Escrito por Bianka de Jesus
.
A importância das conquistas da Revolução cubana para os povos constituirá o tema central da quarta Convenção Estadual de Solidariedade com Cuba.
.

A presidente da Associação Cultural José Martí-Rio de Janeiro (ACJM-RJ), Zuleide Faria de Melo, referiu a Prensa Latina que este encontro constitui uma homenagem à Revolução cubana em suas 50 anos e permitirá reafirmar o apoio dos cariocas ao povo e governo cubanos.
.Destacou que Cuba ao longo destes últimos 50 anos tem oferecido aos povos do mundo uma grande solidariedade, que muito tem contribuído a melhorar seus níveis de saúde e educação, ao mesmo tempo que mostra a importância da ajuda e a amizade desinteressadas.
.
Exaltou que cerca de 30 mil profissionais cubanos da saúde prestam hoje seus serviços em cerca de 70 nações e outros milhares de professores e técnicos de todo tipo colaboram em dezenas de nações para erradicar o analfabetismo e elevar suas condições de vida.
.Por outro lado, exaltou Faria de Melo, Cuba resiste às inaceitáveis pressões e agressões do governo estadunidense, e avança com passos firmes na construção de uma sociedade onde todos, indistintamente, recebem por igual os benefícios sociais gerados por seu povo.
.A presidenta da ACJM-RJ destacou também que apesar das mentiras dos monopólios mediáticos e as tentativas por silenciar a verdade e os sucessos da Revolução cubana, não têm podido mostrar um só caso de tortura, desaparecimento político ou execução extrajudicial.
.Não há crianças cubanas sem escola ou dormindo nas ruas e nenhum doente sem tratamento, assegurou.
.Faria de Melo recordou que a ACJM-RJ surgiu em 1983, nos últimos anos da ditadura militar (1964-1985) no Brasil e seu principal objetivo naquela época era pressionar ao governo para o restabelecimento das relações diplomáticas com a ilha caribenha.
.Referiu que o ex presidente José Sarney (1985-1989), primeiro governo após o regime militar, restabeleceu esses vínculos com Cuba em 10 de junho de 1986, e então o trabalho do grupo solidário se concentrou nas brigadas de trabalho voluntário na ilha caribenha.
.Agora, disse, nosso trabalho fundamental é tentar a liberdade dos cinco cubanos lutadores contra o terrorismo, injustamente encarcerados há mais de 10 anos em cárceres norte-americanas e a denúncia do bloqueio econômico imposto por Washington a Cuba há quase meio século.
.Além disso o trabalho informativo e de divulgação da realidade cubana a fim de contrapor as campanhas midiáticas e as tentativas de meios de imprensa de ocultar os avanços da Revolução nestes 50 anos.
.A quarta Convenção Estadual de Solidariedade com Cuba do Rio de Janeiro se realizará no Campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro-Fórum de Ciência e Cultura.
.Durante dois dias, os participantes abordarão outros aspectos, bem como as iniciativas para incrementar o apoio à Ilha.
.Este encontro resulta preparatório da Convenção Nacional de Solidariedade com Cuba que se efetuará em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, da quarta-feira ao sábado desta semana.
.rc/ale/bj
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário