Tais dados foram comentados pelo especialista Chalmers Johnson, professor da Universidade de San Diego em um artigo publicado neste mês na revista Ásia Times.
Na opinião de Johnson, tal prática é desnecessária para a legitima defensa dos EE.UU., além de provocar atritos com outros países e representar o desperdício de 250 bilhões de dólares por ano, segundo cálculos registrados na publicação Foreign Policy in Focus, citada pelo especialista.
Considerou Johnson que o presidente Barack Obama não se deu conta de que os EE.UU. não têm mais a capacidade de exercer sua hegemonia global, enquanto exibe um lastimável poder econômico capenga, e a nação vive uma decadência sem precedentes.
Em tal sentido expôs três razões básicas para liquidar o império militar estadunidense: o país carece dos meios para assegurar um expansionismo exitoso, está perdendo a guerra no Afeganistão, o qual aumentará mais sua bancarrota, e a opinião pública acabará por repudiar aos políticos quando transparecer a verdade sobre o vergonhoso segredo do esbanjamento dos gastos nas bases militares. (SE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário