Além do Cidadão Kane

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Terrorismo ou Resistência?

A cidade de Gaza está destruida. Cercada pelo exército israelita, não dispõe de estoques mínimos de alimentos, água potável e medicamentos. Segundo a mídia controlada pelos invasores, mais de 700 mortos, entre eles mulheres e crianças, muitas crianças, e milhares de feridos que aguardam atendimento médico em hospitais semi destruidos pelos bombardeios que martelam, o que ainda resta em pé, dia e noite. Os governos do "civilizado" mundo ocidental fazem-se de surdos e cegos com receio, talvez, de ofender o maldito governo Bush caso tomem uma posição contrária à posição dos opressores. E a matança de palestinos continua.

.
Há 60 anos, exatamente em 16 de outobro de 1940, o Governador Militar da Polônia ocupada pelo exército nazista alemão, Hans Frank, criou o que ficou conhecido como "Gueto de Varsóvia". Nele, 310.000 judeus foram mortos ou pela fome, por doenças, por fuzilamento sumário, ou foram dali enviados para morrer em Treblinka. Em janeiro de 1943, quando já mais de 300.000 judeus tinham sido exterminados, dois grupos de terroristas, a Zydowska Organizacja Bojowa e a Zydowski Zwiqzek Walki, se levantaram em armas contra o governo.

Em 10 de maio de 1940 a poderosa máquina de guerra alemã iniciou a invasão da França. Utilizando uma capacidade de fogo infinitamente maior do que a francesa e a tática da guerra relâmpago, o exército nazista pouca resistência encontrou e, após ataques aéreos executados por cerca de 500 bombardeiros, a infantaria, precedida pelas Panzerdivisionen, ocupou e território frances. Em 14 de junho, Paris estava em poder dos alemães. Em junho de 1940, simultaneamente ao estabelecimento do artmistício, um grupo de terroristas, conhecidos como partisans iniciou intensa atividade de sabotagem ao governo estabelecido.
..
Itália, 1922. Em oposição ao governo de Benito Mussolini, um grupo terrorista chamado de partigiani começa a se organizar e, a partir de 1943 passa a cometer atentados contra membros do governo e do exército alemã0.
Sob o comando de Josip Broz "Tito", comandante do grupo terrorista yugoslavo Partizans, o exército nazi-fascista combinado da Alemanha e da Itália foi derrotado e expulso do território da antiga Yugoslávia em 1944.

Como se vê, o conceito de "terrorista" é muito vago: se não simpatizo com uma causa, então são "terroristas", se simpatizo são "grupos de resistência". O certo é que os palestinos lutam contra o invasor de um território onde, desde 1948, quando foi criado o Estado de Israel, deveriam estar, como estão seus vizinhos judeus, organizados em um Estado de direito e de fato.

Rosalvo Maciel

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.