protesto de estudantes e docentes da Universidade (Fonte: World Socialist Web Site de 12 de setembro, 2006, citando pelo diário iraquiano az-Zamán]") (Fonte: frentes universitárias iraquianas à CEOSI, 25 de dezembro de 2006).

Karim al-Saadi: Cargo desconhecido, Universidade de Baquba. Assassinado em agosto. Sua morte e a de outro professor dão origem a um protesto de estudantes e docentes da Universidade (Fonte: World Socialist Web Site de 12 de setembro, 2006, citando pelo diário iraquiano az-Zamán]

Kreem Slman Al Hamed Al Sadey: Catedrático dl Departamento de Língua Árabe da Faculdade de Educação da Universidade de Baquba, de 70 anos de idade. Assassinado em 19 de agosto de 2006 junto com Mohamed Abdual Redah Al Tamemmi, Diretor do mencionado Departamento; um terceiro professor do mesmo Departamento consegue salvar sua vida no ataque de um grupo de quatro homens armados. (Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI, 25 de dezembro de 2006).

Hasan Ahmad: Professor da Faculdade de Magistério da Universidade de Baquba. Assassinado em 8 de dezembro de 2006. (Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI, dezembro de 2006).

Ahmed Mehawish Hasan: Professor do Departamento de Árabe da Faculdade de Educação da Universidade de Baquba. Assassinado em dezembro (data não determinada). (Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI, 25 de dezembro de 2006).

Walhan Hamid Fares Al-Rubai: Decano da Faculdade de Educação Física da Universidade de Diyala. Hamid Al-Rubai foi assassinado por disparos de um grupo de homens armados em seu escritório em 1° de fevereiro de 2007; segundo uma fonte, seu filho resultou igualmente morto. (Fonte: Reuters e Islamomeno, 1° e 3 de fevereiro, respectivamente, e fontes universitárias iraquianas à CEOSI, 2 de fevereiro de 2007).

Abdul Ghabur Al-Qasi: Professor de Historia da Universidade de Diyala, em Baquba. Seu corpo foi encontrado pela polícia no dia 10 de abril de 2007 no rio Diyala, que atravessa a cidade, junto com outros 31 cadáveres de pessoas seqüestradas. (Fonte: az-Zamán, 11 de abril, 2007).

Jamal Mustafa: Catedrático e Diretor do Departamento de Historia da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Diyala (Baquba). Seqüestrado em seu domicilio da cidade de Baquba em 29 de outubro de 2007 por um grupo de homens armados que se deslocavam em três veículos. (Fonte: fontes universitárias iraquianas para o Tribunal BRussells, 30 de outubro de 2007).

.

AL-ANBAR
Universidade de Ramadi

.

Abdel Karim Mejlef Saleh: Doutor em Filologia, professor da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Al Anbar.

Abdel Mayid Hamed Al Karboli: Professor da Universidade de Ramada (dezembro 2005).

Ahmad Abdl Hadi Al-Rawi: Doutor em Biologia, Catedrático da Escola de Agronomia da Universidade de Al Anbar.

Ahmad Abdul Alrahman Hameid Al-Jhbissy: Doutor em Medicina, Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Al Anbar.

Ahmed Abbas Al Weis: Professor da Universidade de Ramadi. Em 25 de agosto de 2009 um grupo de homens armados, vestidos com uniformes militares, asassinam o professor Ahmed Abbas Al-Weis nas proximidades de sua casa, no distrito de Al Zeidan. [Fonte:http://www.khaleejtimes.com/DisplayArticleNew.asp?col=&section=

middleeast&xfile=data/middleeast/2009/August/middleeast_August616.xml , Khaleej Times Online, 25 de agosto de 2009.]

Ahmed Saadi Zaidan: Doutor em Ciências da Educação, Universidade de Ramadi (fevereiro de 2005).

Hamed Faisal Antar: Professor da Faculdade de Direito (12/2005).

Naser Abdel Karem Mejlef Al Dulaimi: Departamento de Física, Faculdade de Magistério (12/2005).

Raad Ojssin Al Binow: Doutor em Cirurgia, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Al Anbar.

Shakir Mahmmoud Jasim: Doutor em Agronomia, professor da Escola de Agronomia da Universidade de Al Anbar.

Nabil Hujazi: Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Ramadi, al-Anbar. Assassinado em junho de 2006. (Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI, 20 de junho de 2006 e confirmado pelo ministério iraquiano de Educação Superior).

Nasar Al Fahdawi: Professor da Universidade de Ramadi (Departamento e Faculdade desconhecidos). Assassinado em 16 de janeiro de 2006. (Fonte: fontes universitárias iraquianas à CEOSI, dezembro de 2006).
Jalid Jubair Al-Dulaimi: Professor da Faculdade de Engenharia (Departamento desconhecido) da Universidade de Ramadi. Assassinado em 27 de abril de 2007. (Fonte: fontes iraquianas para o Tribunal BRussells, 3 de maio de 2007).

.

Universidade de Faluya

.

