Além do Cidadão Kane

sábado, 4 de julho de 2009

Aeroporto de Tegucigalpa abarrotado de povo à espera de Zelaya

Traduzido por Rosalvo Maciel


Conseguindo impor a vontade popular, uma multidão em marcha abarrotou neste sábado os arredores do aeroporto internacional de Tegucigalpa, para dar as boas-vindas ao presidente constitucional Manuel Zelaya, o qual confirmou seu regresso à República de Honduras para este domingo.

O número de manifestantes fez com que a polícia tivesse que retroceder e abrir-lhes caminho, segundo relatou o documentarista venezuelano Ángel Palacios.

Assim também, o jornalista da Venezuelana de Televisão, Eduardo Silvera, indicou que são centenas de pessoas que se encontram dirigindo-se ao terminal internacional de passageiros.

Este rio de pessoas, como as classificou Silvera, não sabe ainda se permanecerão até amanhã nas adjacências do aeroporto, visto que o usurpador Roberto Micheletti impôs o toque de recolher, impedindo a presença do povo nas ruas a partir das 10 da noite.

Al respeito, o jornalista notificou que os hondurenhos lhe manifestaram a segurança de retornar aos arredores do terminal às 6 da manhã deste domingo, hora na qual conclui o toque de recolher. Disse que o governo de fato anunciou que se deslocarão 20 mil militares para supostamente resguardar a integridade do mandatário constitucional, Manuel Zelaya e do povo.

Franco-atiradores


Luis Galdanas, condutor do programa "Atrás da Verdade", da emissora Radio Globo, denunciou a presença de franco-atiradores no aeroporto de Tegucigalpa, para atentar contra a vida dos que manifestam seu apoio a Zelaya e que se encontram de maneira pacífica no lugar.

Explicou que estes soldados formam parte do esquadrão especial Cobra, subordinados por sua vez à polícia nacional hondurenha.

"Eles estão postados em lugares estratégicos, em locais altos, para, se ocorrer uma revolta, matar aos dirigentes da marcha (...) Não há razão para que a polícia e os militares estejam acantonados no aeroporto, e se a marcha é pacifica, como é possível que coloquem estes franco-atiradores".

"Aqui esta gente está disposta a morrer contanto que seja restituída a democracia em Honduras".


Indicou ainda, que "os contingentes militares se apoderaram das saídas dos departamentos para evitar que o povo se pronuncie na cidade", ao mesmo tempo em que comentou que o povo ha ultrapassou os obstáculos só para apoiar a Zelaya.


Assim também referiu que mais de 200 mil pessoas estão mobilizadas, uma situação nunca antes vista no país centro-americano.


Disse que a imprensa progressista alternativa segue sendo pressionada para não informar sobre o que está ocorrendo em Honduras, detalhando que os meios privados estão ocultando a realidade do que aconteceu nas últimas horas. Disse que estão transmitindo música, esporte, silenciando a mobilização dessa multidão de povo.


Assinalou Galdanas que a resistência pacífica assegura que se captaram Zelaya correrá sangue na defesa do retorno da linha constitucional deste país.


Finalmente, convocou ao que denomina a "mega marcha" até o Aeroporto Internacional de Tegucigalpa a partir das 10 da manhã de este domingo, para receber ao único e reconhecido constitucionalmente presidente Manuel Zelaya.

Original em Tribuna Popular

Topo

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.