Além do Cidadão Kane

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Agora FHC e a tucanalhada se exilam!

DEU NO JORNAL
.
Belga cita "marolinha" e elogia postura de Lula na crise

Primeiro-ministro pediu apoio do colega brasileiro na candidatura do país para sediar a Copa de 2018
.
Para elogiar o Brasil e as medidas que o governo tomou no enfrentamento da crise financeira internacional deflagrada em setembro do ano passado, o primeiro-ministro belga Herman Van Rompuy incluiu no dicionário econômico a "marolinha" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O elogio e a citação da "minúscula onda" foram feitos no discurso de boas-vindas ao presidente Lula, no castelo de Val Duchesse.
.
— A crise financeira afetou todos nós, mas a força do seu sistema bancário, a capacidade do seu mercado interno e as medidas que seu governo tomou minimizaram o efeito no Brasil. E então o tsunami foi reduzido a uma 'minúscula onda', como você mesmo disse — afirmou o primeiro-ministro Rompuy.
.
Lula deu a declaração no final de 2008, afirmando que a crise financeira seria um tsunami nos EUA, mas chegaria como uma "marolinha" ao Brasil. Na época foi muito criticado, dentro e fora do país. No embalo da descontração do encontro, Rompuy fez um pedido especial a Lula: apesar do futebol sem grandes estrelas, a Bélgica quer, junto com a Holanda, sediar a Copa do Mundo de 2018.
.
— Seu apoio é muito importante para nós — afirmou, dirigindo-se ao presidente que ganhou o direito de sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
.
Rompuy fez o elogio à administração da crise no Brasil no rastro das preocupações com o tsunami que a crise provocará na Bélgica — a economia belga deverá encolher 4,4% neste ano —, além da retração no comércio mundial. Por isso o chefe de governo pediu ao presidente brasileiro que continue os esforços para que a rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC), seja retomada e chegue a uma conclusão satisfatória.
.
— Estamos ansiosos para que a Rodada dê resultados o mais cedo possível. Assim, eu lhe peço que continue seus esforços para persuadir todos os outros parceiros para que se chegue a um resultado favorável — afirmou, lembrando, ainda, que a Bélgica, muito mais que o Brasil, depende do livre comércio internacional.
.
No discurso, o governo belga fez uma promessa: apoiar as pretensões brasileiras de uma cadeira no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU).
AE/ZERO HORA

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.