Além do Cidadão Kane

quarta-feira, 23 de abril de 2008

A guerra no Iraque e o aquecimento global

Este é um resumo sobre o avanço do relatório que acaba de ser publicado sobre a contribuição da guerra no Iraque para o aquecimento global. Eis algumas conclusões:
1. O gasto dos EUA na guerra do Iraque poderia ter coberto a quantia necessária para os investimentos em energias renováveis mundialmente daqui a 2030.
2. A guerra foi responsável de, ao menos, 141 toneladas métricas de CO2, desde março de 2003. Por exemplo:
— O CO2 emitido equivale às emissões de 25 milhões de carros.
— Se as emissões da guerra fossem contadas como as de um país, este emitiria anualmente mais CO2 que o emitido a cada ano por 139 países.
— Em relação à Nova Zelândia e a Cuba, a guerra emite anualmente mais de 60% das emissões de todos os países.
— As emissões até a data são duas vezes e meia as que se poderiam ter evitado entre 2009 e 2016, se a Califórnia tivesse implementado as regulamentações propostas e que foram rejeitadas por Bush.
3. Os US$600 bilhões que o governo estadunidense "investiu" até a data no Iraque, teriam servido para construir 9 mil usinas eólicas (com uma capacidade de 50MW cada uma).
4. Em 2006, os EUA despenderam mais dinheiro na guerra do Iraque que todo o mundo em investimentos para energias renováveis.
5.- O candidato presidencial Barack Obama prometeu investir "US$150 bilhões nos próximos dez anos para a geração em tecnologia e infra-estruturas da energia verde". Os EUA gastam quase essa quantidade em 10 meses no Iraque.
Estas estimativas se baseiam no combate (uso intensivo de combustível), fogos em poços petríferos, o aumento de explosões de gás, o boom no consumo de cimento devido à reconstrução e à segurança, o enorme uso de explosivos e o uso de explosivos e o uso de produtos químicos que contribuem para o aquecimento global.
As estimativas são muito conservadoras já que não foram incluídas áreas nas quais as emissões são muito difíceis de avaliar, como o combustível utilizado para o transporte de tropas e de mercadorias.
Temos certeza de que a pesquisa que estamos realizando registrará uma maior quantidade de emissões.
O relatório na íntegra será apresentado neste mesmo ano. (Nikki Reisch e Steve Kretzmann, globalizate.org).

topo

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.