Além do Cidadão Kane

domingo, 12 de julho de 2009

A verdade atrás da propaganda sobre a soberania do Iraque

Centenas de milhares de tropas dos EUA permanecem em dezenas de bases militares espalhadas pelo país

Paul Joseph Watson

Tradução de Guadalupe Magalhães

Os meios de comunicação social corporativos, numa atitude perfeitamente leviana deram cobertura à história de que os Iraquianos estão "ganhando a sua soberania" na medida em que as tropas dos EUA estão a sair das cidades iraquianas. Esta é sem dúvida uma propaganda terrível e sem sentido, pois centenas de milhar de tropas ainda permanecerão no Iraque em dezenas de bases norte americanas que foram construídas em todo o país.

" No momento há aproximadamente 130.000 militares no Iraque. A maior parte dos soldados que saíram das cidades regressaram às bases espalhadas pelo país. A Força aérea norte-americana controla o espaço aéreo do Iraque. A marinha controla as águas territoriais do Iraque "como se lê em cryptogon.com"

Soberania: Não. Propaganda: Sim.

Mesmo depois da data oficial de retirada total em 2011, que foi indicada pelo almirante Mike Mullen, esta não está de modo nenhum garantida. "O senhor Obama planeja deixar ficar uma força residual de 10.000 militares para continuar a treinar as forças de segurança do Iraque, caçar células terroristas e guardar as instituições americanas”, como foi relatado no New York Times em Fevereiro.

“Forças residuais” é um eufemismo para “ força de ocupação", uma vez que apenas os ingênuos mais estúpidos podiam acreditar que o Iraque agora não é nada mais do que um cliente subserviente de uma nova ordem imperial.

Um oficial explicou bem esta situação no Los Angeles Times "Quando o presidente Obama disse que iríamos sair dentro de 16 meses, algumas pessoas ouviram "sair" e entenderam que toda a gente iria embora, mas não é isso que vai acontecer", disse o oficial.

De fato, pelas últimas contagens realizadas em há quase três anos os militares norte-americanos já tinham construído nada menos que 55 bases militares, com perspectivas de construírem muitas mais.

Por isso, as tropas dos Estados Unidos não vão deixar assim as cidades. Relatos confirmam que os tanques norte-americanos continuarão a patrulhar as áreas fora da "zona verde" e o aeroporto de Bagdá. As ruas das maiores cidades serão patrulhadas pelos soldados iraquianos treinados pelos E.U., armando checkpoints por todo o lado exigindo a identificação das pessoas. De acrescentar que se os Iraquianos "pedirem auxilio" às tropas estadunidenses para levarem a cabo medidas de segurança, elas aparecerão imediatamente nas ruas tal como antes.

Os iraquianos não se deixam enganar pela charada. Tal como New York Times admite, as "celebrações" do dia 1 de Julho "pareciam forjadas", os carros da polícia estavam decorados com flores de plástico e os festões celebrando o "dia da independência" estavam atados ao longo das paredes de das sebes, à volta da cidade. De acordo com o relato, na segunda-feira à noite, a festa que teve lugar no Zahara Park, com cantores e outras diversões, arrastou especialmente jovens do sexo masculino, muitos dos quais eram oficiais da policia, sem ocupação.

"Não há dúvida que esta não é uma soberania nacional porque os norte-americanos permanecerão nas bases militares sediadas no Iraque", disse Najim Salim, de 40 anos, professor em Basra. "Mas o Governo quer convencer os cidadãos que há uma retirada das tropas estrangeiras, embora o governo não possa proteger os cidadãos em algumas cidades do Iraque mesmo com a presença das forças dos EUA".

De acordo coma definição do dicionário Websters "soberania" significa "estar livre de um controle externo"

Ninguém acredita que o Iraque é um país soberano e está "livre de um controle externo" ou alguma vez estará, com centenas de tropas estacionadas nas bases. Os que pensam em contrário provavelmente também acreditarão que Saddam estava escondendo armas de destruição maciça.
.
Original em Tribunal Iraque

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.