Além do Cidadão Kane

sábado, 4 de julho de 2009

Brutalidade golpista contra manifestações em Honduras

Raimundo López
.
Em 2 de julho, as manifestações populares antigolpistas se prolongaram por quinto dia consecutivo em Honduras demandando a restituição da legalidade democrática e o retorno do presidente Manuel Zelaya.

Nesta capital, vários milhares de manifestantes se concentraram desde cedo numa zona conhecida como O Obelisco, nas proximidades da sede do estado-maior das forças armadas.

Uma manifestação similar foi realizada pelas organizações da Frente de Resistência Popular na cidade de San Pedro Sula, a segunda do país e seu empório industrial, a uns 250 quilômetros ao norte de Tegucigalpa.

Testemunhas denunciaram à Comissão Nacional de Desaparecidos que os manifestantes foram brutalmente desalojados do parque central por soldados armados com fuzis de assalto e pela policía antimotins. Mais de 300 pessoas foram detidas pelas forças armadas, de acordo com os dados recebidos nessa organização.

A vice-presidenta da Federação Unitária dos Trabalhadores em San Pedro Sula, Maritza Somoza, explicou que seus colegas lhe confirmaram ter visto uma caravana de oito caminhões militares carregados com detentos.
.

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.