Além do Cidadão Kane

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Ante a epidemia de gripe suína

• Cuba adota medidas de máxima prioridade
As autoridades da saúde solicitam à população manter-se informada do curso da epidemia e cumprir, com rigor e disciplina, as orientações que sejam dadas...Não temos nenhum caso da doença...Os cubanos podem comemorar tranquilos o 1º de maio
José A. de la Osa

• AO terminar a Mesa-Redonda Especial sobre a gripe suína e as medidas que Cuba adota ante a epidemia, o apresentador Randy Alonso perguntou ao painel: A partir das decisões adotadas em alguns países de evitar concentrações coletivas, fechar escolas, há alguma decisão em nosso país a respeito disso, alguma prevenção sobre o tema?

Não, respondeu o vice-ministro de Higiene, Epidemiologia e Microbiologia do Ministério da Saúde Pública, dr. Luis Estruch. O fato de que não tenhamos nenhum caso até o momento, faz com que todos possamos desfilar este 1º de maio, pois, felizmente, o país está tranquilo, com estabilidade, e não há motivo que impeça os cubanos comemorem esta data dos trabalhadores, unindo todas as forças junto à Revolução!

Uma última pergunta, expressou Randy:

Ante esta situação epidêmica, qual o principal conselho aos cidadãos que estão escutando a Mesa-Redonda?

Disciplina, salientou o vice-ministro, escutar atentamente as orientações e cumprí-las ao pé da letra, pois às vezes nós dizemos, "ouviste"?, mas não dizemos "o que é que tenho que fazer eu, o administrador, o trabalhador, o cidadão, o pessoal da saúde?". E salientou: Cumprir as indicações, as normas sanitárias que existem, que tem a ver com nossos portos e aeroportos, com que os serviços de terapia funcionem, com a recolhida do lixo. Devemos estabilizá-lo tudo para que o país tenha união, capacidade de resposta e muita disciplina.

Ao explicar que a Organização Mundial da Saúde aumentara o nível de alerta que mede o risco de que se apresente uma pandemia de gripe suína, a cinco, de uma escala de seis, o dr. Estruch avaliou que estamos ante um problema muito sério em nível mundial, de consequências ainda imprevisíveis.

Este é um novo vírus que sofreu um "aceleramento" na sua transformação genêtica, e a humanidade está ante um problema grave: um novo vírus, uma nova doença que pode virar pandemia. Sem dúvida, a situação é preocupante.

Não creio que haja nenhum país, nenhuma autoridade sanitária, nenhum cidadão nque não esteja preocupado, pois se trata de problemas que não são fáceis evitá-los.

Ao se referir as medidas que nosso país adotara, disse que em Cuba estamos fortalecidos como nação pelo seu sistema social e pela decisão política de que a saúde é tarefa de primeira prioridade. A vida dum ser humano é mais importante que qualquer riqueza. E isso tem permitido que o país tenha essa fortaleza no desenvolvimento de seus sistema sanitário, na organização de seu povo, bem como uma estabilidade na saúde pública.

Pôs como exemplo que em Cuba há 11 doenças de transmissão eliminadas e cinco mais em fase de controle. Um país com um sistema de saúde desenvolvido, gratuito, acessível a todos os cidadãos e com um grande capital humano desenvolvido durante anos. •
Original em Granma

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.