Além do Cidadão Kane

sexta-feira, 20 de março de 2009

Alarcón denunciou o manto de silêncio ao respaldo aos Cinco

Juan Diego Nusa Peñalver
.
O presidente do Parlamento cubano, Ricardo Alarcón, denunciou em Havana o silêncio por parte da grande imprensa norte-americana e internacional do enorme apoio mundial ao pedido à Suprema Corte dos EUA para reexaminarem o caso dos Cinco.
.
Durante uma homenagem oferecida pelos deputados por ocasião da jornada pelo Dia da Imprensa Cubana, Alarcón referiu-se aos antiterroristas cubanos Gerardo Hernandez, Ramón Labañino, Fernando Gonzáles, Antonio Guerrero e René González, que cumprem injustas e desmedidas condenações nos Estados Unidos há mais de 10 anos.
.
Relembrou que em 6 de março foram apresentados perante a máxima instância judicial um total de 12 documentos de amigos da Corte (amicus curiae brief), em apoio ao pedido da defesa dos Cinco em 30 de janeiro passado para que seja aceita a revisão desse caso.
.
O presidente do Parlamento manifestou que esta quantidade de amicus constitui um fato sem precedentes na jurisprudência estadunidense, já que significa o maior número de documentos dessa natureza apresentado ante os principais magistrados desse país.
.
Assinalou que estes textos incluem os assinados pelos 10 prêmios Nobel José Ramos Hota, presidente do Timor Leste, Adolfo Pérez Esquivel, Rigoberta Menchú, José Saramago, Wole Soyinka, Zhores Alferov, Nadine Gordimer, Günter Grass, Dario Fo e Mairead Maguire.
.
Igualmente, documentos similares são da autoria do Senado de México em plenário; da Assembleia Nacional do Panamá; Mary Robinon, ex-alta Comissária de Direitos Humanos das Nações Unidas ( 1997-2002), e outros.
.
A grande imprensa ocidental, e a estadunidense em especial, puseram baixo o tapete este apoio mundial, que no caso dos amicus cada assinante deve pagar à Corte Suprema $US2 mil para ser aceito.
.
Alarcón precisou que estes instrumentos devem ser apresentados por um advogado norte-americano, e todos renunciaram a cobrar seus honorários, também num fato sem precedentes neste país e igualmente silenciado pela poderosa mídia.
.
Lembrou que um dos Cinco, Gerardo Hernández Nordelo, é membro da União dos Jornalistas de Cuba, condenado arbitrariamente a duas prisões perpétuas mais 15 anos de prisão.
.
Ele, assinalou, merece um reconhecimento especial nesta jornada. (AIN)
.
Original em Granma

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.