Além do Cidadão Kane

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O triste caso de Tristan Anderson

Tristan Anderson, de nacionalidade norte-americana, foi gravemente atingido na cabeça por uma granada de gás disparada por militares israelitas, no seguimento duma manifestação pacífica contra a construção ilegal por Israel do muro do apartheid, na localidade palestina de Nilin, a 13 de Março de 2009. Continua em estado crítico, no hospital de Tel Hashomer, próximo de Tel Aviv. A 18 de Agosto, o ministro da defesa de Israel notificou o advogado de defesa da família Anderson de que se tratou dum ato de guerra, e sendo assim, pela lei israelita, o estado não tem que dar nenhuma indenização à família pelo sucedido. Note-se que as únicas pessoas armadas eram os polícias e os militares israelitas.

Várias testemunhas afirmam que Tristan Anderson foi atingido quando se encontrava a cerca de 60 metros do local onde decorrera a manifestação e estava a conversar num grupo que integrava ativistas internacionais e palestinos, horas depois da manifestação ter dispersado do local da construção do muro.

Israel foi intimada em 2004, pelo Tribunal Internacional de Justiça, a demolir o muro que continua a construir. Neste local o muro está francamente dentro de território considerado internacionalmente como palestino, roubando vários hectares de terreno agrícola. Israel é considerada como a quarta potência militar do mundo, ilegalmente nuclear, covardemente em guerra com uma população desarmada!
.
Original em Tribunal Iraque

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.