Além do Cidadão Kane

sábado, 16 de maio de 2009

Mudar o vestibular para democratizar o ensino

A proposta do Ministério da Educação de substituir o vestibular pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), provoca debates. Setores conservadores, ligados às escolas particulares, não gostaram. Quem está preocupado com a melhoria e democratização do ensino vê a mudança com simpatia e quer aprofundar o debate. Pela proposta as universidades federais, e outras, passariam a selecionar seus alunos pelas notas no Enem. Reivindicação antiga “A extinção do vestibular é uma reivindicação antiga dos estudantes”, diz Lúcia Stumpf, presidente da UNE. Mas a mudança “precisa fazer parte de um pacote maior de medidas que radicalizem a democratização da universidade”. Para isso, propõe consultas públicas para debater e aprimorar a proposta do MEC.
“Lutamos pela implementação de uma universidade mais justa e democrática. É preciso tomar medidas de inclusão da população de baixa renda” e para isso, conclui, o governo precisa investir mais na educação.
.

Um comentário:

Ariel Gricio disse...

Saudações Camarada, encontrei seu blog por um acaso, o nome me chamou atenção e resolvi visitar.
Dei uma rapida lida em algumas de suas postagens, e acabei me deparando com uma relacionada ao novo enem.
Camarada, vejo um tanto quanto equivocado a posição da UNE em relação a vários fatos, dentre eles o NOVO ENEM.
Sendo assim gostaria de sugerir a leitura de um texto de minha autoria relativo ao assunto e que se encontra no link a seguir.

http://eusouamoska.blogspot.com/2009/07/novo-enem-velhos-problemas.html

Abraços, e grato pela atenção.

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.