Além do Cidadão Kane

quinta-feira, 18 de março de 2010

Escola Latino-Americana de Medicina em Cuba tem uma matrícula de 10 mil estudantes

A Escola Latino-Americana das Ciências Médicas (ELAM) de Cuba completou dez anos de criada e conta com uma matrícula de 10 mil estudantes de dezenas de países, que recebem a preparação acadêmica sem custo algum para os seus familiares.

"A nossa matrícula atual é de perto de 10 mil jovens. Já fizemos cinco formaturas (dos que concluíram o programa de seis anos) com 7.248 formados de 28 países", comentou a vice-reitora acadêmica, Midalys Castilla.

Atualmente, estudam jovens de 55 países — pois entraram alguns de países africanos e até de pequenas ilhas do Pacífico — e 75% deles são filhos de operários e camponees; além de estarem presentes bolsistas de 104 comunidades originárias da América Latina.

A única coisa que se exige aos jovens (com idades que flutuam entre 17 e 25 anos) é que, depois de formados, retornem as suas localidades ou bairros humildes para trabalharem nelas e retribuírem o aprendido.

Com os primeiros 34 jovens estadunidenses formados criou-se uma situação tal que obrigou a ELAM a obter um credenciamento da Junta Médica da Califórnia, para que seus títulos tivessem valor. Atualmente, estudam nesse centro 113 jovens desse país.

Ainda, em Cuba há 11 000 bolsistas do projeto ALBA, da Aliança Bolivariana para as Américas, formada pela Venezuela, Bolívia, Equador e outros países.

De início, "houve uma forte resistência nalguns países por parte dos Colégios Médicos", disse a vice-reitora acadêmica, durante um percurso pelas instalações da ELAM, na periferia de Havana.

Indicou que a preocupação das associações de médicos foi diminuindo, na medida em que perceberam que esses colegas retornavam a seus povoados, aonde realmente outros médicos não tinham interesse de trabalhar.

"Inclusive, governos da região que reagiram com desconfiança perante o projeto — disfarçada ou não —modificaram depois a sua percepção", disse Castilla.

Em países como Honduras, México, Brasil e Argentina os próprios jovens têm que batalhar para que seus títulos sejam reconhecidos. Porém, aos poucos, as universidades, as associações médicas e os governos têm vindo a ceder. Em troca, em Espanha, o reconhecimento do diploma é automático.

"Estamos num momento importante quanto à validação do programa", disse Castilla,

As aulas começaram em fevereiro de 1999 com 1.900 jovens, nomeadamente da América Central. Na época, a passagem de dois furacões abalou duramente as populações pobres dos países dessa região.

O então presidente Fidel Castro assegurou que tinha chegado a hora de começar a formação de profissionais "humanistas" comprometidos com suas comunidades, um verdadeiro "exército de batas blancas".

Atualmente, os estudantes e os já formados trabalham com o objetivo de fundar uma associação internacional que os reúna.

Original em Granma
Topo

4 comentários:

Fernando disse...

Com todo o respeito, mas me desculpe usar desse espaço para fazer uma crítica. Não vou comentar sobre a postagem.
O que me chama a atenção é o senhor se dizer comunista e colocar no seu blog o link do partido de direita, reformista, nacionalista burguês PCdoB.

Haroldo Lima = entrega do petróleo ao imperialismo.
Aldo Rabelo = "presidente" por um dia da gerência de submissão nacional de Lula.
PCdoB = apoio à candidatura de Lula, Dilma, sociais-democratas.
UJS = apoio a candidatura de Eduardo Paes no Rio, o prefeito do choque de ordem.
PCdoB = apoio a demagogia das Olímpiadas que irão ocorrer um 2016 no Rio. Festa dos monopólios.
Jandira Feghalli = esbanja feminismo burguês.

O que há de marxista e revolucionário aí? O PCdoB é o que há de mais revisionista à nível latino-americano. Se tornou um mero partido entre tantos de direita. Vc são marxistas? Querem tomar o poder para o proletariado? Não? Então não são comunistas.

Viva Pedro Pomar, Mauricio Grabois, Angelo Arroyo e guerrilheiros do Araguaia!!
Abaixo as crias revisionistas de João Amazonas!

O Velho Comunista disse...

Meu caro Fernando: gostaria de lembrá-lo que os citados João Amazonas, Pedro Pomar, Mauricio Grabois, Angelo Arroyo foam integrantes do PCdoB e que a Guerrilha do Araguaia foi organizada por esse Partido. O marxismo nos ensina sobre a dinâmica da história e a fazer a análise histórica a partir do momento em que os fatos ocorrem. Portanto, não há nenhuma incoerência na conduta ideológica do PCdoB no momento atual onde se posiciona no campo de apoio ao governo do Presidente Lula - com a crítica a certas posturas, como, por exemplo, na área econômica -, uma vez que essa é a alternativa menos ruim para o país. Uma conduta de oposição a um governo indubitavelmente popular levaria ao alinhamento com a extrema direita como ocorre com os partidos "esquerdistas" - PSOL, PSTU e PV, por exemplo. A ideia da Revolução armada preconizada por Lenin está sendo questionada com o advento da Revolução Bolivariana.
Obrigado pela sua participação e retorne sempre.

fernando disse...

Agredeço por publicar meu post.
Lembrando que na quedo do comitê central do PCdoB em 1976 o único que sobreviveu foi o Amazonas (porque será?) e ele mesmo foi o principal dirigente que conduziu o partido a ser o que é hoje. Gostaria de dizer que adaptar o marxismo à realidade concreta é uma coisa e revisionar o marxismo é outra. A violência revolucionária é um dos fundamentos principais dessa ideologia, como Lenin bem deixa claro em "O Estado e a Revolução". A gerência Lula matou mais camponeses que FHC, nunca os banqueiros enriqueceram tanto como mo governo Lula. Isso é progresso? É o menos pior? Acho que não.
No congresso do PCdoB estava presente o partido socialista da Gréica (revisionista) que hoje aplica a mais brutal redução de salário contra os trabalhadores e tem gerado protestos no país.
Na Índia, os maoístas guiam o povo a tomar o Poder e voces recebem o partido revisionista de lá em seu congresso. Partido revisionista que aliás mandou executar camponeses que não queriam se retirar duma área onde moravam que estava sendo vendida irregularmente pra uma multinacional. Lá na Índia os revisionistas estão nesse governo fascista e voces o recebem de braços abertos.
Sem mais delongas, para não incomodar esse é o último comentário.
Abraço.

fernando disse...

Só para concluir, andei procurando na internet alguma coisa que explicasse melhor o que eu quero dizer. Achei esse texto num jornal chamado A Nova Democracia. Se tiver tempo dê uma lida. Segue o link.

http://www.anovademocracia.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2563&Itemid=105

Não precisa publicar esse último post.

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.