Além do Cidadão Kane

sábado, 8 de agosto de 2009

Blogueiro é ameaçado por publicar textos sobre vereador do PSDB

O blogueiro e publicitário, Marcelo Vitorino, responsável pelo blog “Pergunte ao Urso” recebeu dois telefonemas com ameaças para que retire três textos sobre o vereador de São Paulo, Floriano Pesaro (PSDB), de sua página. Vitorino informa em um post publicado na quinta-feira (06/08) que, para preservar sua integridade física, irá retirar os textos do ar.
.
“Recebi duas ligações anônimas. Todas falavam que eu deveria retirar os textos do ar, se não algo poderia acabar acontecendo comigo”, afirmou.
.
Os posts, datados de 2008, criticam ações do vereador, que na época ocupava o cargo de Secretário Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social na Prefeitura de São Paulo. Nos textos Vitorino trata de matérias publicadas na Folha de S. Paulo sobre um suposto pedido de “afrouxamento” da fiscalização eleitoral feito por Pesaro, além de textos sobre contratação irregular da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC).
.
De acordo com Vitorino, a primeira coisa que fez após a ameaça foi entrar em contato com o gabinete do vereador, para saber qual a posição de Pesaro sobre o caso, mas até o início desta quinta-feira não teve resposta.
.
Pesaro afirma que não tem nenhuma relação com o caso e se diz surpreso. “Essa é uma situação absurda. Jamais censuraria coisa alguma. Não tenho ideia de quem possa estar fazendo isso. É algo sem cabimento”, declarou.
.
Campanha eleitoral
.
O blogueiro contou que no ano passado o vereador chegou a procurá-lo porque não teria gostado das críticas feitas a ele. “Uma vez o próprio Pesaro ligou para mim, mas numa conversa tranqüila, sem problemas, pedindo que eu retirasse os textos do blog, porque poderia prejudicá-lo na campanha”.
.
O vereador admitiu que telefonou para Vitorino em 2008, porque seus textos eram prejudiciais à sua campanha e não contavam o “final da história”. “Esses textos são antigos e só mostram uma matéria publicada na Folha de S. Paulo, não mostram o final da história, a resposta da Procuradoria sobre o caso. E o pior, quando alguém procurava pelo meu nome no Google, o primeiro link que aparecia era desses textos do blog”, afirmou.
.
A repercussão
.
A história repercutiu no Twitter. Até mesmo o jornalista Marcelo Tas comentou sobre o assunto. “Conheço o vereador. Por isso estranhei. E aí Urso?”, perguntou Tas ao blogueiro em seu microblog.
.
“O caso se espalhou pela internet, principalmente pelo Twitter e tenho recebido inúmeros e-mails. É um ataque virulento. Desconfio até que alguns perfis que me atacam sejam falsos. Acho que é uma estratégia para me atacarem”, declarou o vereador, que escreveu vários posts em seu Twitter sobre o assunto.
.
Original em Vermelho
.
* O título foi modificado pela equipe do BVC

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.