Além do Cidadão Kane

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Dividem-se as Forças Armadas hondurenhas?

Tradução Rosalvo Maciel
.
Segundo comunicado anônimo, haveria um serio processo de divisão entre os comandos das Forças Armadas hondurenhas. Alguém que se identificou como oficial e que chamou anonimamente a Radio Globo de Honduras, disse que altos oficiais, não estão completamente de acordo com o proceder da alta cúpula das Forças Armadas.

“Recebemos ordens mas não queremos reprimir ao povo porque estamos destruindo a imagem das Forças Armadas que tanto nos custa”, disse. “Queremos ver como podemos contribuir para que este problema se resolva”, agregou.

Assegurou que essa é a posição de vários comandantes de batalhões, capitães e tenentes.

O suposto oficial que chamou anonimamente, se referem a Zelaya como o Presidente. Dizem estar aquartelados e prontos para qualquer situação. Não revelam o nome por temor a Cortes Marciais e às investigações da inteligência militar.

Não se pode comprovar a veracidade da fonte nem do comunicado, mas tampouco se pôde descartar a veracidade.

Mais tarde o jornalista da Radio Globo, Eduardo Maldonado, que recebeu a chamada expôs o caso ao General golpista. Romeo Vázquez Velásquez, comandante em Chefe do Exército e este assegurou que esse não era nenhum oficial.

Sem duvida que a oficialidade das forças armadas hondurenhas é a mais reacionária da região, por sua estreita relação com os Estados Unidos, mas os integrantes dos chamados corpos armados estão enfrentando a um povo decidido a fazer-se respeitar. Isso está gerando alguma ruptura nos níveis médios e oficialidade jovem.

Somado a isto, os golpistas que estão no governo tratam de não aparecer nos cenários da repressão, o trabalho sujo deixam aos corpos armados e à polícia.
.
Original em Tribuna Popular

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.