Além do Cidadão Kane

quarta-feira, 9 de abril de 2008

DEMgue: Governador quer chamar médicos cubanos

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), afirmou nesta quarta-feira, 2 de abril, que poderá convidar médicos de Cuba para ajudar no tratamento de pacientes com dengue. O governador, no entanto, disse que iria esperar até essa semana, pois no final de semana chegaram médicos convocados de outros cinco estados brasileiros.
Cabral ainda está avaliando a necessidade de se contatar os médicos caribenhos que têm “uma excelente tradição na área de saúde pública e solidariedade com povos que precisam de seu apoio.” O governador citou que Cuba tem experiência no assunto porque enfrentou uma epidemia de dengue na década de 1980 e também implementou o programa Médico de Família, em Niterói, na Região Metropolitana, há cerca de dez anos.
A partir da epidemia de dengue no Rio de Janeiro e do surto de febre amarela em outros estados, em que mortes poderiam ser evitadas e doenças controláveis por meio de ação preventiva de grupos de saúde e médicos no interior do Brasil, um assunto vem novamente à tona. Onde estão os médicos brasileiros? Estariam razoavelmente distribuídos em todos os estados? E mais: por que a classe médica brasileira resiste à aceitar a validação dos médicos - também brasileiros - formados em Cuba?
Leia mais...
topo

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.