Além do Cidadão Kane

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Inocência Perdida

A história de Khaled Abd Rabo

Por: Janet Zimmerman e Sameh Habeeb
.
A. Sameh Sameh é um jornalista de vinte e três anos, residente na Faixa de Gaza. Ele tem permanecido ativo durante anos para trazer a palavra do sofrimento do seu povo. Janet é uma jornalista de vinte e um anos de idade e uma cidadã norte-americana, determinada a ajudar depois de ter visto os horrendos crimes cometidos em Gaza por Israel. Ela cruzou milhares de quilômetros para avaliar a situação com seus próprios olhos, a sua própria mente e o seu próprio coração. Ela acompanhou todo o trabalho de Sameh on line, e não demorou muito e eles se tornaram amigos e unidos na luta para abrir os olhos do mundo ao sofrimento para o qual estão muitas vezes fechados. Uma história que prende a atenção foi encontrada na zona leste da Faixa de Gaza. É a narrativa da catástrofe pessoal de Khaled Abd Rabo.
Começamos a nossa viagem e quase não fomos capazes de chegar à cidade de Abd Rabo. Conforme nós fomos dirigindo, o nosso carro derrapava à direita e à esquerda. O terreno estava cheio dos buracos que os israelitas fizeram nas ruas com as suas bombas, seus escavadeiras, e os seus tiros. A terra também foi ferida. O que uma vez tinha sido um exuberante e tranqüilo bairro era agora um inferno na Terra. Nossos olhos estavam cheios de nada, mas devastação, e centenas de pessoas cobriam o lugar como moscas.
.
Nosso carro chegou a um ponto de parada obrigatória e nós fomos caminhando pela rua em direção à destruída casa de Khaled. E estava ele próprio, Khaled, sentado nos escombros do que fora outrora um lar feliz.
.
"Esta casa teve quatro andares, e um belo jardim. Ela trouxe-nos paz e tranqüilidade ", ele começou a dizer-nos. "O exército israelita veio para esta casa muitas vezes antes, mas a última havia sido em março de 2008."
.
Ele explica como eles invadiram sua casa e investigaram a ele e sua família. "Eles não encontraram nada. Sou um policial no governo do Ramallah; eu não tenho nada a ver com o Hamas.
.
"Naquele dia, quando eles nos deixaram, afirmaram não querer nada nem prejudicar ninguém", ele prosseguiu. "Lembro que eram 12h e 50min no quarto dia da invasão militar por terra quando o exército assumiu o controle da região. Uma verdadeira batalha começou e milhares de pessoas foram capturadas. Ninguém podia sair devido ao pesado fogo dos israelitas, e os soldados começaram a chegar, e a chegar, e a chegar.
.
"E então os tanques entraram. Um deles estava parado a apenas metros da minha casa. Havia vinte e cinco de nós, e eles disseram para que todos saíssemos", ele disse e a sua voz tremeu e ele começou a chorar. "Os soldados foram comer batatas fritas e chocolate, e eles estavam sorrindo quando mataram minhas filhas.
.
"Minha mãe, minha esposa e minhas três filhas tinham bandeiras brancas quando foram detidos ao tentar sair de casa. Vimos dois dos soldados saindo do seu tanque, e nós lhes perguntamos por que queriam que saíssemos. Esperamos e esperamos pela sua resposta, mas não foi dada resposta alguma. Então, para nossa grande surpresa, surgiu um terceiro soldado e ele abriu fogo sobre as crianças com insanidade.
.
"Souad tem apenas sete anos de idade, Summer tem três, e Amal tem apenas dois anos. Minha mãe foi baleada, e eu assisti a tudo que eu amava cair ao chão. Gritei para que eles parassem! Corri para a casa para chamar a defesa civil, ambulâncias, quem pudesse ajudar.
.
"Por uma hora os feridos ficaram sangramento, e duas de minhas filhas foram mortas, apesar do chamado cessar-fogo. Nenhuma ajuda conseguiu chegar a tempo. Uma das ambulâncias tentou, mas os soldados israelenses pararam o paramédico e os obrigaram a tira suas roupas. Eles bombardearam a ambulância e ela ficou transformada em destroços. O paramédico fugiu nu enquanto o fogo o rodeava.
.
"Saí de casa com alguns dos meus familiares", Khaled continuou. "Nós transportamos a minha mãe em uma cama. Eu carregava Summer em meus braços, e ela ainda estava respirando, apesar da ferida aberta na espinha. Eu pensei comigo mesmo, 'Eu não posso deixar Summer, mesmo se eu acabar morto como as minhas outras duas filhas. "Eu a entreguei para o meu irmão e então peguei o corpo de Souad em minhas mãos, e minha mulher segurava Amal quando saímos de casa”.
.
"Os soldados estavam atirando incontrolavelmente por cima de suas cabeças e em tudo à sua volta. Muitas das casas foram demolidas por seus tanques. Quando nós atravessamos uma das estradas, havia um homem e ele tentou nos salvar, mas os atiradores o viram e mataram a ele e a seu cavalo. Quando finalmente chegamos à cidade de Jabaliya, vimos que toda a gente tinha levado os feridos pra lá. Então, chocados com o que nós vimos, nos deixamos ficar jogados no chão, e por uma hora ali ficamos sem conseguir entender no que haviam transformado nosso povo ".
.
Perguntamos a Kahaled ele porque ele acha que mataram seus filhos. Ele respondeu, "Estou certo de que estavam bêbados, ou foram dadas ordens para matar todos, incluindo as crianças. Isto foi em Harets há poucos dias, onde muitos rabinos israelitas estavam dando ordens para não deixar nenhum vivo", explicou. "Eu não sei por que minhas filhas foram mortas. Elas nunca cometeram qualquer crime, eles eram crianças! Elas não dispararam foguetes em Israel, mas Israel afirma que apenas visa os que primeiro dispararam contra eles.
.
"Somos um povo muito pacífico, não temos nada a ver com o combate ou foguetes. Sei que se eu for a um tribunal sobre o que aconteceu, o exército israelita vai criar milhares de pretextos para que os seus soldados pareçam inocentes. Eles fizeram isso em muitos outros casos antes", disse.
.
"Não foi uma guerra entre dois exércitos imenso. Evidentemente, era uma guerra entre civis e o quarto maior exército do mundo: Israel. Mas eles não chamam de guerra. Chamam-lhe uma operação.
.
Uma operação em que dezenas de milhares de Gazeus ou eram mortos ou feridos psicológica e fisicamente. A devastação não teve efeito só nas pessoas, mas em tudo que você pode imaginar. No entanto edifícios podem ser reparados e as terras vão produzir novamente, mas a destruição de Khaled nunca será atenuada. Ele nunca vai ouvir o riso de Saoud e Amal novamente, mas ele vai ouvir os gritos de Summer cheios de dor. Ela agora está paraplégica devido aos seus ferimentos. A única coisa que funciona é a sua mente. Uma mente que estará para sempre a lembrar o pesadelo que acabou com sua vida. Mesmo durante a sua primeira entrevista no hospital, em cada pequeno detalhe, ela narrou a história para Al-Jazeera como fez Khaled para nós.
.
Fotos de Khaled e da cena do crime: http://picasaweb.google.com/sameh.habeeb/StoryOfKhaledAbedRabuTheLostChildren

Topo

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.