Além do Cidadão Kane

sexta-feira, 13 de março de 2009

Governo de Obama multa empresas por vínculos com Havana

APESAR das múltiplas pressões para que sejam revisadas as práticas comerciais de bloqueio, mantidas há meio século contra Cuba, a agência norte-americana encarregada de acossar os fornecedores da Ilha acaba de penalizar com uma multa de US$20.950 à companhia Lactalis USA, filial estadunidense do gigante francês Lactalis.
.
O Escritório de Controle de Bens Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro impôs a sanção à empresa de queijos e produtos lácteos, por descumprir as regulamentações do bloqueio ao "fazer transferências financeiras eletrônicas nas que Cuba ou um cidadão cubano tinha interesse" entre fevereiro de 2004 e março de 2007, informou a imprensa de Miami.
.
Trata-se da primeira sanção imposta pelo Departamento do Tesouro a uma entidade por seus vínculos com a nação caribenha, desde que assumiu a Casa Branca o presidente Barack Obama, com o que ratifica a política de bloqueio à maior das Antilhas.
.
Em 16 de janeiro último a OFAC decretou "clarificações legais", que impuseram regras ainda mais rigorosas sobre as viagens a Cuba e que afetam desde então as empresas norte-americanas de voos charters e as agências de viagens, e de remessas.
.
As medidas anunciadas a quatro dias da toma de posse do atual mandatário norte-americano foram naquele momento interpretadas como resultado da resistência de funcionários "bushistas" recalcitrantes, inconformados com a chegada de uma nova administração.
.
A OFAC é apenas um elemento do enorme mecanismo de agressão desenvolvido contra Havana pelas sucessivas administrações norte-americanas. Graças a esta agência, o Departamento do Tesouro espia aos cidadãos norte-americanos e estrangeiros que ousem manter relações com Cuba. Há anos dedica anualmente milhões de dólares e grande parte de seu pessoal a espiar, detectar e punir indivíduos, empresas e organismos. (JGA)
.
Original em Granma

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.