Saad al-Mashhadani: Professor da Universidade de Faluya (Faculdade desconhecida). Al-Mashhadani resultou gravemente ferido no dia 26 de dezembro de 2009 em Faluya em um ataque de um grupo de homens armados quando que resultou morto seu irmão. Se trata do primeiro caso registrado de tentativa de assassinato de um docente da Universidade de Faluya, cidade situada na província de al-Anbar. [Fonte: The Washington Post, 27 de dezembro de 2009 http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2009/ 12/26/AR2009122601493.html?wpisrc=newsletter .]

.

NAYAF
Universidade de Kufa

.

Jawla Mohamed Taqi Zwain: Doutora em Medicina. Professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Kufa.
Shahlaa Al-Nasrawi: Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Kufa. Assassinada em 22 de agosto por membros de uma milícia religiosa. (Fonte: fontes universitárias à CEOSI, 27 de agosto de 2007).

Adel Abdul Hadi: Catedrático de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Kufa (Nayaf). Assassinado por um grupo de homens armados no dia 28 de outubro de 2007 quando regressava a seu domicilio vindo da Universidade. (Fonte: fontes universitárias iraquianas para ol Tribunal BRussells, 30 de outubro de 2007).

.

KARBALA
Universidade de Kárbala

.

Kasem Mohamed Ad Dayni: Professor do Departamento de Psicologia da Faculdade de Pedagogia da Universidade de Kárbala. Assassinado em 17 de Abril de 2006. (Fonte: www.albadeeliraq.com]

.

UNIVERSIDADE A DISTANCIA

.

Kareem Ahmed Al-Timmi: Diretor do Departamento de Língua Árabe da Faculdade de Educação da Universidade a Distancia. Assassinado no día 22 de fevereiro de 2007 em Bagdá.

.

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO TÉCNICA

.

(Instancia docente integrada ao ministério de Educação Superior. Tem seus escritórios centrais no bairro de al-Mansur em Bagdá e dela dependem cerda de vinte institutos técnicos espalhados pela capital e províncias do centro e sul do país)

.

Aamir Ibrahim Hamza: Licenciado em Engenharia Eletrônica e professor do Instituto Técnico.

Mohamed Abd Al Huseín Wahed: Doutor em Turismo e professor do Instituto de Administração.

Mohamed Saleh Mahdi: Licenciado em Ciências e professor do Centro de Investigações do Câncer. Assassinado em novembro de 2005.

.

CARGOS INSTITUCIONAIS

.

Emad Sarsam: Doutor em Cirurgia e membro do Conselho Árabe de Medicina.

Faiz Ghani Aziz: Doutor em Agronomia e Diretor Geral da Companhia de óleo Vegetal Iraquiana. Assassinado em setembro de 2003.

Isam Said Abd Al Halim: Assessor geológico do Ministério da Construção.

Kamal Al Jarrah: Licenciado em Filologia Inglesa, investigador, escritor e Diretor Geral do Ministério de Educação.

Raad Abdul-Latif Al Saadi: Doutor em Língua Árabe e assessor ministerial de Educação Superior e Investigação Científica do Ministério da Educação.

Shakier Al Jafayi: Doutor em Administração e Diretor do Departamento de Normatização e Controle de Qualidade do Conselho do Iraque.

Wajeeh Mahjub: Doutor em Educação Física e Diretor Geral de Educação Física do Ministério da Educação.

Wissam Al Hashimi: Doutor em Geologia Petrolífera, Presidente do Sindicato Árabe de Geólogos e especialista do Ministério Iraquiano do Petróleo para as reservas no Iraque.

.

UNIVERSIDADE DESCONHECIDA

.

Amir Mizhir Al Dayni: Catedrático de Telecomunicações.

Jaled Ibrahim Said: Doutor em Física.

Mohamed Al Adramli: Doutor em Ciências Químicas.

Mohamed Munim Al Izmerly: Doutor em Ciências Químicas. Morto em conseqüência das torturas a que foi submetido durante sua detenção levada a cabo por forças estadunidenses. Seu cadáver foi enviado ao necrotério de Bagdá e a causa da morte foi inicialmente registrada como "hemorragia cerebral".

Nafi Aboud: Catedrático de Literatura Árabe.

.

OUTROS CASOS

.

Jalil Al-Zahawi (ou Khalil Al-Zahawi): Nascido em 1946, o mais reputados calígrafo do Iraque e um dos mais importantes do mundo arabo-mussulmano, professor desta forma de expressão artística em vários países árabes durante a década dos anos 90. Assassinado no distrito de Novo Bagdá da capital em 19 de maio de 2007 por um grupo de homens armados. Enterrado em Diyala, de onde era oriundo. [Fonte: BBC News, 22 de maio de 2007. Veja-se sua biografia em: http://en.wikipedia.org/wiki/Khalil_al-Zahawi .]

_____________________________________________________________

Notas:

1. Veja en inglês: List of Iraqi academics assassinated in Iraq during the US-led occupation Academics assassinated: 295

2. Veja em IraqSolidaridad: Dirk Adriaensens: Profesores iraquíes en zona de muerte: La necesidad de una investigación internacional independiente - Al menos 224 sanitarios han sido asesinados desde el inicio de la ocupación

3. CEOSI (Campanha Estatal contra a Ocupação e pela Soberania do Iraque (N.T.)

_________________________________________________________

Original em IraqSolidariedad

Tradução: Rosalvo Maciel

Topo


Título: BVC

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.