Além do Cidadão Kane

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Israel bloqueia barco líbio com ajuda para palestinos em Gaza

AFP
Palestinos esperaram em vão a ajuda
.
Israel impediu nesta segunda-feira que atracasse no porto desta cidade palestina um barco da Líbia com três mil toneladas de ajuda humanitária destinadas à população que sofre devido ao seu cruel bloqueio.
.
Fontes palestinas denunciaram que navios da armada israelense bloquearam o acesso à embarcação carregada de alimentos, medicamentos, cobertores e outros bens quando estava a várias milhas da Faixa de Gaza e que retornasse ao porto egípcio de El-Arish. O barco líbio era portador da primeira ajuda procedente de um país árabe para os 1,5 milhões de palestinos pressionados pelo cerco israelense, imposto desde que o movimento islâmico Hamas tomou o poder aqui em junho de 2007, e intensificado desde 4 de novembro passado.
.
Segundo o canal catarense Al-Jazeera, o Fundo Líbio para Ajuda e Desenvolvimento na África fretou a embarcação para transportar mil 200 toneladas de arroz, 750 de leite em pó, 500 de azeite comestível, e mesma quantidade de farinha e 100 de medicamentos.
.
Um comunicado emitido pelo Hamas no domingo anunciou também que a Turquia enviará em breve um navio "com simpatizantes pró palestinos e medicamentos", que definiu "como parte da revolução de barcos que tratam de violar o cerco na Faixa de Gaza".
.
Por seu lado, o deputado palestino Jamal Khodary, que dirige uma campanha contra o bloqueio israelense, avaliou o gesto de Trípoli como uma tentativa de maior transcendência por romper o cerco a este território.
.
Desde agosto passado, no entanto, ativistas do grupo Free Gaza (Gaza Livre) conseguiram trazer aqui, procedente de Chipre, ajuda básica à bordo de três pequenas embarcações, em um desafio aos militares hebreus que se abstiveram de interceptá-las.
.
As autoridades israelenses se negaram a fazer comentários e depois alegaram que a Líbia não solicitou permissão para entrar nas águas sob seu controle, ainda que a ONU as reconheça como jurisdicionais palestinas.
.
Tel Aviv reforçou o cerco a Gaza e fechou todos os acessos terrestres a área do lançamento de mísseis contra seu território por militantes do Movimento da Resistência Islâmica, que responderam assim devido a uma agressão aérea hebréia que deixou seis mortos.
.
A medida gerou uma delicada situação humanitária aqui, denunciada pela ONU e vários países árabes que prometeram na quarta-feira passada no Cairo enviar um comboio solidário para os palestinos.
.
Texto: Prensa Latina

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.