Além do Cidadão Kane

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Noam Chomsky: “A posição do Brasil tem sido admirável”

O lingüista e escritor norte-americano, Noam Chomsky, afirmou, que a posição do governo brasileiro frente à situação de Honduras “tem sido muito admirável”. “Ao acolher Zelaya, o país se colocou numa posição a favor da democracia, e é claro que aquilo que o Brasil faz é extremamente importante, pois é o principal país da América Latina”, ressaltou.

Chomsky condenou a postura do governo dos EUA, que apesar “de ter se juntado à OEA e a outras potências na crítica”, “fez isso de uma maneira fraca”. O escritor destaca ainda que os EUA se recusaram a classificar a situação de Honduras como golpe, “o que envolveria cortar ajuda”.

O escritor considerou que a proposta de reforma constitucional proposta pelo presidente Manuel Zela-ya foi utilizada como “pretexto” para o golpe. “Zelaya estava aumentando o salário mínimo, introduzindo programas que beneficiariam os pobres, e a pequena elite rica do país não gostou nada daquilo”, afirmou.

Segundo Chomsky, o retorno do presidente constitucional de Honduras à capital do país, provocou grande mudança na situação. “Os golpistas estão enfrentando uma pressão internacional” destacou.

“O que os golpistas estão tentando fazer é manter a situação até as eleições para tentar convencer o mundo de que a eleição é legítima e que isso deveria acabar com a questão”, afirmou o escritor. “Mas claro que ela não será legítima, não com um governo que foi ao poder por um golpe militar”, finalizou.
.
Original em Hora do Povo

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.