Além do Cidadão Kane

quarta-feira, 25 de março de 2009

PCdoB comemora 87 anos com atividades em vários estados

Há 87 anos, o dia 25 de março tem um sabor especial para aqueles que batalham por uma nova sociedade. A data marca a criação do Partido Comunista do Brasil em 1922, legenda mais antiga em atividade no país e cuja trajetória de luta ao lado do povo é reconhecida nas mais variadas frentes sociais e políticas, nacionais e internacionais. Por isso, comitês e parlamentares do partido espalhados por nosso território preparam atividades e homenagens que buscam manter vivo em cada dirigente, militante e filiado o espírito revolucionário que há tantos anos alimenta a luta pelo socialismo.

.
Renovado aos 87 anos, PCdoB é festejado pelo país
.
Para homenagear o partido, os pernambucanos lançaram a Jornada Vermelha. A programação, com duração de um mês, é composta por uma série de atividades que tiveram início dia 18 e se estendem até o dia 18 de abril. A intenção é mobilizar as bases comunistas nos municípios, casas legislativas e movimentos sociais para uma ampla discussão sobre os novos desafios socialistas e as alternativas para a crise do capitalismo.

Além de palestra e sessão já ocorridas, acontece nesta quarta-feira, na Câmara do Recife, ato solene com a presença de parlamentares do PCdoB. Uma confraternização será realizada no mesmo dia, no Clube das Pás, a partir das 19h. Entre os participantes está o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Na ocasião, será exibido o primeiro programa partidário dos comunistas em 2009, que vai ao ar em cadeia nacional de televisão na quinta-feira. Outras inserções de 30 segundos cada estão programadas para os dias 28 e 31 de março, e 2, 4, 6, 8 10 e 13 de abril no rádio e na televisão. Na quinta-feira, 2 de abril, na sede estadual do partido, será constituído o Fórum Estadual Permanente de Mulheres do PCdoB.

Dia 7 de abril, o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, e o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Luis Fernandes, discutirão no hotel Sete Colinas, em Olinda, os efeitos da crise econômica no Brasil, em especial nas administrações estaduais e municipais, e como os comunistas vêm lidando esta situação na gestão pública.

Entre os dias 14 e 16 de abril, o PCdoB-PE terá uma programação especialmente voltada para os jovens. No auditório da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) serão exibidos filmes seguidos de debate sobre a relação do cinema com a política e a história. Serão exibidos “O Encouraçado Potemkin”, seguido por debate com Manoel Rangel (Ancine) e Hugo Cortês (Fundaj); “Corações e Mentes”, com a opinião do cineasta Léo Falcão e Alanir Cardoso (presidente estadual do PCdoB); e “A Batalha de Argel”, analisada por Tarciana Portela (Ministério da Cultura) e a ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos.

Para encerrar as comemorações dos 87 anos do PCdoB em Pernambuco, os filiados à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) promovem a palestra “A crise do capitalismo, desemprego e reflexos políticos”, com o presidente nacional da entidade, Wagner Gomes.

Alegria e criatividade

De atos feitos a partir das tribunas legislativas a confraternizações, comunistas desde o Sul até o Nordeste usaram a criatividade para mostrar seu amor pelo partido. Em Florianópolis, a homenagem ao PCdoB tem início às 19h desta quarta-feira, em sessão ordinária da Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Ricardo Vieira.

Na capital paulista, também haverá sessão na casa do legislativo municipal. O ato, marcado para o dia 26 a partir das 19h, terá a presença do presidente nacional do partido, Renato Rabelo, além de dirigentes comunistas e de outras legendas.

No Rio Grande do Norte, as homenagens começam nesta quarta-feira, dia 25, a partir das 15h, no calçadão da rua João Pessoa, centro de Natal, com apresentação cultural de poetas, músicos e artistas. A programação segue no dia 26, quinta-feira, às 18h, com a realização de sessão solene na Câmara Municipal da capital potiguar. No mesmo dia, às 20h20, será exibido – em telão montado no pátio da CMN – o programa nacional de TV e rádio do PCdoB. A festa se estende até o domingo (29) quando, a partir das 11h30, será servida feijoada comemorativa no Espaço América.

Na capital maranhense, os festejos acontecem dia 27, a partir das 18h, no Grand São Luís Hotel. Durante o evento, o partido receberá 250 novos filiados. "Nada melhor do que chegar a mais um aniversário ampliando o partido, incorporando novos camaradas que se juntam a nós e à nossa história para fazer avançar a luta do povo", comenta o secretário de Organização do PCdoB-São Luis, José Haroldão.

Para receber os novos filiados e dar os parabéns ao partido, o ato terá a visita do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, da deputada federal por Minas Gerais, Jô Moraes e da ex-prefeita de Olinda por dois mandatos, Luciana Santos. "Será uma honra para nós recebermos esses camaradas num momento importante em que o partido se fortalece recebendo novas filiações e comemorando os seus 87 anos de luta em defesa do Brasil e do socialismo", destaca o deputado federal pelo Maranhão, Flávio Dino.

