Além do Cidadão Kane

sexta-feira, 6 de março de 2009

Greve vitoriosa na Replan:

A luta agora é pelas horas extras dos feriados trabalhados
.
A greve vitoriosa dos trabalhadores da Replan fortaleceu ainda mais a luta nacional pelo pagamento das horas extras dos feriados trabalhados (extraturno) para todos os petroleiros da Petrobrás. A greve teve adesão total dos trabalhadores, que iniciaram o movimento no dia 02, junto com o calendário de mobilizações da FUP. Os petroleiros da Replan mantiveram a greve forte e coesa durante os cinco dias de luta. Não se intimidaram com as ameaças e assédios dos gerentes, nem diante da ofensiva da Petrobrás, que enviou telegramas convocando os petroleiros a furarem a greve e fretou helicópteros para embarcar os gerentes na refinaria.
.
Equipe de contingência e interdito proibitório
Assim como atuou na Bacia de Campos, durante a greve do ano passado, e em outras paralisações recentes da categoria, a Petrobrás colocou em risco a comunidade, ao manter a produção com uma equipe de contingência sem condições de garantir a segurança da refinaria. Também como em outras mobilizações, a empresa voltou a recorrer ao interdito proibitório, instrumento jurídico utilizado pela didatura militar. A Justiça do Trabalho de Paulínia, no entanto, negou a ação ingressada pela Petrobrás e reconheceu o direito legítimo de greve dos trabalhadores.
.
A luta é nacional!
A greve vitoriosa na Replan, além de responder à altura o ataque da Petrobrás (que cortou o extraturno dos trabalhadores admitidos após 1999), reacendeu a luta nacional pelo restabelecimento de um direito que foi usurpado da categoria no governo neoliberal do tucanato. O pagamento em dobro dos feriados trabalhados é um dos eixos da greve indicada pelo Conselho Deliberativo da FUP. A luta agora é nacional!
.

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.