Além do Cidadão Kane

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

FAO: Aumentarão em 3 milhões os pobres na América Latina em 2009

por Cira Rodríguez César
Traduzido por Rosalvo Maciel

A América Latina e o Caribe aumentarão este ano em três milhões as pessoas em extrema pobreza ou indigência, segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

Às vésperas do Dia Mundial da Alimentação, essa agencia adiantou que os famintos nessa região serão 71 milhões, ao conjugar-se uma crise alimentar com uma econômica global.

As previsões da FAO indicam que a recessão provocará até o fim do ano um retrocesso dos subnutridos ao nível que se registrou há 20 anos, ou seja, de 45 milhões entre 2004 e 2006, aos 53 milhões que se contaram no inicio da década de 90.

O informe intitulado Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e no Caribe 2009, afirmou que os avanços dos últimos 20 anos, praticamente desapareceram.

De acordo com a Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (CEPAL), citada pela FAO, a atual crise impediu que entre 10 e 11 milhões de pessoas abandonassem s listas da pobreza em 2008.

Igualmente mostrou que os cidadãos em situação de pobreza extrema aumentaram em três milhões na América Latina e no Caribe, fundamentalmente pela elevação do preço dos alimentos.

Tais condições atrasaram em quase duas décadas o progresso no combate à fome na região, apontou a FAO.

O brusco repique da fome causado pela crise econômica atingiu com maior força às pessoas mais pobres nos países em desenvolvimento.

Os números citados põe em evidencia a fragilidade do sistema alimentar mundial e a necessidade urgente de sua reforma.

Fonte: Prensa Latina.

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.