Em Goiás, os comunistas celebram o aniversário da sigla dias 25 e 26. No primeiro dia, às 10h, militantes e dirigentes agitarão a Praça Bandeirantes, centro de Goiânia, onde ocorrerá o lançamento da campanha de filiação “Venha você também para o PCdoB!”. Na quinta-feira, em virtude da exibição do programa nacional de rádio e televisão, haverá uma grande festa com a militância e amigos a partir das 19h na sede do partido (rua 229-A, 25, Praça Botafogo, Setor Universitário).

Já na Bahia, haverá sessão especial na Câmara de Salvador dia 27, sexta-feira, às 19h. De acordo com o presidente do PCdoB de Salvador, Geraldo Galindo, a expectativa é que o evento seja marcado pela amplitude que caracteriza o PCdoB. “Estamos convocando a militância para participar e convidar outras pessoas para o ato, que celebra o momento singular que o PCdoB está passando, com o aumento do quadro de prefeitos, vereadores e muitas outras lideranças”, afirmou Galindo.

Festa antecipada
.
No Rio Grande do Sul, o deputado estadual Raul Carrion lançou no começo desta semana, no plenarinho da Assembleia Legislativa gaúcha, uma revista comemorativa em que é relatada a história do PCdoB desde seu surgimento e fundação, passando pela ilegalidade, reorganização e pelo fortalecimento conquistado ao longo dos anos. “A história do partido não decorre do acaso; é fruto das inúmeras lutas do povo na construção de um modelo de sociedade mais justa, democrática e soberana”, lembrou Carrion.

Na mesma ocasião, o presidente estadual do PCdoB, Adalberto Frasson, afirmou que o partido “representa a corrente que desde a década de 20 do século passado tem a clareza de que a perspectiva socialista é a melhor para o país”.

Os cariocas também anteciparam as homenagens. Na noite desta segunda-feira, 23, militantes e amigos se reuniram no plenário da Câmara para sessão comemorativa. A cerimônia foi aberta pelo vereador do PCdoB, Roberto Monteiro, e contou com uma exposição do secretário nacional de Organização, Walter Sorrentino.

A presidente estadual do PCdoB, Ana Rocha, que presidiu a cerimônia, disse que “o PCdoB comemora os 87 anos atento aos desafios do momento e começa a importante tarefa de preparar o debate sobre o 12º Congresso”. Sorrentino, por sua vez, salientou que “a crise da globalização representa a falência das reformas neoliberais das últimas décadas”. Essa situação faz com que o partido comemore mais este aniversário “em meio a uma situação desafiadora, seja no plano nacional, seja no plano internacional”.

A atual secretária municipal de Cultura do Rio, Jandira Feghali, enfatizou a importância daqueles que fazem o PCdoB nas mais diversas frentes de atuação. “Nesses 87 anos, fazemos uma homenagem aos militantes, valorizando-os seja na luta institucional ou na luta social”. E completou: “nossa cor é vermelha, nosso símbolo é a foice e o martelo e a sigla é PCdoB. Essa é nossa marca na defesa do socialismo”. A comemoração também contou com a presença do vice-prefeito do Rio, Carlos Alberto Muniz, que falou sobre a nova gestão da prefeitura e chamou o PCdoB a contribuir para superar os desafios no governo municipal.

Mas, as comemorações no Rio de Janeiro não param por aí. No dia 28, o comitê municipal prepara uma grande festa no Tabuleiro da Baiana (Rua Carlos Peixoto, 140), em Botafogo, a partir das 15hs.

No Piauí, a festa teve início na véspera do aniversário. Ato político na sede piauiense, em Teresina, demonstrou o prestígio dos comunistas no estado, com a presença de dezenas de militantes, políticos de vários partidos, representantes de entidades, jornalistas, empresários e artistas. Entre eles, o vice-governador Wilson Martins (PSB), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Temístocles Filho (PMDB), o deputado estadual Fábio Novo (PT), o deputado federal Osmar Júnior (PCdoB) e o secretário de Segurança Robert Rios, também do PCdoB.

O deputado federal Osmar Júnior, que se classificou não como um dos mais antigos membros, mas como um dos primeiros a organizar o partido, cumprimentou a todos os militantes e aliados e lembrou os três pilares que sustentam a ação do partido e que unificam a luta do povo brasileiro: “a construção de um projeto nacional, a luta pela democracia e a justa distribuição das riquezas do país”.

Robert Rios, por sua vez, declarou todo o seu orgulho na defesa da bandeira comunista. “Tenho medo de acordar e não ter motivos para levantar. E é esse partido que me dá razões para levantar todos os dias. O PCdoB é moderno, é gigante e de muito brio”.

Para saber mais sobre a programação comemorativa dos 87 anos do PCdoB em seu estado, acompanhe os cadernos estaduais do Vermelho ou entre em contato com seu comitê estadual.
.

Original em Vermelho

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.