Além do Cidadão Kane

domingo, 5 de julho de 2009

Honduras: movimento de resistência denuncia violações de golpistas.

por Bianka de Jesus

O Movimento Popular de Resistência Contra o Golpe de Estado denunciou hoje a crescente repressão da ditadura de fato dirigida pela oligarquia em Honduras. A onda repressiva em franca violação dos direitos elementares do povo hondurenho, conta com a cumplicidade de alguns deputados do Congresso Nacional, magistrados da Corte Suprema de Justiça e o Promotor Geral da República, afirmou a organização em um comunicado.
,
O texto adverte que o exército nacional está realizando recrutamentos forçados de jovens de 15 anos em adiante e informa a respeito que os efetivos militares invadem as moradias em diversas regiões do território nacional e levam os rapazes.

Nesse sentido a Frente exige a imediata investigação destes casos e a devolução desses jovens a seus lares.

O comunicado agrega ademais que o movimento de resistência hondurenho se declara como insurreição civil, pois o povo tem perdido as garantias constitucionais.

Outro ponto sublinha que apesar da pressão nacional e internacional o governo de fato continua com seus planos e conta com um ilegal gabinete integrado por servis à oligarquia golpista.

"Denunciamos a militarização da maioria das Secretarias de Estado, o Ministério Público, a Corte Suprema de Justiça, A Empresa Nacional de Energia Elétrica e a Empresa Hondurenha de Comunicações, as ruas e outros lugares" acrescenta o documento.

A Frente destaca que manterá e fortalecerá sua luta de resistência pacífica que não cessará até a restituição da ordem constitucional.

A organização mantém sua demanda pela instalação de uma Assembléia Nacional Constituinte que elabore uma nova Constituição da República e que seja o ponto de partida para a construção de um país novo, com democracia participativa e justiça social.

Instou por último aos hondurenhos a manter a resistência e aumentar a pressão sobre os golpistas até conseguir restituir a ordem constitucional e o regresso do presidente legítimo, Manual Zelaya.
.
Original em Prensa Latina

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.