Além do Cidadão Kane

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A HORA E A VEZ DO LÍBANO

Israel ataca sul libanês depois de divulgar disparos de mísseis
.
Tel Aviv, 14 jan (Prensa Latina) Israel lançou hoje oito obuses contra o sul do Líbano depois de divulgar que pelo menos três mísseis Katyusha atingiram o norte de seu território, aparentemente como represália por sua brutal agressão a Gaza.
.
Um porta-voz do exército hebreu confirmou que forças de artilharia responderam de imediato à “ fonte dos disparos” de projéteis que caíram ao norte, como em 8 de janeiro, ainda que nesta ocasião em áreas vazias e sem causar vítimas.
.
Esses disparos fizeram temer novamente a eventual abertura de uma segunda frente na guerra imposta por Tel Aviv ao território palestino, onde em 19 dias morreram 978 pessoas e mais de 4.525 estão feridas.
.
A televisão libanesa citou a autoridades de segurança que asseguraram estar pesquisando a origem e a autoria das ações armadas, e disseram ter comprovado que pelo menos quatro mísseis tinham sido lançados de um lugar próximo ao sul em Hasbaya.
.
Segundo fontes militares hebréias, oito obuses de morteiro foram disparados contra a região meridional do vizinho país onde há a forte presença o grupo xiita Hezbolah (Partido de Deus), ainda que descartaram inicialmente que esteja vinculado com o incidente.
.
O comando norte do exército israelense realiza contínuas avaliações da situação em sua fronteira com o Líbano e exigiu ao governo e às forças armadas de Beirute que trabalhem para evitar os ataques com mísseis.
.
As sirenes soaram na cidade de Kiryat Shmona e muitos de seus habitantes buscaram refúgio em lugares seguros, o que fez recordar a situação criada quando o Hezbolah lançou vários foguetes contra a agressão israelense durante a Segunda Guerra do Líbano, em 2006.
.
No dia 8 de janeiro, quatro mísseis Katyusha foram lançados de Naqura, no sul libanês, contra o oeste de Galiléia, na cidade norte de Nahariya e no Kibutz Kabri.Um ministro do Partido de Deus no executivo libanês negou qualquer ligação entre sua organização com os acontecimentos, embora tenha deixado clara a repulsa ao que qualificou de “carnificina israelense em Gaza”, expressada em gigantescas marchas nos subúrbios do sul de Beirute.
.
lac/Ucl/bj
.
Original em Prensa Latina
.

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.