Além do Cidadão Kane

terça-feira, 7 de julho de 2009

Clinton e Zelaya acordam mediação de Óscar Arias para retomar linha constitucional

A Secretaria de Estado do Governo estadunidense, Hillary Clinton, anunciou nesta terça-feira que o presidente da Costa Rica, Óscar Arias será o mediador entre seu homólogo legítimo de Honduras, Manuel Zelaya, e representantes do governo de Fato, liderado por Roberto Micheletti, com o fim de retomar a linha constitucional na nação.

Logo após a reunião que manteve com o presidente Zelaya, derrubado por forças golpistas, Clinton disse que se acordou habilitar um "mecanismo de diálogo entre as partes" discordantes de Honduras, que tenha como mediador Árias.
.
Em entrevista no Departamento de Estado em Washington, a Secretária explicou que a proposta foi aceita pelo próprio Zelaya apos seu encontro desta tarde, e também por Micheletti com quem se comunicaram por telefone.
.
Por sua parte o chefe de Estado costarriquense, o qual foi chamado mais cedo, disse que aceitava sua missão como mediador sempre e quando Zelaya estivesse de acordo.
.
Clinton manifestou que Zelaya está de acordo com a designação de Arias por ter "muita experiência como mediador".
.
"É uma pessoa que pode fazer este papel, falei com ele (com Arias), está disposto a participar como mediador", destacou a secretaria de Estado.
.
Clinton informou que "ficamos sabendo que o presidente de fato Micheletti está de acordo com que Arias atue como mediador", e anunciou que o mandatário costarriquense "está disposto a começar imediatamente (seu trabalho)".
.
"Esperamos que mediante este mecanismo de diálogo supervisionado pelo presidente Arias (...) possa haver uma resolução pacífica da ordem constitucional de Honduras", agrego a representante estadunidense.
.
Ao preguntar-se-lhe se esse regresso a ordem constitucional de Honduras, implica no retorno do presidente Zelaya, Clinton disse: "Agora que temos um processo de mediação que poderia começar imediatamente, não quero prejulgar o que as partes vão acordar".
.
"É bom que as partes com o presidente Arias como ajuda, resolvam estes temas", sustentou.
.
Original em TeleSUR

3 comentários:

Rodrigo disse...

Velho Comunista,

Tenho uma dúvida. A democracia bolivariana que Zelaya queria não era uma intervenção unilateral na Constituição de Honduras?

Montblanc disse...

Sim, meu filho! Mas era em nome do povo!

Tzeverino disse...

Não, Rodrigo. Não era. Isto é uma desculpa da elite hondurenha para dar um golpe. Zelaya estava atrapanhando seus interesses. Independentimente se a democracia que Zelaya queria era bolivariana, brasileira, cubana, americana, ou hondurenha.

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.