Além do Cidadão Kane

domingo, 22 de março de 2009

Exigem em Paris libertação dos Cinco anti-terroristas cubanos

.
Mais de 30 associações e grupos de solidariedade da França exigiram hoje (21) a libertação dos cinco lutadores anti-terroristas cubanos prisioneiros nos Estados Unidos, em um ato efetuado na Fonte dos Inocentes de Paris.
.
No lugar do bairro de Aches-lhes, escolhido pelo simbolismo de seu nome (Fontaine dês Innocentes), deram-se cita dezenas de pessoas interessadas em conhecer por parte de diferentes oradores o caso dos Cinco.
.
Assim, Jacques Milhas (Coordenadora em defesa da Revolução cubana), Dominic Leduc (FranceCuba) e Charly Bohuana (CubaSiFrance), entre outros, ampliaram sobre os expedientes de quem cumprem injustas condenações em cárceres estadunidenses.
.
Com uma bandeira de fundo na que podia se ler “Os queremos em casa”, explicavam também as penúrias dos familiares para poder visitar nas prisões a René González, Gerardo Hernández, Antonio Guerreiro, Ramón Labañino e Fernando González.
.
Além dessas três organizações, também assinaram um documento a favor da libertação dos Cinco, AAW-France (Americans Against the War), Alva France, Lhes Alternatifs e AMULP (Association de Femmes Uruguayennes Lourdes Pintos).
.
Igualmente, ATTAC, Cercle Bolivarien de Paris, Cuba Se Bretagne, Droit et solidarité, Espace Che Guevara, Forum pour um autre Monde, France Amérique Latine, Raices Cubanas e Réseau International Frantz Fanon.
.
Da mesma forma uniram-se os Partidos de Esquerda, Comunista, Humanista e o Pólo de Renascimento Comunista da França.
.
Não foi uma ação isolada nem também não excepcional. A cada sexta-feira em Arras, na região Nord-Pas-de-Calais, tem lugar uma manifestação para sensibilizar à opinião pública com o tema, depois de 10 anos de encarceramento dos Cinco.
.
Alentados pelo apoio crescente à causa, o próximo 17 de abril se efetuará outro ato no emblemático Quartier Latin (Bairro Latino) de Paris na Fonte Saint Michel, bem perto da universidade de La Sorbona.
.
Para então espera-se a participação de estudantes e professores.
.
lma/ft/bj

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.