Além do Cidadão Kane

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Ex-presidente do Detran-RS sustenta na CPI que Yeda e Carlos Crusius ficavam com 11% do dinheiro desviado

Ex-presidente do Detran-RS que afirmou em vídeo que a governadora do Estado desviava recursos do órgão, Sérgio Luiz Buchmann confirmou, nesta segunda-feira (5), em depoimento à CPI da Corrupção na Assembléia Legislativa, que o marido da governadora Yeda Crusius (PSDB), Carlos Crusius, mudou o esquema no Detran para o casal ficar com uma parte do desvio.

De acordo com Buchmann, dos 24% dos recursos “obtidos” junto à fundação que realizava as provas de motorista no Estado, 12% ficavam com Lair Ferst (um dos acusados) e outros 11% para o casal Crusius.

Poupança

Yeda Crusius também foi acusada por seu vice, Paulo Feijó (DEM), em depoimento ao Ministério Público no mês de agosto, de fazer uma “poupança” com o dinheiro da sua campanha de 2006. Feijó afirmou, no vídeo, que um doador entregou dinheiro para o ex-marido de Yeda, Carlos Crusius, e que esse dinheiro foi desviado durante a campanha para fazer caixa dois. Yeda teria dito que a “campanha é o momento da poupança”.

O deputado federal do PSDB, Cláudio Diaz, jogou a questão no ventilador e disse que “se houve caixa dois, foi na campanha dele (Feijó), vice-governador, e do DEM”. O vice Paulo Feijó também já foi alvo de uma ação do Ministério Público Estadual por improbidade administrativa, porque sua empresa, a AFP, foi contratada para prestar serviços de consultoria para formatação de um plano de venda de ativos da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em 2007, quando já ocupava o cargo.

Uma pesquisa feita recentemente pelo Ibope (que, conhecendo como age esse instituto, deve estar bem subestimada), divulgada na segunda feira, revelou que 74% dos gaúchos desaprovam o desempenho da tucana como governadora do Estado, contra apenas 19% que aprovam. Ainda segundo a pesquisa, somente 2% dos entrevistados avaliaram o governo da tucana como ótimo, 9% como bom, 24% como regular, 21% como ruim e a grande maioria, 43%, avaliou a gestão de Yeda como péssima.

Quando perguntada sobre o afastamento de Yeda, 62% disseram ser a favor do impeachment, contra apenas 22% que querem que a tucana, acusada de desviar R$ 44 milhões do Detran do RS, permaneça no governo.

O Comitê Fora Yeda organizou uma manifestação, no domingo, no Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre, pedindo o impeachment da tucana. O evento teve dez atrações artísticas e contou com a presença de lideranças sindicais e estudantis. A palavra de ordem mais ouvida foi: “um, dois, três, Yeda no Xadrez”.
.
Original em Hora do Povo

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.